37- FASE INICIAL DO RELACIONAMENTO COM JEOVÁ: O TEMPO NECESSÁRIO PARA A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO
Não existe um tempo determinado que uma pessoa possa ficar nessa fase, pois depende muito da dureza que há no coração humano, ou seja, rigidez do entendimento caminha proporcionalmente a importância que se dá as doutrinas que anulam os ensinamentos bíblicos.
HEBREUS 13:9
9 Não sejam seduzidos por doutrinas variadas e estranhas ao preceito de Deus, pois o entendimento cuja base é na palavra de Deus é melhor que os provenientes de doutrinas tortuosas, que não são capazes de socorrer aqueles que exaustivamente as buscam.
Os fariseus tinham conhecimento da palavra de Deus, mas davam interpretações aos textos bíblicos conforme suas convicções, sempre buscando o proveito próprio. A palavra de Deus não é ferramenta de autopromoção e nem tampouco meio para obtenção de vantagens econômicas ou enriquecimento fácil, mas sim ferramenta crucial para o crescimento espiritual.
MATEUS 23:25-28
25 Quanta hipocrisia há em vocês, mestres da Lei e fariseus, pois limpam o exterior do copo e do prato, mas o interior continua cheios de trapaças e de ambições. 26 Fariseu cego! É necessário que primeiro se limpe o interior do copo e do prato para que a limpeza exterior surta efeitos. 27 A hipocrisia que há em vocês, mestres da Lei e fariseus, é comparável a sepulcros caiados: Externamente são formosos, mas o interior está cheio de ossos de mortos e de toda espécie de imundice. 28 Assim também agem vocês: Externam as pessoas serem justos, mas seus pensamentos estão cheios de falsidade e de maldade.
O apóstolo Paulo, que antes do apostolado era centurião dos grandes sacerdotes fariseu, saiu do ceticismo para a pregação da palavra de Deus em um curto espaço de tempo, mas o mesmo não aconteceu com o apóstolo Judas Iscariotes, conhecido como o traidor. Tratam-se de duas personalidades bíblicas que agiram com base em suas convicções, sendo que um nos ensinamentos bíblicos e o outro nos antigos ensinamentos e más práticas, das quais não conseguiu livrar-se.
ATOS 24:14-15
114 Confesso que sirvo ao Deus de meus pais com plena convicção em tudo que contém na Lei e nas palavras anunciadas pelos Profetas, seguindo um caminho que aqueles que me acusam chamam de seita. 15 Tenho esperança em Deus que haverá ressurreição tanto para justos como para os pecadores remissos, a mesma esperança que meus acusadores têm.
Ora, se as experiências negativas podem intervir na evolução espiritual de cada pessoa, soa como estupidez determinar um tempo para cada fase dessa vida, pois somos diferentes e diversos são os motivos que nos levam a iniciar essa fase de conhecimento espiritual pela leitura bíblica.
Alguns iniciam a caminhada pela dor, outros pela curiosidade, outros para obtenção de algo que lhe interessam, outros para acusar, contudo, Deus sempre escreve certo por mais que as linhas traçadas sejam tortas.
O certo é que o despertar para se viver uma vida completa depende muito do conhecimento que se tem de determinado fato, e quanto mais se descobre a verdade, maior é a libertação do medo. O medo ainda representa um grande empecilho para se avaliar a bíblia de forma ampla e seguir. Será que isso não vem implícito na história que Jesus ilustrou sobre o semeador?
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
SpiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...