Capítulo 2 - Luci

36 5 0
                                    

Salma vivia em um espaçoso apartamento em Higienópolis. Com honorários invejáveis, não tinha muitas despesas. Ajudava o pai todos os meses e, com certa frequência, fazia doações a entidades de caridade.

Desde que Luci atravessou algumas dificuldades financeiras, há dois anos, passou a morar com a amiga, que sempre solitária, apreciou a companhia; mesmo tendo opiniões muitas vezes divergentes.

Ambas tinham a mesma idade, mas vidas muito diferentes. Conheceram-se quando estudavam o ensino médio. Eram de famílias modestas e foram criadas em um bairro simples, de Santos. Nessa época, Luci era uma aluna notável; participava do clube de literatura e adorava dançar balé. Eram bem mais semelhantes; tinham os mesmos sonhos, medos e preocupações com o futuro.

Certa vez, após o fim da aula de história, o professor pediu a Luci que ficasse um pouco mais.

- Luci, estava pensando: você é uma das minhas melhores alunas. Estou muito orgulhoso com o seu desempenho.

- Obrigada! - apertou os livros contra o busto e desviou o olhar, tentando disfarçar seu acanhamento.

- O que acharia de participar do nosso grupo de pesquisa sobre história medieval? - ela o encarou com o olhar mais animado. Idade média era o período histórico que mais a fascinava, apesar de, para muitos, não passar da idade das trevas - Os encontros serão duas vezes por semana, no período da tarde.

Luci não sabia ao certo o que dizer. Adoraria participar, mas estava no último ano e sabia que as prioridades eram: tirar boas notas e estudar para o vestibular. Sonhava em fazer psicologia na USP.

- Seria ótimo, professor, mas receio não ter tempo suficiente. Além da escola, preciso ajudar minha mãe com os meus irmãos, sabe?

- Claro! Converse com seus pais. Se você puder, ficarei muito feliz em tê-la conosco.

Ela o escutou falar como se assistisse a um filme em câmera lenta. Ele era jovem, bonito e, com frequência, atraía suspiros das meninas do colégio. Ao ouvi-lo, percebeu cada detalhe do seu rosto: seus lindos olhos e seu sorriso conquistador. Quando falou: "ficaria muito feliz em tê-la", sentiu uma sensação diferente em seu corpo; um arrepio que a consumiu e que a fez, pela primeira vez, desejar estar ao lado dele também.

Não se sabia muito a respeito de Caio Melo, apenas que chegara à cidade há uns oito meses com um diploma da Unicamp; que era muito comunicativo e atencioso com os alunos; que frequentava o clube de pesca e que tinha uma avó idosa com quem vivia.

Luci conversou com a mãe a respeito da proposta.

- Querida, se você acha que será interessante, participe do grupo.

- Que bom, mãe. Serão apenas dois encontros por semana.

No dia seguinte, ela não tinha aula de história, mas estava ansiosa em dar a notícia ao professor. O procurou em todos os corredores do colégio, até que o encontrou no estacionamento. Sem cerimônias, correu ao encontro dele.

- Prof. Caio, com licença.

Ele caminhava em direção ao carro. Quando a ouviu, virou-se e disse, surpreso:

- Olá, Luci. Como vai?

Com a respiração um pouco acelerada, falou:

- Conversei com a minha mãe. Ela me deixou entrar no grupo.

Um encantador sorriso surgiu na face de Caio. As covinhas em suas bochechas se destacaram em meio àquele rosto quadrado.

- Ótimo! Então nos encontraremos amanhã, às 15h30, na sala de grupo da biblioteca - falou, entrando no carro. - Até lá.

VirtusOnde histórias criam vida. Descubra agora