As coisas estavam indo bem suavemente para os irmãos. Enquanto um era o Seeker mais jovem, e um segredo até a primeira partida, o outro era excelente em Poções, e estava se tornando um dos favoritos de Snape, para o espanto de todos nesta escola, incluindo a equipe e o próprio Dumbledore, não que eles mostrassem seu espanto a alguém.
Mas o bom andamento da vida não era o caminho dos irmãos.
A manhã foi... desastrosa. Rony estava com ciúmes porque Hermione fez o feitiço de levitação perfeitamente e então ele começou a falar mal dela. Ela o ouviu e saiu pisando duro, quase derrubando Rony por trás. Percy estava furioso. Ele pediu para Rony se desculpar, mas ele não ouviu uma palavra daquele 'Jackson irritante'.
Percy recebeu a notícia de que Hermione estava no banheiro feminino o dia todo chorando e então ele não apareceu durante o jantar, em vez disso foi para o caminho dela. Foi quando Quirell entrou correndo, informando a todos sobre o troll na masmorra e então desmaiou prontamente para uma medida extra, assustando os alunos. Dumbledore disse a eles para serem levados para as salas comunais enquanto a equipe cuidaria do troll. Harry e Ron foram correndo para o banheiro, pois Hermione e Percy estavam lá e eles não sabiam sobre o troll.
"Ele é um tolo imaturo e você sabe disso." Percy disse à garota soluçante. Hermione riu fracamente, sentando-se contra a parede. Percy estava sentado ao lado dela.
"Você é um bom amigo, Percy." Ela disse.
"Sério? Uma certa ruiva me acha muito irritante." Percy zombou.
"Não me entenda mal. Você fica irritante às vezes." Ela riu.
"Mulher, você me feriu", ele disse, sem expressão.
Ambos compartilharam uma risada. E foi então que a porta se abriu. Ambas as cabeças se ergueram para olhar para cima e ver um troll da montanha adulto com uma clava, rosnando para eles.
"É um troll." Hermione engoliu em seco.
O troll grunhiu em resposta enquanto erguia seu porrete acima de sua cabeça. Hermione gritou e ambos os alunos mergulharam em direções opostas, quase errando o golpe. O troll parecia mais focado nela enquanto quebrava as baias e as pias para acertá-la. Percy conseguiu se levantar. Infelizmente para ele, mergulhar para ele significava bater sua cabeça com força na parede. Isso o deixou tonto enquanto Hermione escapava do porrete que estava atacando.
Agora que ele podia ver claramente, ele pegou pedaços dos destroços e atirou nele, distraindo-o dela. Ron e Harry escolheram esse momento para entrar e registrar o troll furioso na frente deles.
"Merlin..." Ron parou de falar.
"Ajude-nos!" Hermione gritou debaixo da pia.
Harry atacou o troll, ao que Percy só conseguiu gritar seu nome. A conclusão foi que Harry estava pendurado de cabeça para baixo no aperto do troll. E o troll estava mirando o porrete em sua cabeça. Ron e brandiram suas varinhas ao mesmo tempo.
"Faça alguma coisa!" Harry gritou.
"Bata e sacuda." Hermione lembrou Ron.
Três coisas aconteceram depois disso.
Ron gritou 'Wingardium leviOsa' para o porrete acima do troll, deixando-o suspenso no senhor. Harry enfiou sua varinha no nariz do troll em sua confusão. Percy gritou 'Petrificius Totalus' para a forma de troll atrás dele. Imobilizado agora, o troll largou Harry a seus pés e despencou para baixo.
"Saiam do caminho!" Percy gritou. Harry rolou para fora do caminho bem a tempo. Por um momento, todos ficaram em silêncio enquanto recuperavam o fôlego e observavam Harry recuperar sua varinha.
Então a equipe entrou correndo, observando a cena diante deles.
"Oh, meu Deus." Quirell murmurou, estremecendo.
"Como é que quatro alunos do primeiro ano conseguiram derrotar um troll da montanha adulto?", perguntou Mcgonnagle.
"Pura sorte, Professor." Percy murmurou, sua varinha ainda apontada para o troll, meio que pensando que ele atacaria novamente.
"Acho que a questão principal é por que eles estão aqui em primeiro lugar, apesar das instruções para voltarem para suas casas?" Snape perguntou, com os olhos em Percy.
"Fui eu. Li sobre eles e pensei que eu mesma conseguiria lidar com isso. Mas Harry, Ron e Percy vieram me salvar." Hermione mentiu rapidamente. Percy vacilou quando levantou a cabeça para olhar para Hermione. Por que ela estava mentindo por eles?
"Isso foi muito imprudente da sua parte, Srta. Granger. Cinco pontos a menos para a Grifinória", disse Mcgonnagle e então olhou para os três garotos. "Quanto a vocês três, cinco pontos para cada um."
Hermione sorriu para si mesma. Mesmo que ela tivesse mentido, aqueles três salvaram sua vida do troll. E Ron finalmente aprendeu o feitiço. Isso foi um bônus.
"Talvez um check-up com Madame Pomfrey fosse bom", disse Dumbledore.
Percy suspirou aliviado quando finalmente abaixou sua varinha. Por um momento, quando Harry estava nas garras do troll, Percy não conseguiu respirar. Ele estava se culpando mentalmente por congelar daquele jeito. Foi só quando Harry gritou para eles fazerem alguma coisa que Percy lançou o feitiço.
"Percy está sangrando", Ron disse finalmente.
Os próximos quinze minutos foram gastos enquanto a medibruxa se preocupava com Percy por ser tão descuidado e bater a cabeça. Quando ele foi solto pela manhã, ele agora tinha uma cicatriz na ponta da sobrancelha, dando a ele o olhar rebelde.
Foi depois desse pequeno fiasco que Hermione foi agora completamente incluída no grupo. Ron ainda agia um pouco cauteloso com Percy, mas o ressentimento não era mostrado na superfície.