Efeito Borboleta e Esquilos

6 0 0
                                    


Noah ligou a câmera e começou a transmitir para seus inscritos sua jornada pela convenção, passando por um estande muito interessante que o levou a desconfiar que os acontecimentos recentes possam estar ligados a teoria do caos, mais conhecida como "efeito borboleta", que é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

O "efeito borboleta" ficou mundialmente conhecido depois do lançamento do filme de 2004, que dizia "Algo tão pequeno quanto o vôo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo". No filme, o personagem principal possuía a habilidade de voltar ao passado e fazer pequenas alterações, que por menores que fossem, transformavam completamente a sua vida e a das pessoas a sua volta.

Pode parecer loucura, mas teorias envolvendo esse fenômeno vão desde o dia que Woodrow Wilson ignorou uma carta e causou a Guerra do Vietnã, até uma das mais famosas, que indicam que um porta-voz cometeu um erro e derrubou o Muro de Berlin, mas vamos os detalhes desses acontecimentos para outra ocasião.

O que importa é que imagine o que poderia ter acontecido, se ele não tivesse aceitado embarcar nessa aventura, e tivesse ficado em segurança, em casa. A carta nunca teria cumprido seu propósito, e ele poderia estar assistindo algum canal no YouTube com teorias conspiratórias sobre viagem no tempo, que sustentariam ainda mais seu ponto sobre essa aventura, mas vamos nos atentar aos fatos.

Apesar de estar tranquilo diante as câmeras, Noah tinha a sensação de estar sendo observado, e observava alguns detalhes que destoavam do ambiente, como as televisões que ocasionalmente exibiam chiados, ou som metálicos que saiam dos auto falantes do evento, tomando o ambiente com um certo ar de pânico pelos visitantes da convenção.

- Ei, garoto ... – gritou um senhor, com fantasia de esquilo em um dos estandes. – Você gostaria de conhecer nossa associação de proteção dos esquilos? – Perguntou o senhor, abanando a calda da fantasia que parecia ter algum sistema mecânico, pois se movimentava quase que naturalmente.

- É ... no momento não – respondeu Noah, estou um pouco ocupado aqui.

- Você sabia que a comunicação entre os esquilos é feita através de sistemas complexos de vibração de suas caudas? – Continuou ele, ignorando a resposta de Noah. - Eles são tão inteligentes que conseguem aprender uns com os outros, especialmente quando o assunto é abocanhar comida,e sobreviver nos períodos de inverno. – Disse ele, completando seu monólogo, entregando uma bala em formato de Noz.    

Raio AmareloWhere stories live. Discover now