2° DIA | QUEM IRÁ ME LIBERTAR?

43 1 1
                                    

Oração:

Oh, Pai... Outra vez, encarecidamente venho por meio dessa oração achegar-me a Ti... Permita-me adentrar em Sua Presença com ações de graça, rendido em adoração... Minha imensa vontade é transbordar do 'pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus' (Colossenses 1.9-10). Desde então, obrigado... Amém.


Fórmula Diurna:

Lucas 20.1-13

Fórmula Noturna: 

Mateus 12.1-13; 13.1-13


Semeie no Coração:

(v.15) Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Timóteo 1.)


Introdução

Venhamos e convenhamos – poderíamos substituir o termo libertar para o de "salvar", e a propósito, daria no mesmo! São poucas diferenças, diferindo uma palavra da outra... Vejamos ao menos um exemplo de cada: libertar – é "o pagamento de uma dívida"; já para o vocábulo salvar – é "tirar a vida do perigo" ou "conservar intacto". Respaldando-se em ambos os significados, porventura, já houve algo, o qual você não conseguiu quitar e ainda colocou risco à própria vida ou reputação? – É bem provável que se alguém tem alcançado uma determinada idade, dirão sem nem pensar: "sim"! Ou sob o mesmo prisma natural, outros assegurarão que "não". Por certo, inegavelmente, todos já experimentaram a "graça" que outra pessoa tenha pagado alguma coisa que no dado momento, não conseguiria... – principalmente na infância. Verdade?

Como toda lição deste propósito diário visa um entendimento de cunho espiritual, válido para crescimento e devoção a Deus, uma coisa devemos ficar (estar) ciente, logo de início – é que: a humanidade está sofrendo, doente, ou perecendo, enfim, estar em apuros e precisa urgente de ser salva! Que salvação seria esta?

No que tange questionários sob o aspecto humanístico, haverá respostas do tipo: "o mundo precisa de igualdade"; "aqui ou acolá, falta educação"; "a pobreza é o problema mundial"; etc. , podemos pontilhar tantas outras coisas que reduz a qualidade de vida no planeta, ainda sim, reconsiderar que faltam mais... E por falar em "reconsiderar", num panorama espiritual, será por que Deus-Pai enviou Seu "único" Filho para experimentar o opróbrio – "levando sobre si os nossos pecados" (Isaías 53.12 | 1 Pedro 2.24) e ainda ser "crucificado" (morto) pela missão de "salvar" homens dos 'pecados' (Mateus 1.21)? Pela logística, por meio da fé, não seria por uma razão óbvia – em relação ao pecado, de como se encontra a situação caótica universal (mundial)?

Embora, os efeitos colaterais variar de pessoa para pessoa, admitimos que a epidemia do pecado, de fato, é global – atinge todas as esferas. Queira ou não "aceitar", o único "preço" que debita o pecado é por meio da morte, porque o 'salário do pecado é a morte' (Romanos 6.23). Neste caso, ninguém ficaria inadimplente! Aí, entra o sentido de "libertar", lembra? – Interessante: nas mais diversas versões bíblicas expõem-se sempre dizeres relativos a "salvar". Como já referi, um dos conceitos de salvação é tirar a vida do perigo ou conservar intacto, com base nessa retórica é que, daremos vazão à reflexão vigente! Porém, quem seria este "salvador" a me salvar ou me libertar?

***

QUEM IRÁ ME LIBERTAR? - É uma pergunta bastante frequente mesmo consciente que somente Deus – o Criador de todas as coisas é capaz de tal libertação em determinados casos. Na maior parte das vezes é inconfundível que estamos aprisionados em algum vício ou impulso irresistível, ainda ciente da única possibilidade de que, apenas "um" nos poderá "nos defender"! Sem que haja nem uma espécie de Chapolin Colorado (Série humorística, cujo Chapolin era um herói bastante atrapalhado...) que aparecerá no instante de apuros quando – declararmos: – Oh! E agora, quem poderá me defender?

Perceber a gravidade do problema é tanto visível para quem está dentro dele quanto para quem estar do lado de fora, embora, na vida de qualquer enclausurado que seja, há uma cláusula que somente permite que pessoas "livres" ou principalmente foram libertas da mesma situação, poderá orientá-lo, diante das mesmas desventuras que em outrora vivenciaram. Aliás, para quem é a vítima, a tarefa não é tão simples como saber que apenas Deus pode... E exclusivamente Deus pode! Resta, então, acreditar! Este será o primeiro dos passos...

(v.7) Eu formo a luz e crio as trevas, faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. (Isaías 45.)

Hoje, amanheci feliz. Em mente, acordei destilando algo: Deus tem uma promessa avassaladora para mim todos os dias... Às vezes que, quando uma onda (ou mais) começar a se formar, querer me sucumbir... – posso ir até a Sua Palavra, meditá-la antes de ceder à tentação... – Óbvio, que no momento circunstancial, estamos bastante vulneráveis e, não atentamos muito para quase nada, senão pular de "ponta a cabeça" no oceano da cobiça... Quando certo mesmo – deveríamos segurar os ânimos, fazer uma leitura daquele dado instante, e no calor – "dar o bote" (fazer o desarme) como se faz no futebol quando estamos na defensiva, – ou então, optamos pelo o "nada" e deixamos o adversário (a nossa carne) sobrepor...

Numa defensiva, perante a "tentação", não há nem muito a reagir, dependendo da situação... Pois, é como estivéssemos num "campo de batalha minado", e num ímpeto, a armadilha está sua frente sem ter para onde correr ou, melhor a dizer: sem saber para onde ir... Será igualmente você está "desprevenido"... Neste momento, às vezes as badaladas do coração aumenta, surgem os calafrios ou a face vem a suar... e o que realmente sobra a fazer: nada e ceder...; não ceder e fazer o que estivesse à altura? - Quintessencial numa ocasião desta é saber o que deve realmente... Exemplificando, vou ater (abaixo) novamente como acontece dentro de um campo de futebol.

Geralmente um bom atleta, fica esperando a bola achegar em seus pés... e enquanto não chega ele estar concentrado em tudo que está ocorrendo na partida, mas... se a bola alcança-o, inteiramente e inteligentemente já sabe o que fará... A situação no exemplo, afere bem como reagirmos diante da "provação"... Entre aspas, não temos que "pensar", mas somente, "agir". Saber como agir.

Não há salvamento maior senão no Criador. De certa maneira, Deus usa "heróis" – homens e mulheres – suscetíveis as mesmas falhas... De todos os recursos na Terra, a "mão de obra" humana é mais do que todos os recursos materiais juntos! Suspeito que esta foi – mais uma das maneiras: sábia e criativa de Deus para que estivéssemos em comunhão uns com os outros!

O Criador sempre é o mesmo: criador! Está sempre criando, inventando e reinventando... Pode a tecnologia aumentar, a idolatria sobrepujar, os conceitos inverterem, portanto, porém os recursos humanos nunca serão suficientes para libertar a espécie, a não ser a criatividade "atualizada" do Criador em nossas mãos!

Para encargo de consciência: não podemos negligenciar o que é "possível" fazermos, Deus não realizará por nós... Apenas, nas impossibilidades Ele nos concede "capacidade", e nos impossíveis, Ele se fará presente! No curso da estrada até o objetivo da libertação e salvação, abordaremos mais matérias relacionada ao tema. Enquanto isso, compreenda que, estamos a caminho da transformação... Nada é feito da noite para o dia! E, a cada dia de sessão neste propósito, considere um recomeço... Não pare, mesmo que esteja enfrentando o seu "gigante" interior e, saindo às vezes em desvantagem... Sim: persista no alvo... O Senhor irá te libertar de tudo que prende seu coração e ainda o fará intacto (guardado) das coisas deste século...

***

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Feb 26, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

ICONOGRAFIA DA PORNOGRAFIAWhere stories live. Discover now