3. Um Dia Normal

1 0 0
                                    

Depois de chegar da escola e almoçar, Felipe resolve tirar a tarde para estudar Doutrina Espírita. Pesquisa na internet as obras de Léon Denis, encontra o livro Socialismo e Espiritimo, decide lê‑lo! Empolgado com sua descoberta não observa que Ivan e mais de cem jovens estudantes estão ao seu lado. O amigo espiritual resolveu realizar um estudo coletivo a partir da leitura de Felipe. Ao abrir o arquivo ele vê.

"Espiritismo e Socialismo estão unidos por laços estreitos..."

Socialismo e Espiritismo unidos por laços estreitos? O pensamento de Felipe é visto por Ivan e pelos estudantes.

— Nunca suspeitei dessa união. Comenta um jovem desencarnado para Ivan.

— É preciso, antes de tudo, que você entenda o que Léon Denis quer dizer por socialismo, é algo muito diferente do socialismo marxista ou comunista. Vejamos a definição de Denis, explica Ivan e aponta para o segundo parágrafo do livro que Felipe está lendo.

"Todavia, antes de tudo, importa bem definir os termos que empregamos. Para nós, o Socialismo é o estudo, a pesquisa e a aplicação de leis e meios suscetíveis de melhorar a situação material, intelectual e moral da Humanidade. Nessas condições são numerosas as nuances, as variedades de opiniões, de sistemas, desde o Socialismo Cristão até o Comunismo, e todo o homem cuidadoso com a sorte de seus semelhantes pode se dizer socialista, quaisquer que sejam, aliás, suas predileções."

— Para o continuador de Kardec, socialismo é o estudo do mundo social com o compromisso de melhorar a vida dos seres humanos. Entender isso é essencial. Destaca Ivan.

Felipe continua a leitura e Ivan chama‑lhe mentalmente a atenção sobre a importância que Denis dá para a educação do povo e define que o problema central das questões sociais é a conduta moral.

Interessante, o socialismo materialista não fala sobre isso. Pensa Felipe.

Por isso, ele não deu certo, querer elevar o ser humano definindo‑o como um ser material é uma contradição que trouxe sofrimento a milhões de pessoas. Projeta Ivan essa reflexão na mente de Felipe.

— É... Responde Felipe sem se dar conta que conversava com Ivan.

Felipe ao ler o trecho: "Hoje em dia, são as classes trabalhadoras que por vezes desejam alçar‑se e dirigir por sua vez a sociedade. Mas o despotismo que vem debaixo não é melhor do que aquele que vem do alto; é talvez pior, pois que mais brutal e mais cego." Léon Denis é contra o materialismo e também a opressão política! Pensa Felipe.

— Exatamente! Comenta Ivan respondendo ao pensamento de Felipe e explica para o grupo: a visão social de Léon Denis defende que todos devem se preocupar com a condição social de todos e que as transformações sociais devem ser conquistadas em clima de respeito e liberdade. Ele não apoia a revolução violenta nem a exploração desumana. Talvez devêssemos criar outro termo para essa proposta social, porque o termo socialismo, hoje, é associado aos regimes desumanos e autoritários que nada tem com a definição de Denis. Porém, até que algum estudioso do assunto consiga elaborar uma teoria social espírita, pois Denis não pode se ocupar apenas com esse assunto, manteremos esse termo, explicando seu real significado.

Felipe que capta a explicação de forma insconsciente pensa: será que um dia teremos um missionário que irá desenvolver essas reflexões e elaborar propostas de melhoria social baseadas em uma compreensão mais ampla da vida material e espiritual?

— Sim, certamante, missionários já reencarnaram com essa tarefa.

Fala Ivan para Felipe e para o grupo.

Renovação Social e Imortalidade - Se a Mediunidade Falasse 8Where stories live. Discover now