O mundo de Thystium e a minha escrita.

55 4 3
                                    

No Mundo de Thystium, a magia representa vida e os heróis são aqueles que lutam para continuar existindo em um ambiente que drena suas forças vitais e os obriga a dependerem cada vez mais de tecnologias e cada vez menos de suas habilidades.

Se aventurar significa enfrentar riscos maiores do que enfrentar a morte nas garras de um monstro. Muitas vezes, o pior monstro é a fome mágica que destrói por dentro, minando as forças de qualquer um que ouse utilizar os dons com os quais nasceu. A verdadeira recompensa é continuar vivo e manter a magia brilhando em si.

Os heróis podem se juntar aos exércitos dos Lordes em sua campanha através do continente coletando recursos, defender seu vilarejo natal contra inimigos, viajar o mundo buscando relíquias mágicas de tempos passados, ser um guerreiro elfo de pele negra guiando seu povo ao encontro dos deuses, um bárbaro de Kosso vagando em busca de suas estrelas, podem se juntar aos bravos caravaneiros e cruzar o mundo colecionando histórias... As opções são muitas e os riscos ainda maiores.

O continente de Thystium se estende por mais de seis mil quilômetros e é cercado por um oceano ainda maior. Em suas terras, climas variados e diferentes biomas coexistem em uma harmonia que só pode ser explicada por magia. Florestas, montanhas, planícies, rios e lagos são paisagens recorrentes por toda parte, embelezando o mundo com cores, sons e formas.

As mais diversas raças podem ser encontradas pelas terras inóspitas e selvagens. Existem agrupamentos humanos, elfos de pele escura, elfos de pele dourada, anões, centauros, metamorfos e muito mais.

Thystium é um mundo de vilarejos. Pela dificuldade de sustentação imposta pela crise mágica, as pessoas tendem a não se reunir em grandes grupos, matando assim a ideia de cidades ou reinos. Existem centenas de vilarejos espalhados por Thystium e cada um sobrevive como pode às intempéries impostas pelo próprio mundo. Os maiores aglomerados de pessoas e criaturas inteligentes que pode se encontrar são: a Fortaleza dos Lordes, a Cidadela do Dragão, Gamilsin, Pandianii e Zyro.

--

Thystium surgiu na minha cabeça faz alguns anos. Jogar RPG por tanto tempo acaba fazendo isso contigo, cria uma necessidade de criar mundos cada vez maiores e complexos. Mundos que transcendam as aventuras de uma mesa de jogo.

Lembro de uma frase do meu irmão que me inspirou a levar o projeto adiante: Será que essas histórias são tão legais para os outros quanto são para gente que joga contigo?

Meu primeiro conto de relativo sucesso foi Anjo Caçador, apesar de escrever desde 2004, foi em 2011 que comecei a divulgar de maneira mais séria as coisas que produzia. Antes da história da Andiah (que era uma NPC em uma campanha de RPG envolvendo anjos) eu escrevi uma série de livros de RPG gratuitos para o sistema Daemon sobre temas que eu curtia bastante. Nesse período conheci muita gente legal, entre elas, o Antônio Shaftiel, que assina o prefácio da primeira edição de Thystium (primeira? É, vou chegar lá).

Escrever e contar histórias sempre fez parte da minha natureza. E quem me acompanha de perto, sabe o quanto algumas pessoas tiveram influência DIRETA nisso. Como meu irmão, por exemplo. Lá por 99 criamos um mundo inteiro de fantasia com quatro raças e uma língua própria que falávamos entre a gente. Inclusive ensinamos aos nossos amigos. Era divertido e pretendo voltar nesse mundo no futuro.

Com o tempo, o senso crítico aumenta. As habilidades, quando bem trabalhadas e polidas, também. O ano de 2017 foi intenso em muitos sentidos, mas pouco produtivo para a minha escrita. Produzi pouco, mas estudei bastante. Conheci gente nova, fiz cursos, ouvi feedbacks... Alguns dolorosos.

Por isso resolvi reescrever o livro Quando a Magia esgota e seu primo Espada e Dever (já terminei de escrever ambos). O mundo cresceu muito em escala e qualidade, sobretudo devido às dezenas de sessões de RPG e ao feedback interminável daqueles que acompanham meus trabalhos.

Sobre o cenário, o que já tenho escrito é: Quando a magia esgota, Espada e Dever, Gnomago (ainda não publicado, uma história sobre o maior mago de Thystium - e também o de menor estatura) e uma novela sobre Elfos e artefatos mágicos (que talvez esteja no Wattpad em breve). Além, é claro, do Guia sobre o mundo. Material que utilizei para narrar aventuras no cenário.

É isso, só queria compartilhar com vocês o que ando aprontando.

Mesa do Pet - Um blog maroto sobre marotagens.حيث تعيش القصص. اكتشف الآن