Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente." Gálatas 5:1 NTLH
"Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem." Gálatas 5:16, 17 NTLH
Outro dia li em uma revista uma matéria que falava que quanto mais fazemos algo, mais aquilo ganha espaço em nosso cérebro. Em outras palavras, é uma questão de hábito. As coisas que mais praticamos ganham mais espaço em nossa mente e acaba por ocupar nossos pensamentos. Claro que, com os vícios não é tão simples assim. Um vício é algo complexo, que ocupa quase que a totalidade da nossa mente e de nossas ações. Assim como diz no versículo 1 de Gálatas 5, nos tornamos escravos! Quando possuímos um vício, perdemos o controle, antes somos controlados por ele e perdemos a autonomia mental. Isso é triste! É por isso que é uma dificuldade enorme se livrar de um vício, e este aos poucos destrói a vida do indivíduo. O texto bíblico mostra claramente que há uma batalha entre os desejos carnais e os desejos do Espírito Santo e nessa batalha muitas vezes o Espírito não vence porque os desejos estão bem alimentados. O cristão que possui algum tipo de vício deve ter atitude é principalmente força de vontade, por mais difícil que seja, para conseguir mudar seus hábitos, sua rotina e não dar lugar aos desejos. O vício começa na mente e é ela que deve ser mudada, substituindo velhos hábitos por novos hábitos que sejam saudáveis. É importante orar pedindo forças a Deus e uma transformação mental. É preciso ocupar os pensamentos com outras coisas e buscar ajuda! Se libertar de um vício não é nada fácil, ainda mais se a luta for enfrentada só. Mesmo que não seja fácil, é perfeitamente possível. Busque forças em Deus e auxílio com alguém e seja liberto!
#Procure saber em quais circunstâncias seu vício mais aparece. Pode ser em uma certa hora do dia, em um certo dia, após realizar alguma atividade, ao estar só ou sem nada pra fazer. Com isso, ficará mais fácil mudar a rotina e os hábitos, minimizando os desejos.
#Vícios como o da pornografia são mais resistentes se você não buscar ajuda! Não guarde isso pra si, procure algum líder da juventude da igreja ou um amigo cristão com mais maturidade espiritual, desabafe com ele e peça ajuda.
#Procure não alimentar os pensamentos, eles te levarão a prática vício. Ocupe a mente!
#Mude os hábitos!
#Leia a Bíblia e memorize versículos que te ajudarão nos momentos de tentação.
#Ore muito.
#Continuem pedindo temas
#Mande seu pedido de oração e precisando de ajuda, estou aqui pra atender!
Graça e paz!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jovens Cristãos: Um Manual De Sobrevivência
SpiritualEste livro é como uma compilação de conselhos, todos voltados para ajudar os jovens cristãos a vencer os desafios diários de suas vidas. De jovem para jovens, falando sobre qualquer assunto, o intuito maior é edificar e dar paz e direção a muitos co...