O poço - Releitura de Dom Quixote

720 4 4
                                    


Contém spoilers, cuidado :) ♥

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Contém spoilers, cuidado :) ♥

Sinopse

O filme aborda a história de Goreng ao acordar em uma prisão vertical que adota o sistema de castas. Basicamente, os presos são separados por níveis, começando do nível 0 até o 333. Os mesmos são trocados de cela aleatoriamente todo o mês, e além disso, uma plataforma com um banquete permanece em cada nível por 2 minutos antes de descer para o próximo.

Sendo assim, a prisão funciona da seguinte maneira: os níveis superiores recebem a maior quantidade de comida, os níveis intermediários recebem os restos, e os níveis inferiores não recebem nada, forçando os presos a cometerem canibalismo para sobreviver. Em suma, o principal conflito de O Poço é a luta de Goreng pela sobrevivência, enquanto tenta corromper o sistema.

O poço

Embora possuir dinheiro seja insignificante no Poço, há diferentes formas de representar as classes e o "status" que cada uma obtém. Ademais, a redistribuição de comida é totalmente definhada por aqueles que estão temporariamente nos níveis acima, obrigando os presos dos níveis inferiores lutarem intrinsecamente pela vida. Essa representação pode ser interpretada como uma metáfora das lutas diárias para sobreviver em um sistema hierárquico e explorador: o capitalismo.

Porém, não pense que o filme é um pedido de desculpas à compaixão humana. Não, não se engane. O Poço mostra o que há de mais REAL e cruel no comportamento humano, essa é a mensagem, isso é o que somos. Podemos perceber a relatividade da concepção de bem ou mal na frase do Trimagasi: "Você é um daqueles que acreditam que tudo o que a administração faz está errado." A administração, por si só, não é boa nem má. É apenas constituída por seres humanos com oportunidade e poder.

Dom Quixote

Aqui, é importante tomar um breve conhecimento sobre uma das maiores obras (senão a maior) já escrita - se você já tiver lido essa belezinha, é só seguir adiante, ok? ;)

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Aqui, é importante tomar um breve conhecimento sobre uma das maiores obras (senão a maior) já escrita - se você já tiver lido essa belezinha, é só seguir adiante, ok? ;).

"E assim, do pouco dormir e do muito ler se lhe secou o cérebro, de maneira que chegou a perder o juízo." - Dom Quixote

Dom Quixote mistura fantasia e realidade, através do protagonista: um fidalgo sonhador e idealista que encara os livros de cavalaria como um refúgio da vida banal. Depois de tanto ler, acaba enlouquecendo e convence a si mesmo de que é um cavaleiro. O fidalgo utiliza a imaginação para reinventar o mundo que o rodeia, cria inimigos e duelos imaginários, porém, no mundo moderno não há mais espaço para um utopista, o âmbito mudou, Quixote não mais se encontra no mundo idealizado. Sendo assim, podemos resumir Dom Quixote em uma frase: um herói numa época onde não existiam herois.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Nov 24, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

O poço - Releitura de Dom QuixoteWhere stories live. Discover now