ABORDANDO. 02 | MORTE NO ENREDO

1K 102 1
                                    

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão: 

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão: 

Quer que algum assunto seja abordado? comente no capítulo "FUNCIONA COMO?" e logo logo ele aparecerá aqui

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Quer que algum assunto seja abordado? comente no capítulo "FUNCIONA COMO?" e logo logo ele aparecerá aqui.

Bom, então vamos começar!

O medo da morte é um dos maiores medos da humanidade e apesar de todos nós termos de enfrentá-lo algum dia, estar cara a cara com tal situação mesmo que em um enredo é capaz de provocar um estremecimento em nossos sentidos. Um cena de morte pode ser uma das cenas mais complicadas de se escrever. É preciso passar toda a emoção do momento, sensibilizar o leitor sem, no entanto, esquecer-se dos detalhes. Há elementos que precisam estar lá, mesmo que de forma sutil, pois dão veracidade ao que está sendo contado. 


1. Mecanismo da morte.

Nós morremos porque nossos sistema nervoso se desconecta e isso pode acontecer de diversas maneiras. De uma forma geral, o sistema cardiopulmonar para e envia uma mensagem para o cérebro desligar; ou o cérebro para e envia uma mensagem para o coração e os pulmões deixarem de trabalhar. E para que isso aconteça, algumas formas são mais efetivas que outras. 

Por exemplo: uma bala na cabeça funciona muito bem, já estocadas com faca costumam ser muito demoradas, difíceis de acertar e causam muita bagunça. Por outro lado, venenos são lentos e estrangulamentos, complicados. 

Então, antes de escrever a cena de morte pense que maneira se mostrará mais efetiva para matar seu personagem e obter o resultado desejado.

2. Tempo da morte.

Um corpo morto irá naturalmente ajustar sua temperatura para alcançar o equilíbrio com o ambiente, onde é possível estabelecer o tempo de morte. O estado de decomposição do corpo também deve ser levado em conta quando há demora em encontrá-lo. Mas para além da questão do corpo, há outros elementos importantes a serem estabelecidos na cena da morte. 

Por exemplo: o telefone celular, quase onipresente nos dias de hoje, que pode ser usado para se checar as últimas chamadas ou recados recebidos pelo morto.

3. Mantenha o leitor informado.

Escreva a sua cena mantendo um discurso claro até o fim. Isso significa apresentar os fatos e a informação de forma calma e direta, o que pode fazer a cena ficar ainda mais intensa. Pense em duas cenas descritas de formas diferentes e deixe a que melhor se intensifica.

Por exemplo: "o sádico homem maléfico carregava uma arma! Seus olhos brilhavam com um sorriso diabólico" ou "o homem tirou a arma de seu bolso e limpou-a antes de apontar para a pessoa X, que caiu como um saco de batatas ao ser atingido. Colocando a arma de volta em seu bolso, ele saiu do prédio e voltou para a festa"

4. Cinco sentidos e as três dimensões.

É comum nos atermos em uma cena de morte ao sentido da visão, prestando atenção apenas ao que conseguimos ver. Esquecemo-nos dos outros sentidos. Que cheiro conseguimos perceber no ambiente? o que sentimos nas superfícies? e ouvimos sons estranhos?

Explore os cinco sentidos ao mostrar os elementos presentes na cena. Outra coisa que nem sempre nos prestamos atenção, são as três dimensões: muitos se esquecem de olhar para cima, deixando passar informações importantes que podem estar ali.

5. Livrar-se ou não livrar-se do corpo.

Até aqui falamos sobre situações em que o corpo esteja presente na cena de morte. Mas há sempre a possibilidade de o assassino resolver se livrar do corpo e nesses casos o local que parece ser o mais indicado seria o mar. 

Obs: falar sobre morte é algo sério galera, vamos fazer uma cena interessante se no caso for um assassinato tá? 

6. Use exemplos reais.

Já passou por uma morte em sua família? Como foi para você? O que se passar na sua cabeça quando recebe a notícia? Se questione, e claro se sentir confortável para repensar como foi, escreva sem pensar expressando tudo o que sente. Nada melhor que descrever algo que já tenha passado pois o seu sentimento é o mais realista, e ás palavras surgem de modo incrível. 


Espero ter ajudado! 


IDEIAS PARA MAJORESWhere stories live. Discover now