ABORDANDO .05 | ASSUNTOS QUE NÃO DOMINAMOS

735 52 3
                                    

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão:   

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão:   

  O assunto que hoje será abordado, foi um comentário de sugestão:   

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Bom, então vamos começar!  

Como escrever sobre assuntos que não dominamos? é possível?

É possível sim produzir conteúdos sobre assuntos que não dominamos e, com isso ampliarmos nosso aprendizado e nossa maneira de enxergar as coisas. 

A primeira coisa que devemos fazer para escrever sobre assuntos que não dominamos é: 

1 - Faça muita pesquisa!

Por vezes, temos ideias de escrever histórias cujas temáticas não dominamos. Contudo, isso não significa que não possa escrever uma obra de grande qualidade sobre um assunto que nós mesmos poderíamos não ter a capacidade de escrever. É aqui que entra a sua capacidade de pesquisa, e é esse fator que muitas vezes separa um escritor amador de um profissional, vamos dizer.

É importante que recorra a fontes credíveis, como sites institucionais. Não recorra a informações que leu em blogs de qualidade duvidosa, pois, por vezes, têm informações que não correspondem inteiramente à verdade e talvez isso te atrapalhe mais. Naturalmente, deve tirar notas e não copiar. Deverá sempre lembrar que a originalidade dos capítulos não só é bem vista pelos leitores, como a mesma poderá mesmo permitir que o seu enredo se destaque dos demais.

2 - Não coloque barreiras no seu processo criativo

Nós somos nossos piores inimigos algumas vezes. Quando nos deparamos com uma ideia que já rotulamos ser "difícil" no nosso cérebro é o primeiro a concordar e mandar "não será possível escrever sobre isso". Mas não queira deixa-lo te vencer por ter uma barreira, não pense assim, sempre é possível inovar, escrever algo diferente, oferecer um enredo de maneira mais criativa e etc.

Tudo requer conhecimento, vontade e experimentação. Pois, às vezes, é válido fazer alguns testes até realmente acertar no tom e na linguagem que quer. O importante é realizar esse projeto e trabalhar junto com o si mesmo para acertar o caminho do enredo.

Por isso, experimente oferecer uma informação com outra linguagem, com um novo formato de história, deixe seus personagens blindados e os faça terem vida como se fossem reais, crie cenas que você mesmo duvidava que pudesse fazer e etc. 

3 - Um enredo começa com grandes ideias e grandes ideias nascem de bons rascunhos 

Por fim, um dos pontos fundamentais: os rascunhos, ou seja, escreva tudo o que você puder de informações - resumidas - , os seus principais objetivos no enredo, fale de cenas essenciais para que a história tenha sua magia e faça a escolha do tema a ser escrito para seus leitores. 


Simples tópico para organizar seu rascunho:

1 - Informações do enredo, no seu ponto e o rumo que quer.

2 - Qual é o assunto maior? Ex: Fala sobre uma doença? Cole aqui todas as principais informações sobre.

3 - Descreva a personagem principal, ela têm a doença ou segredo? como ela se sente sobre? o que ela espera e deseja? 

4 - Fale pontos essenciais que precisão acontecer no enredo para ter o resultado esperado.

5 - Já pensa no final? descreva o que espera, como a personagem estará, o que o assunto maior e principal se tornou.


E lembre-se, não basta apenas escrever e fim de história, para saber se a obra realmente é uma boa escolha para ser postada e terminada de fato, releia todo seu rascunho e deixe as ideias surgirem dia após dia, se tudo ocorrer como planeja, o que está esperando pra postar?


Espero ter ajudado!

IDEIAS PARA MAJORESWhere stories live. Discover now