Antigamente, muitos livros eram publicados em folhetins. Capítulos semanais eram impressos no papel barato das últimas páginas dos jornais. Os autores ganhavam por palavra escrita e torciam para os leitores gostarem da sua história, pois só assim teriam alguma chance de juntar todos os capítulos e publicá-los em um livro de capa dura.
Andei pensando muito em folhetins. Transformei a minha conta no Wattpad em um folhetim particular e espalhei capítulos semanais na internet com a esperança de encontrar um leitor ou dois. Ick Perspectiva foi assim. A história do garoto poeta foi a primeira que publiquei na plataforma, quando eu tinha cinco seguidores.
Acabei encontrando mais do que um ou dois leitores. As palavras foram replicadas em smartphones por aí, as pessoas indicaram para os amigos, compartilharam nas redes-sociais e até tatuaram na pele. E depois de tudo isso, o folhetim vai virar livro.
O Machado de Assis não foi bobo e retocou todas as suas obras que viraram livros tradicionais. Eu aprendi o macete e estou reescrevendo Ick, melhorando a narrativa, ajustando detalhes e colocando toda a minha (recente) experiência como autor e pessoa no texto. Tudo para entregar o melhor trabalho possível para vocês.
Acho que se tem uma coisa que podemos tirar de tudo isso é: escreva. Não importa se é um livro de capa dura, um folhetim em papel barato, um aplicativo de leitura, o caderno da escola ou a parede de casa. Conte a sua história e veja o que acontece. Sempre vale a pena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A VIDA DESENCAIXADA DE ICK FERNANDES (história completa)
Teen FictionÍcaro tem 17 anos, joga futebol e é poeta. Ele esconde essa última característica dos amigos, é claro. Se descobrissem, a sua vida viraria um inferno, nunca o deixariam em paz! O seu pai lhe ensinou desde cedo que isso não é coisa de homem. Ao long...