Rossana Cantarelli

3 0 0
                                    

• Qual livro despertou seu amor pela leitura? 

Juro que não lembro. Já faz tanto tempo; mas com certeza foi quando criança. Eu tinha uma ótima professora de português quando eu tinha 10 anos. Ela me incentivava muito a ler. Tanto que o primeiro livro que participei foi de poesia, publicado pela minha escola. Pena que não o tenho mais.

• O que te motivou a começa a escrever? Você já sentiu medo, receio ou vergonha de posta suas história? Se sim o que te ajudou a supera eles?

Foi num momento de transição na minha vida. Eu sou advogada há 16 anos. Sou casada há quase 10 anos. Tenho um filho lindo de 5 anos. Acho que tinha conquistado tanta coisa já na minha vida. Queria algo novo. Um desafio para continuar vivendo. Não gosto de comodismo. Eu preciso de desafios o tempo todo. Parece cansativo? Não, é ótimo. Isso faz com que a mente jamais envelheça. Sobre medo, receio ou vergonha, nunca tive. Mas vejamos, eu estou numa idade que a gente não tem mais vergonha de nada (risos). O que eu tenho a perder?

• Sua família sabe que você escreve ? Se sim, eles te apoiam ? 

Claro que sim, foi meu marido que me incentivou no início. Meu filho ficava comigo muitas vezes enquanto eu escrevia. Ele aprendeu a ler lendo meu livro. Incrível, né? Meus pais e irmãos se surpreenderam. Na verdade, eu também me surpreendi.

• De onde surgiu a ideia para o livro “Apenas Respire” ? 

Eu sou muito fã de uma banda americana de metal progressivo, chamada Dream Theater. Fui ao show deles em Porto Alegre em 2014 e fiquei encantada no guitarrista (gente!). Como gosto muito de rock, resolvi escrever sobre essa minha paixão. Juntei rock e paixão e nasceu o Apenas Respire. Que fique muito claro, a banda e o guitarrista foram somente inspiração. O Apenas Respire conta uma ficção, fruto da minha imaginação. E sabe o mais legal de tudo? Quando essa banda esteve no Brasil agora em junho (2016), eu consegui que meu livro fosse entregue ao guitarrista! Mandei com uma carta traduzida, dizendo que eles tinham sido minha inspiração para o livro. Ele achou o máximo e mandou me agradecer. Tem foto desse acontecimento no meu IG (@rossanacantarelli). Dá uma olhada lá!

• Você  segue a carreira de escritora? Ou isso é apenas um Hobbie? 

Eu sou advogada. Vivo disso. Ser escritora é hobbie por enquanto. Quanto ao futuro? Quem sabe…

Quais são os seus autores e gêneros literários preferidos? Eles te influenciaram de alguma forma? Se sim como? 

Eu amo demais a Isabel Alende. Sempre vou citá-la. Sem falar da Jane Austen!!! No entanto, eu não sigo nenhum gênero. Não tive influência de ninguém. Quem lê o Apenas Respire sempre diz isso: nunca li nada igual. Por um lado acho bem legal.

• Quais são seus projetos futuros? 

Eu tenho dois livros prontos para serem publicados. Um deles é a continuação do Apenas Respire. O outro conta uma outra história, mas também com temas maduros, como gosto de escrever. Estou no projeto de um quarto livro, que será infantil, a pedido do meu filho.

• Pra encerrar a entrevista vamos a um jogo de respostas rápidas. (Responda a primeira coisa que lhe vim a mente seja palavra ou frase.)

√ Nome: Rossana

√ Idade: What?

√ Carreira que quer seguir: já sou advogada

√ Estado aonde mora: Rio Grande do Sul

√ Um autor: Isabel Alende

√ Um livro: Butterfly – Kathryn Harvey

√ Um sonho: Que o Apenas Respire seja reconhecido

√ Um doce: massa folhada

√ Uma musica: Wake me up when september ends – Green Day

√ Um Filme: tem vários, de vários gêneros. Não sei dizer um. Ah, sei sim: Orgulho e Preconceito

√ Um personagem: Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito, Jane Austen.

√ Cantor/ Banda/Dupla: Dream Theater

√ Frase/citação: “Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada” – Clarice Lispector.

• Deixe uma mensagem para os seus leitores.

Quero que saibam que o Apenas Respire é um livro maduro, com assuntos polêmicos. Essa é minha escrita. É disso que gosto de escrever. Eu acredito que ter sentado e escrito um livro de 346 páginas em um mês é porque eu precisava dizer alguma coisa. E eu disse muito! Esse livro mudou minha vida. Espero que gostem da história. Espero que ler o Apenas Respire acrescente alguma coisa para a vida de vocês. Porque ele fala disso: da vida! De como às vezes ela não acontece como queremos. Mas que sempre temos que ter um olhar esperançoso sobre ela. Sempre temos que buscar a felicidade. E isso que quero de todos vocês: busquem a felicidade. Só isso vale a pena. O resto? Bem… é só o resto.

Entrevistas com AutoresWhere stories live. Discover now