[26º de Maio]
“Homens da Galileia, por que estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que foi elevado do meio de vocês ao céu, voltará do mesmo modo como o viram subir!” Atos 1:1.
Interrogado certa vez por seus discípulos, João Batista deixa claro que seu propósito na terra era apenas um: preparar caminho para o Noivo (Jo 3:27-30). Talvez, em nossa sociedade atual, essa declaração soe como algo meramente comum; contudo, ao entendermos o contexto em que ela foi dita, apreciamos os incríveis ensinamentos que esse texto bíblico traz.
O casamento judeu, no período bíblico, era uma cerimônia carregada de valores e significados. Ele era dividido, basicamente, em três etapas: o Shiduchin, o Eruzim e o Nessuin.
Você deve estar se perguntando: porque isso é relevante? Ah, querido leitor... Tudo aponta para Cristo!
Shiduchin significa "escolha". Nessa primeira etapa, o rapaz (ou a família) escolhia a moça e, caso ela correspondesse positivamente, eles firmavam um compromisso. Nessa ocasião, o noivo teria que pagar um dote ao pai da jovem, para "compensar" a perda da filha, ele pagava "um preço" por ela. Isso lembra você de algo? Haha...
Em 1 Jo 4:19, a Escritura nos diz que nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro. Ele nos escolheu e nos comprou por um alto preço (1 Pe 1:18-19). Nosso dote não foi pago com riquezas terrenas, mais pelo precioso sangue de Jesus Cristo.A segunda etapa, o Eruzim, era o noivado. O casal assinava um contrato, porém, eles não se uniam por completo. Teria que haver um período de separação, que durava em média de 1 a 2 anos. Durante esse tempo, o noivo teria que preparar o lar onde eles iriam morar e a noiva deveria se manter fiel, imaculada, separada e adornada, para quando seu noivo a viesse buscar. Contudo, ela não sabia quando isso iria acontecer, apenas o pai do noivo sabia o dia e a hora exata da volta dele.
A noiva tinha que ESPERAR...
Quando Jesus foi elevado aos céus, em Atos 1:11, uma promessa foi deixada: Ele iria voltar! Todavia, Ele disse aos seus discípulos que não cabia a eles saber quando isso iria acontecer, mas todos deviam estar preparados.
Talvez, esse período de espera seja doloroso, assim como era para a noiva judia. Esperar não é uma tarefa fácil, nós temos que confiar na promessa... exercitar a fé que há em nós. Durante esse período, provavelmente iremos chorar pela "demora" do noivo e sentir as dores que essa "preparação para o casamento" causa em nós.
A espera é um processo de aperfeiçoamento, caro leitor. Mas calma, Aquele que prometeu é fiel pra cumprir!
A última parte do casamento, o Nessuin, será cheio de regozijo e júbilo. O noivo (Cristo) retornará para buscar a noiva e, como diz em 1 Ts 4:16-18: "Estaremos com o Senhor para sempre. Portanto, animem uns aos outros com essas palavras".
A espera é momentânea, Cristo irá voltar!
Autoria: Ludmila Wendy
LudmilaWendy
VOCÊ ESTÁ LENDO
Devocionais Águias 2♡
Spiritual🛐 "Portanto, examine-se a si mesmo e escute as orientações de Deus para que Ele abra seus olhos e enxergue aquilo que te prende longe" [parte do primeiro devocional, escrito pela águia Sara Silva em fevereiro de 2020]. 🛐 Esse é um livro de dev...