Um dos conceitos estudados pelas finanças comportamentais, vertente da psicologia econômica, é a dificuldade do ser humano em enxergar o longo prazo. Sempre que existe um objetivo no curto prazo, como uma viagem, o objetivo de longo prazo, como a aposentadoria é deixado de lado. E sem construir nada no presente, é muito difícil colher frutos no futuro.
Nossa cabeça distorce o tempo e enxerga o longo prazo como algo muito mais distante do que é. Isso desanima a pessoa a fazer um investimento para uma pós- graduação, que poderia virar dinheiro no futuro, porque ela pensa que vai demorar um ano ou dois para fazer isso.
Quanto antes forem iniciados os investimentos para o longo prazo, como para a aposentadoria, menor será a parcela que precisará ser destinada às aplicações. Além disso, alguns investimentos, como no mercado de ações, têm melhor desempenho se forem feitos no longo prazo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
11 PÁGINAS PARA MUDAR SEU BOLSO 💰💡
RandomEm comemoração ao sucesso da primeira edição com o livro 10 páginas para mudar seu bolso resolvi trazer um novo livro com dicas melhores e mais técnicas em relação ao dinheiro escrito com muito carinho e elaborado para ajudar vocês a alcançar a tã...