ᨒ Capítulo 1

10 1 0
                                    




                Houve uma época em que o ser humano não tinha domínio próprio até que um ser — do qual não podemos mencionar o nome — lhe mostrou uma alternativa além da única que possuía. O homem a escolheu e desde então lhe foi concedido o desejo do livre arbítrio.

— O que foi uma péssima ideia acreditar que seríamos capazes de, por nós mesmos, fazer boas escolhas. — Minha professora gesticula em direção a lousa. — Foram as nossas escolhas que quase nos destruíram. Foram as nossas escolhas que levaram o mundo ao colapso. Tanta pobreza, tanta violência e injustiças que existiram. A perda das tradições...

Na escola nos foi contado que um dia o nosso criador colocará ordem no mundo novamente, mas até que isso aconteça, para que ainda existisse um mundo, o homem precisou estabelecer a ordem por si mesmo. É para mantê-la e para nos poupar das consequências de escolhas ruins que tudo já vem previamente escolhido e selecionado para nós.

— Poupar-nos das escolhas também é um gesto de amor, pois poupa a nossa saúde e bem estar. Garante a nossa realização pessoal e coletiva! Não ficamos em dúvida, preservamos os nossos neurônios e preservamos o nosso tempo!

Coloco a aula no mudo. Minhas têmporas estão pulsando mais que o normal. Sinto como se meus olhos estivessem inchados. Estou tonta e sonolenta. Talvez a Rosa me recomende um café preto esta tarde.

— Olá, Hannah. Vi que você silenciou a sua aula e gostaria de ressaltar o quão importante ela é para o seu desenvolvimento como pessoa e indivíduo em nossa cidade.

A assistente virtual chama a minha atenção à medida que vou ficando cada vez com mais sono.

— Eu estou me sentindo um pouco sonolenta essa manhã, Rosa. — Olho para o holograma da professora passeando ao meu redor. Sua boca mexe, mas não a escuto. As atividades da pós-graduação estavam dominando todos os meus pensamentos nesses últimos dias. — Talvez um pouco de café vinhesse a calhar.

— Você já ingeriu sua dose recomendada de café esta manhã. — A voz asmr e feminina de Rosa só me faz querer dormir mais. — Acredito que uma dose extra não irá fazer bem ao seu sistema nervoso.

— Nem cem ml de café?

— Não, senhorita. Você sabe o quão prejudicial a cafeína pode ser?

— Sei, sei sim. Não precisa explicar novamente. — Interrompo-a antes que ela ative o modo enciclopédia.

— Ok. Eu recomendo que faça uma pausa de cinco minutos, beba um pouco de água e vá caminhar. Após isso poderá retornar a aula.

— É. Você tem razão. — concordo com ela. Se não fosse pela Rosa acredito que eu não teria chegado até onde cheguei hoje.

Em um mundo beirando o apocalipse, quando a sociedade alcançou seus maiores níveis de violência, desastres ambientais, consumismo, desperdício e escassez elevados, corrupção de poder e ameaças cada vez maiores de guerras envolvendo todos os países, a Inteligência Artificial surgiu para nos trazer a paz, evitando a consumação completa do apocalipse e um novo estilo de vida para que possamos viver em paz e harmonia.

Hoje o mundo reina com serenidade e para isso, bastava que as escolhas ruins fossem anuladas e as boas fossem devidamente recomendadas. Há séculos atrás a minha cidade foi a primeira cidade modelo. Nova República foi criada para testar os novos métodos e estilo de vida desenvolvidos e geridos por meio da IA. Levou muitos anos e muitas guerras foram travadas para que a paz prevalecesse após a confirmação de que o novo governo operando nela era a única saída para salvar o planeta e a humanidade de si mesmo.

Eu estava certa da vida que levava, de acreditar no poder em que a IA proporcionou ao mundo e da vida que eu tinha e teria até o dia em que a mãe de Alex, minha ex sogra, me ligou avisando que as coisas do Alex — as que haviam sido levadas pelo governo para inspeção e purificação, segundo eles "para a segurança delas mesmas de que os externos não haviam depositado conteúdo terroristas nos pertences", foram devolvidas e enviadas ao antigo endereço do Alex, a casa onde eu e ele haviamos morado.

Código AbstrusoDove le storie prendono vita. Scoprilo ora