ABORDANDO .03 | CENAS DE AÇÃO

767 61 4
                                    

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão: 

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão: 

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão: 

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Bom, então vamos começar!  

Essa dificuldade de escrever cenas de ação é muito comum, nunca sabemos como começar e nem deduzir tal ato e por estes momentos de aflição por não saber, procuramos e procuramos em outras fic's uma ação para nos inspirar ou até tentar criar uma situação. É daí que nos mesmos conseguimos crescer na escrita. Juntando tudo isso, vamos aos tópicos 

(total de: 6 tópicos)

1 - Assista cenas de ação

Sim, isso parece óbvio, mas quando eu digo assista, eu estou falando sério. Você tem que prestar atenção ao que está acontecendo na tela. Geralmente tudo acontece muito rápido, então você tem que pausar e voltar a cena lentamente, e quando você faz isso, você vê exatamente o que está acontecendo. Uma vez que você tenha assistido a cena, você pode descrevê-la, e se você pode descrever a ação, você pode começar a pensar em uma cena sua.

2 - Leia cenas de ação

Veja bem, não estou aconselhando as pessoas a sair por aí e começar a roubar o trabalho dos outros. Estou falando de ler como outros autores descreveram uma sequência de ação para que você pegue o jeito da coisa. Especialmente se ler esta cena o faz senti-la acontecer – como se você estivesse assistindo tudo o que está acontecendo. Cada movimento está detalhadamente descrito, ou apenas alguns? Tem alguma emoção descrita junto com a ação ou não? Perceber coisas assim vai ajudá-lo a escrever suas próprias cenas.

3 - Levante da cadeira

Tinha uma vaga ideia na cabeça do que eu queria que acontecesse, mas não conseguia descrever os detalhes. Então, numa hora, levantei da cadeira e comecei a agir. Com certeza, se alguém estivesse me olhando acharia tudo aquilo muito estranho. Eu dei socos no ar, caí no chão, chutei um oponente imaginário; basicamente, eu me enfiei na luta. Quando tudo estava escrito, acabei aprendendo um monte.

4 - Conheça seu personagem e entre na mente dele.

É difícil escrever uma cena de luta com sucesso se você não está familiarizado com a maneira que a sua personagem pensa. Você tem que saber como eles reagiriam nesta situação, não como você reagiria. Você e seu personagem são dois seres completamente diferentes, então você precisa imaginar os pensamentos e emoções delas antes de digitar. Então, a pergunta importante que você deve perguntar à si mesmo é 

"Como minha personagem está se sentindo agora?"

Por acaso fulano está de mal com ciclano por beijar a irmã dele? Ou ele está apenas desapontado e não quer conflitos? Ele está agindo por instinto? Dor? Tristeza? Mágoa? Arrependimento? Medo?

Siga este simples padrão de escrita:  

I - Pensamentos/Ambiente/Sentimentos: Escreva um parágrafo ou algumas frases sobre o que se passa pela cabeça do personagem ou como eles se sentem com a situação. 

II - Reação: Reação é simples. Se seu personagem levasse um soco na cara, como eles reagem? Eles ficam em choque, acertam de volta, caem no chão? Eles estão desacordados? Eles caem e fingem estarem apagados para deixar os oponentes se aproximarem e pularem neles?

III - Ação da sua personagem: A ação é o que seu personagem faz em seu turno. Tipicamente, a menos que os outros personagens concordem, eu tento fazer algumas poucas ações pequenas em meu turno (recarregar, sacar outra arma, entrar em uma postura de luta, ver meus ferimentos...) e uma ou duas ações grandes (que geralmente significam atacar).

5 - Mantenha tudo realista, mesmo num cenário não tão realista assim.

O que significa? Siga a física e o bom senso. Mesmo se o ambiente não é um cenário como a vida real e envolve magia, robôs e etc, mantenha as reações e ações do seus personagens realistas ao cenário em que eles estão.

Exercício básico e rápido:

01) Então, diga-se de passagem que certa noite a sua personagem está bêbada e tem o seu oponente encurralado contra uma parede de tijolos em um beco. Parece que você vai ganhar essa, legal. Então você lança um soco - o mais forte que você consegue - e no último momento seu sóbrio, ágil oponente se move de lugar. Pode adivinhar o que acontece a seguir? É:

a) A parede de tijolos vira um monte de almofadas

b) Sua mão fratura contra a parede de tijolos. Ouch.

c) Não é justo, como ele se moveu?

d) Meu personagem pode parar a própria mão antes que ela acerte a parede.

e) Era uma farsa! Quando meu inimigo se move eu dou um chute lá onde conta. Era o meu verdadeiro plano o tempo todo Muahahahahahaha...





... Resposta ...

Esta cena é obviamente imensamente exagerada, mas a melhor resposta é provavelmente b) Sua mão fratura contra a parede de tijolos. Ouch mesmo

Se você não pensou tão longe assim, olhe os detalhes de novo: sua personagem está bêbada, está escuro e ela está enfraquecida. Seu adversário é ágil e está sóbrio. Você está muito próximo e sua percepção de profundidade fraca. Sua reação lenta por causa por causa do álcool. Portanto é perfeitamente lógico - e mais realista - assumir que seu oponente se moveu para fora do caminho do soco. Você não poderia ter uma mente absurda o suficiente ou um senso tão ruim para escrever que sua personagem segurou seu próprio punho antes dele ser enterrado na parede.

6 - Lembre-se que é apenas ficção!

Eu pensei que seria uma maneira boa de encerrar. Soa óbvio, mas é outro ponto importante. Mesmo se você ficar frustrado, ou descobrir que você tem um parceiro difícil, lembre-se que no final do dia era a penas ficção. Mantenha tudo o tão leve quanto puder, mantenha divertido e mantenha interessante não só para você, mas para todo mundo.


Espero que tenha ajudado, comente o que achou <3

IDEIAS PARA MAJORESWhere stories live. Discover now