1 - A Experiência inicial de Jacó em Busca da Bênção

225 5 0
                                    

Lemos em o Livro de Gênesis que Jacó lutou com um anjo durante a noite inteira, e não o deixou partir enquanto não fosse abençoado. Por incrível que nos pareça, o anjo foi vencido e somente ao amanhecer conseguiu se desvencilhar de Jacó, puxando um tendão de sua coxa e o aleijando por toda a vida. A cena é enigmática em todos os sentidos, e devemos ler cuidadosamente cada parte do texto a fim de fundamentarmos biblicamente nossa teologia da Bênção.

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.

Aquele anjo não conhecia Jacó. Se você tentar enxergar os anjos do Antigo Testamento como os vê em o Novo irá perder grandes extratos das Revelações de Deus. Antes da vinda de Jesus os anjos eram os únicos mediadores das bênçãos divinas e os hebreus os chamavam de malaquins, ou correspondentes. Eles realmente possuíam "poder" para abençoar a quem quisessem, e não precisavam se reportar a Deus para isto. Estavam autorizados a se revelar aos homens e agir em nome do Senhor.

Jacó passou por muitas experiências com os malaquins, começando com sua fuga, em Betel, até sua volta. Eles o abençoaram em nome do Senhor e o acompanharam por toda a vida. O episódio do Jaboque ocorreu após a experiência onde "encontraram-no os anjos de Deus. E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim" .

Pensamos que Jacó tenha sido um privilegiado, afinal, a maioria de nós passará a vida inteira sem jamais vermos os exércitos de anjos que nos cercam de dia e de noite. Sabemos pelo Novo Testamento que eles estão à serviço dos santos, afinal, não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? .

Mas também sabemos que após a vinda de Cristo houve uma mudança de turno, e os anjos do Antigo Testamento cederam o posto aos anjos da Nova Aliança. A dispensação da graça estabelece Jesus como o único mediador entre Deus e os homens e as ordens angelicais assumiram outras funções, como serviçais da Igreja, não como mediadores das bênçãos.

Próximo Capítulo: Jesus é o Único Mediador das Bênçãos Divinas

Oração - O Segredo que libera as BênçãosWhere stories live. Discover now