Acho que eu poderia muito bem ter caído para trás nesse momento.
"O senhor... deseja ouvir alguma estória?" Perguntei incrédulo, tremendo dos pés a cabeça de nervoso enquanto pensava como eu deveria parecer tão estúpido agora. Minha vontade era de gritar aos quatro ventos O que você quer afinal?! Mas me segurei e retrai instintivamente os músculos do corpo, o que me fez parecer ainda menor e retraído.
Wo Dan sentou- se na mesa mais próxima, com um olhar dividido entre pena e diversão.
"Conhece a estória dos Cinco Abençoados?"
São quatro! Quem teve essa brilhante ideia de incluir a minha estória!?
"Sim, senhor." Respondi, enquanto pegava a pipa.
Wo Dan deslizou o dedo pela borda do copo, falando para si mesmo.
"O primeiro Abençoado recebeu a dádiva de um Asura, após vencê-lo em uma luta. É o artista marcial Zhou Xu, atualmente soube que ele estava em um encontro de pugilistas nas planícies centrais. Ele tem uma marca prateada no pescoço, sabe? É um tigre."
Não consegui esconder meu espanto. Ele estava contando a estória? E como sabia de tantos detalhes?
"Wu Xin foi o segundo caso de alguém que recebeu uma benção. Ele recebeu um cargo de terceiro escalão recentemente. Ele é jovem, mas parece que até superiores de outras comandas sempre o procuram para receber seus conselhos. Conheci-o uma vez, ele também tem uma marca, nas costas da mão. É um desenho perfeito de um pincel. "
"Em terceiro lugar está a esposa do general Chen Hao... ela tem uma flor de cerejeira na testa."
Permaneci em silêncio, ouvindo, na mesma posição em que estive a noite toda tocando. Minhas costas estavam suadas e meu coração batia acelerado, porém tentei manter uma postura firme e silenciosa. Por estas indicações que ele deu, já consegui imaginar onde ele queria chegar. Então precisava pensar em algo rápido para rebatê-lo.
"O quarto é aquele famoso ladrão, Long Baosheng... este ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente..."
Wo Dan levou o copo à boca, sorvendo o líquido com apreciação. Ele bebeu a noite toda, mas ainda conseguia desfrutar de mais álcool! Não exibi qualquer reação, como se estivesse apenas ouvindo e aguardando ordens. O juiz não pareceu surpreso com esta minha reação, contudo.
Ele se levantou, e andou devagar ao meu redor. Realmente, a melhor descrição possível era a de um tigre rodeando sua presa.
"O quinto abençoado... Dizem ser um contador de estórias, que contou uma anedota tão boa para um deus, que este o recompensou, com a capacidade de criar uma estória para as pessoas e torná-la realidade."
Pisquei os olhos algumas vezes, fingindo incredulidade.
"Mas esse último não é verídico. Os outros quatro podem ser vistos por todos, só este último que é uma estória fantasiosa. Eu nem sequer conto que existe um suposto quinto abençoado."
"E mesmo? Senhor Li An, ou melhor, Yan Qi, ou quem sabe ainda, Ju Wang, e mais algumas dezenas de nomes, o que levaria alguém a trocar de identidade tantas vezes?"
Gelei. Este homem estava realmente me rastreando esse tempo todo??
"Eu não sei, talvez esteja fugindo de alguém. Mas o senhor, com todo respeito, está me confundindo com outra pessoa. Meu nome é Li An mesmo, tenho um registro para provar..."
"É muito fácil obtê-los, inclusive, isso é algo que pode ser feito por qualquer um com um nível de conhecimento tão alto quanto o seu. Obviamente, seu grau de instrução não se restringe apenas a ler, calcular pesos e medidas ou escrever apenas seu nome."
"Meu avô era um estudioso. Tudo o que sei foi ensinado por ele." Justifiquei-me e essa parte era verdade, não estava mentindo. Wo Dan retirou um pergaminho de seu bolso interno e o desenrolou. Pasmem, era um retrato falado meu!
"Diga-me, apesar de tantos nomes diferentes, a descrição dada pelas testemunhas coincidem, de modo que pudemos fazer este retrato. Vocês dois são bem parecidos, não?"
Dei de ombros, olhando atentamente a pintura. "Tenho feições comuns. Deve haver milhares de camponeses com esta mesma aparência."
Wo Dan gargalhou. "De fato, seu rosto é bem comum. Não há nada em você que o faça se destacar na multidão."
"..........." Não precisa humilhar...
"Tire a faixa de seu pulso." De repente ele mandou.
Tirei sem hesitação, embora demorei um pouco para fazer isso. Minhas suspeitas sobre esta pessoa eram muito fortes, então depois do banho usei um pote de maquiagem que eu tinha e simulei uma cicatriz feia de queimadura. Essa era uma maquiagem de boa qualidade que eu comprei justamente para esconder isso em caso de necessidade.
Wo Dan bufou quando mostrei a cicatriz. "Você é mais minucioso do que eu pensava. Quem diria que seria capaz de ir tão longe para se ocultar?" Ele então levantou-se e de repente agarrou o meu pulso, esfregando-o com a própria manga da blusa.
Eu: "......." Só pode ter sido aquela serva de antes! Ela deve ter sido enviada para me espionar também!
"Estou curioso... Por que você é o único que tem três marcas?"
Engoli seco, sem saber o que dizer. Ninguém nunca havia me descoberto antes! No meu pulso, havia além do hexagrama de I-Ching que Dizang tirou para mim, mais duas marcas dispostas si seu lado. Uma delas era um pêssego, e a segunda era o caractere radical de arroz. As três eram bem pequenas e ficavam na parte interna do pulso, como as três estrelas Fu Lu Shou [1].
"Vejamos, você tem vários nomes, sua descrição bate com a do retrato, você tem um talento inato para criar estórias e três marcas prateadas no pulso... vai continuar a negar sua identidade?" Wo Dan puxou-me pelo pulso para tão perto que eu podia sentir sua respiração próxima ao meu rosto.
Olhando aqueles olhos castanhos tão próximos podia sentir todo o seu vigor e energia agressiva.
"São apenas tatuagens de boa sorte. Eu nem sabia que os Abençoados tinham marcas! Isso não passa de uma coincidência!" Acabei murmurando atordoado, dessa vez não consegui esconder os sinais de fraqueza nas pernas que meu corpo demonstrava.
"Então é assim? Quanto você quer para criar uma estória?"
"M-meu senhor, confesso que foi uma honra tocar para você...então não precisa nem me pagar nada, só me deixe ir... amanhã cedo..." Comecei a gemer impotente. Não quero dinheiro, não quero nada! Apenas me deixe ir embora!
O juiz Wo suspirou com enfado.
"Nesse caso... você também não me tem serventia alguma." Ele me soltou. Pensei que finalmente tivesse o convencido, pois ele voltou para a mesa que estava e bebeu um gole de vinho. Cabisbaixo, voltei a guardar a pipa, mentalmente exausto, quando ouvi-o chamar Huo Mao.
"Você sabe o que fazer."
Meu mau pressentimento se confirmou e assim que vi Huo Mao vir em minha direção, acabei fugindo imediatamente, usando qinggong. Era agora ou nunca! Tinha que fugir só com a roupa do corpo e a pipa. Infelizmente Huo Mao também era um perito em artes marciais e ele veio ao meu encalço. Mesmo que meu corpo fosse muito adequado para correr e meus passos leves, não só Huo Mao, como outros guardas vieram atrás de mim.
Perdi velocidade, desviando de tantos inimigos e fui pego antes de chegar até o muro e amarrado.
"Eu não fiz nada! Porque estão fazendo isso comigo?" Choraminguei, debatendo-me como um peixe fora de água.
"Por que você só não diz a verdade?" Yang Ming disse em voz baixa. Ele parecia nutrir um pouco de pena de mim nessa situação.
Fui arrastado de volta enquanto gritava impropérios, a esta altura nem me importava em xingar o Juiz Wo de tirano, louco e bastardo...
Wo Dan estava quase da mesma forma que eu o deixei, com as pernas cruzadas, bebendo tranquilamente.
"Esse vinho é excelente. Huo Mao, lembre-me depois de comprar mais dele." Ele disse sem emoção, enquanto eu fui colocado ao seus pés. Huo Mao entregou-lhe a minha pipa confiscada durante a fuga.
Wo Dan a avaliou por um momento, experimentando as cordas.
"Não se atreva a danificá-la!" Gritei com raiva.
"Oh, você não é tão submisso quanto parece, até qinggong você consegue usar quando está encurralado." Ele a colocou de lado, curiosamente com cuidado. "Pode executá-lo."
Minha cabeça foi pressionada contra o chão, para expor meu pescoço. Tudo o que eu conseguia pensar era que eu iria morrer de um forma tão estúpida!
Mas se eu confessasse quem eu era, o que um homem desses não seria capaz de pedir? Ele iria me usar pelo resto da vida! O que eu faço?? O que eu faço??? Eu estou sem a pipa agora, não tenho como recriar este desfecho...
"ESTÁ BEM! ESTÁ BEM!! Eu sou o Quinto Abençoado! Eu recrio estória que você quiser!"
Eu confessei tarde demais... Huo Mao já havia descido a sua espada contra mim.
Você deve estar se perguntando: E a benção da velhice longa e feliz? Bem, em primeiro lugar, eu deveria chegar à velhice primeiro, né. Que ironia, Dizang esqueceu desse detalhe afinal. Afinal, quem pensaria que um contador de estórias levaria uma vida tão perigosa assim?
Engoli o choro e me resignei. Esse foi o fim da curta vida de contador de estórias cuja bênção de um deus estava mais para uma maldição...
Notas:
[1] Fu (福), Lu (禄) e Shou (寿) são os nomes de três das estrelas mais importantes da astronomia tradicional chinesa, e que, pela sua importância, também são deuses da mitologia chinesa e do taoísmo religioso. Tratam-se, respectivamente, do planeta Júpiter (Fú - significando boa fortuna, boa sorte), a estrela Mizar da constelação Ursa Maior (Lù - significando prosperidade) e a estrela Sirius da constelação Cão Maior (Shòu - significando longevidade).
Ai, ai, ai... como esse Wo Dan é malvado. Mas vou passar pano para ele depois 😅.
Du Fushi se fazendo de desentendido 😅 ... não colou muito não.
Os símbolos marcados nas pessoas abençoadas: