A história que passo a relatar realmente ocorreu com a minha família e até hoje ao me lembrar dela, sinto um calafrio na espinha.Há muitos anos atrás eu e a minha mulher compramos a nossa primeira casa. Apesar de antiga ( construída na década de 50 ), estávamos felizes com a nossa conquista. Assim que nós mudamos, por quase todas as noites, ouvíamos um som que parecíam pequenos passos no corredor do andar de cima. A minha mulher mencionou este assunto a uma das vizinhas e elas disseram que provavelmente deveriam ser ratos, pois apesar da casa ser reformada, era muito antiga e deveriam haver ninhos no sótão e nas paredes. A resposta pareceu-me convincente e contratamos uma empresa de controle de pragas. Mesmo após a desratização contínuamos a ouvir os barulhos mas como não eram ratos, logo nos acostumamos. Um ano após nossa primeira filha nascer uma situação inusitada aconteceu. Ela costumava fazer um torre com alguns dos seus brinquedos e depois fazia a torre rodar e eu nunca percebi como ela fazia isso sem que a torre caísse. Mais tarde, já com 3 anos, encontrei-a a falar sozinha no quarto. Quando perguntei com quem ela estava a falar, ela disse que era uma amiga que vivia na casa chamada Mia. Não demonstrava qualquer medo ao falar dela, e disse que por vezes, Mia a acordava durante a noite para brincar. Achei estranho e confesso que fiquei um pouco assustado. O tempo foi passando e com o crescimento dela, já não falava com a Mia, nem nada de muito estranho ocorreu durante 2 anos. Tivemos outro filho, e resolvemos trocar o quarto da filha mais velha para o quarto do novo bebê para podermos ficar mais perto dele. Quando eu e a minha esposa contamos a ideia de trocar os quartos, a minha filha apenas disse:- Se vocês trocarem de quartos, vão deixar ela zangada. Ficamos confusos mas acabamos por trocar de quarto a mesma. Na primeira noite em que dormiram nos quartos opostos, ouvimos o nosso filho mais novo chorar. Corremos para lá. Ao chegar, vimos o berço partido e o quarto bastante revirado. Pegamos no bebê, acordamos a filha mais velha e fomos para a porta até amanhecer. A minha esposa estava bastante assustada, assim como eu. Quando amanheceu, fomos buscar o necessário e partimos para casa dos meus sogros. A caminho a nossa filha perguntou - Pai, porque é que só nos mudamos agora, se ela esteve sempre connosco..? Senti um grande arrepio na espinha e prometi a mim mesmo nunca mais comprar casas antigas...
Atualização: O meu antigo vizinho comentou que no outro dia ia a passar pela nossa antiga casa e que viu uma menina parecida com a nossa filha mais velha e pensando que era ela até acenou. Só depois mais tarde é que teve a confirmação que já não vivíamos lá.
~anónimo, 45 anos