29 - Armadura

1 1 0
                                    

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da , com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
Efésios 6:11-20
__________________________________

      Tem um trecho de uma música que eu acho particularmente lindo e que diz: "só o amor é a saída, limpa, constrói, concebe e procria; somente o amor cura a ferida, que alguma vez nos causou tanta dor", e isso... nossa... isso é muito verdade!
     O capítulo de Efésios 6 nos aponta claramente algumas das armas que um cristão deve ter, e a armadura de um servo de Deus é constituída de material forte, não aço ou ferro como estamos acostumados a ver, mas um material que só provém de Deus e é mais resistente do que tudo o que o ser humano poderia pensar em criar, porque ela é dada por Deus, e é dada de graça àqueles que decidem O servir!
    É dever do cristão estar revestido de verdade e justiça, ainda que possamos perder alguma coisa por falar a verdade, mais vale agradar a Deus do que a homens e Ele não nos deixará confundidos e nem envergonhados. A verdade e a justiça precisam fazer parte do caráter cristão pois é impossível alguém dizer servir ao exército do Deus vivo e rejeitar as ordens do comandante de guerra. Através da verdade muito mal cai na nossa frente, muitas pedras são retiradas, as brechas que o inimigo poderia, porventura, usar para se infiltrar na nossa casa, apenas através da nossa escolha de sinceridade e verdade, já são fechadas e atadas com ligaduras fortes dificílimas de serem abertas.
Em um casamento cristão (e não só em um casamento, mas em um modelo de vida), os nossos lombos precisam estar cingidos de verdade e a couraça do justiça precisa estar sobre nós também.
     Através do escudo da fé que o Senhor nos deu podemos apagar os dardos inflamados que o inimigo nos lança, pois ele vai tentar nos convencer de que a promessa não existe, afinal, não a podemos enxergar concretamente, mas glorificado seja o nome do Senhor que já nos ensinou que a fé é firme certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que ainda não se podem ver (Hebreus 11), e é nessa esperança que devemos nos firmar. Ora... esperança que se vê não é esperança (Romanos 8:24).
A Palavra do Senhor é o nosso escudo, e a certeza de que ela é verdadeira nos basta. Se Ele falou, vai acontecer, e se nos firmarmos nisso, as flechas que contra nós são lançadas não nos atingem pois nós conhecemos aquele que nos fez a promessa e sabemos que Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa (Números 23:19). Se Ele prometeu, podem se passar anos, décadas, mas o que Ele disse se cumprirá, a alegria novamente chegará, a promessa será cumprida e o testemunho contado, se tão somente tivermos paciência para esperar no tempo perfeito Dele!
     Saiba, querido irmão e querida irmã, que o inimigo vai tentar abalar as suas estruturas. Ele vai vir com frases de desesperança te lembrando, talvez, do seu passado, daquilo que você fez, mas como em Efésios 6, calce os pés no evangelho da paz, conheça a Palavra e o que ela diz, e então saberás que tudo se fez novo quando Jesus bateu na sua porta e você a abriu. Quando deixou Ele entrar, a reforma na sua casa começou, Ele pintou as paredes, trocou os móveis e colocou uma nova luz para brilhar. Antes você era guiado pela voz enganosa daquele que só quer o seu mal, agora você é guiado pela voz que criou o Universo. Acredite: ela é confiável!
     De todas as promessas que o Senhor fez para a casa de Israel, nenhuma delas caiu por terra, TODAS se cumpriram, nenhuma delas falhou! (Josué 21:45) De Gênesis a Apocalipse o Senhor dos exércitos nunca perdeu uma batalha, o que poderia te levar a pensar que a sua Ele irá perder? Jamais! O inimigo mais temível de todos, aquele que nunca antes alguém conseguiu vencer, Ele venceu! Ele venceu a própria morte e, deixe-me te lembrar: Ele está no seu time de batalha!
     O inimigo se usará de pessoas para dizer que não vai dar certo, que não vai conseguir, que é loucura sonhar com isso no mundo em que a gente vive hoje, talvez até diga que é uma ideia ultrapassada, mas não desista da missão que o Senhor te entregou na face dessa terra. Ele tem propósito nisso contigo!
     Muitos fraquejam e desistem quando começam a ouvir a terra, começam a olhar para o vento e ver que ele é contrário, mas se Jesus está contigo não importa se ele vai acalmar a tempestade ou te chamar para andar em cima dela, não importa se vai abrir o mar ou se irá te convidar para andar sobre as águas, o que importa é que Ele está contigo e a cada instante te lembra: "o seu lar não é aqui, tem uma pátria maior te esperando", então, meu querido irmão e irmã, não queira dar ouvidos à terra se nem da terra você é! Essa convicção é o capacete da salvação! 
     Ore, ore sem cessar. Enquanto você ora, Deus faz milagres. Enquanto você ora, Deus muda os corações. Enquanto você ora, Deus entra na casa. Enquanto você ora, Deus quebra as fortalezas do inimigo. Não desista de orar por aquilo que o Senhor colocou no seu coração, não desista de interceder por aquele que o Senhor te chamou para interceder. Você pode não estar vendo nada acontecer, mas no íntimo o Senhor está mudando os alicerces, o Senhor está transformando o "intransformável" e mudando o imutável. Não se esqueça que a primeira obra que Jesus escolheu deixar escrita no Seu ministério foi a transformação da água em vinho: uma transformação química impossível de ser realizada por mãos humanas.
     Vigie, guarde o seu coração e mente. O inimigo é mais antigo e mais esperto do que você. Ele conhece os teus pontos fracos e sabe muito bem qual é o pilar da sua casa que pode ser destruído mais facilmente. Não se esqueça que se uma só coluna cair, todas as outras vão se desestabilizar, então não confie em si mesmo. Não confie no seu próprio corpo. Nunca diga si mesmo: "eu vou conseguir fazer isso sem pecar" porque você não vai, a sua carne é fraca e força que você sente dentro de si vem exclusivamente e inteiramente de Deus.
     Nas orações o Senhor vai te mostrar quais são as estruturas mais fracas da sua casa, você pode e deve perguntar isso a Ele, e quando Ele te revelar, não as despreze, trabalhe nelas, mas trabalhe com sabedoria. Não se esqueça que essas estruturas são diferentes na vida de cada um, então jamais julgue alguém. Se o Senhor te pedir para fazer algo, ou parar de fazer algo, e não pedir ao seu irmão, por favor, não brigue com Deus, Ele está sendo pai e cuidando de você para que você possa herdar o reino dos céus. Se ele te direcionou a parar de fazer algo, mas não a seu irmão, é porque Ele sabe que este pilar na sua vida é mais fraco e você não terá estrutura para resistir, seu irmao terá, porque o pilar mais fraco dele é outro e ele tem estrutura para aguentar algo que você não aguenta.
     Na vida conjugal os dois se tornam uma só carne, então, se você sabe que em determinada área o teu esposo ou tua esposa (ou futuro esposo e esposa) é propenso(a) a pecar, tire da sua vida mesmo que este não seja um pilar fraco na sua vida. Isso faz parte da renúncia de um casamento e a Bíblia diz que você peca se leva o outro a pecar, então tome cuidado com isso.
     Todas essas são armas importantíssimas: a renúncia, o companheirismo, a fé, a verdade, a justiça, a esperança... todas elas não podem e jamais devem ser negligenciadas por aqueles que servem a Deus, mas há uma arma que não foi descrita claramente neste capítulo de Efésios 6, porém está nas entrelinhas de toda a escritura e é a arma por meio da qual Cristo salvou o mundo: o amor!
     Sem o amor, todas as outras armaduras são vãs.  Não adianta ter fé sem o amor. Não adianta se vestir em santidade sem o amor. Não adianta ter o dom de profecias e falar a língua dos anjos, se em você não estiver o amor. Não adianta perdoar se o perdão não for dado em amor. Não adianta crer em Deus e não amar ao teu irmão. Foi por amor que Cristo, a esperança da humanidade, morreu crucificado naquela cruz, e foi por amor que Ele arriscou tudo o que tinha só para não correr o risco de te perder.
      Judas, na noite da traição, chega com um exército inimigo no Getsêmani e você sabe como é que ele aponta para os soldados quem era Jesus? Com um beijo no rosto! (Marcos 14:44). Sabe por que? Porque Judas sabia que o seu Mestre só sabia amar! Ele veio para a terra e o maior exemplo que nos deixou foi o amor!
Jesus amou aqueles que nós jamais amaríamos e se sentou para comer na casa daqueles que nós jamais entraríamos. Salvou pecadores miseráveis como nós quando os religiosos diziam: "matem-nos", e, quando questionado, respondeu: "não os sãos que precisam de médicos, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento." (Lucas 5:31-32)
     Jesus lavou os pés dos seus discípulos e com isso nos ensinou: "se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz." (João 13:14,15). Jesus suspirava amor e este é o maior mandamento que Ele nos deixou (Mateus 22:37-40).
     O amor destrói armadilhas a tempos arquitetadas. Naquela noite, no Getsêmani, os soldados foram com armas e escudos, preparados para uma reação de revolta e violência c mas se depararam com gestos de amor. Quando Pedro corta a orelha de um soldado em defesa de Jesus, ele é fortemente repreendido e Jesus cura aquele que estava ali para levá-lo preso até a morte. Este ato de amor desestabilizou os soldados, porque nunca ninguém estará preparado para afrontar e receber amor em troca, e quando isso acontece as cadeias são rompidas e armadilhas quebradas.
     Quando te atingirem, por mais difícil que seja, de a outra face, faça como Jesus te ensinou. Aja com os outros da mesma forma como Ele agiu com você quando tudo o que você merecia era a condenação eterna. Antes de fazer qualquer coisa, tomar qualquer decisão, responder a qualquer pessoa, faça-se uma pergunta: "o Jesus faria no meu lugar?". Se Ele for o teu exemplo, não tem como errar.

***

"Não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus."
1 Coríntios 10:32

"Concluindo, se o alimento que eu como induz meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne a fim de que não seja eu a causa do pecado dele"
1 Coríntios 8:13

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Mateus 22:37-40

"Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros."
João 13:34

"Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica. Dê a todo aquele que pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. 'Que mérito vocês terão se amarem aos que os amam? Até os pecadores amam aos que os amam. E que mérito terão se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os pecadores agem assim. E que mérito terão se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso."
Lucas 6:29-36

"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados."
Lucas 6:37

"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão."
Mateus 24:35

__________________________________
São Paulo, dia 22 de dezembro de 2023
__________________________________

Com toda santidade Onde histórias criam vida. Descubra agora