Capítulo 2

15 2 1
                                    

Hospital Psiquiátrico de São Miguel (HPSM), fundado em 1927, localizado na saída Oeste da cidade, era preciso subir uma pequena colina para chegar ao portão e dar de cara com a impressionante construção. Construído no inicio do século XIX para ser moradia de uma das mais ricas famílias da região, teve seu proposito alterado pelo segundo dono, que para tratar de sua filha transformou toda a propriedade no que é hoje.

Os pacientes sofriam dos mais variados distúrbios psicológicos, transtorno bipolar, TOC, esquizofrenia, entre tantos outros, alguns casos eram tão graves que eles não podiam sair de seus quartos, outros eram assunto de policia e ficavam em um prédio a parte.

Não foi o seu caso. Pode ficar com os pacientes "normais", remédios controlados, sessões de terapia em grupo, longas conversas com a Dra. Almeida e poderia sair em 2 anos. Ai pediu para ficar.

Mas agora, depois de tanto tempo, decidiu enfim voltar ao mundo. Viver. Precisava disso. Precisava, de algum modo, voltar ao mundo que o abandonara e que por ele foi abandonado. Não nada lá fora para ele, ninguém o esperando, apenas o inverno e o tempo ruim que estavam chegando em menos de uma semana.

Dra. Almeida pousou a mão sobre seu ombro o tirando de seu devaneio.

- Chamei um taxi para você, te levará ao hotel que alugamos, você começa na segunda-feira no emprego. Não deve nada ao hospital, faz parte do nosso programa de reinserção. – completou ela antes que ele pudesse dizer algo, ele sempre achava que tudo que as pessoas faziam por ele precisava ser pago de alguma forma, não apenas gratidão, seja fosse com dinheiro ou serviços futuros. – você também paga imposto. – falou entre um sorriso.

Ele gostava dela. Era uma boa pessoa, sempre dava atenção a todos de forma igual, era amigável com todos os pacientes e por vezes trabalhava fora de seu turno apenas para fazer a Sra. Valasquez se alimentar.

- certo.

- não vai levar seus manuscritos?

- só um. Pode ficar com os outros.

Eram 15h30min quando o taxi chegou. Enquanto desciam a colina ele percebeu o quanto sentiria falta do Sr. Pelos.

Os Contos de São Miguel - volume 1 KarmaOnde histórias criam vida. Descubra agora