3 - A Grande Bênção do Novo Nome

104 3 0
                                    

Eis a primeira Bênção que um crente deve buscar: UM NOVO NOME, pois o antigo está debaixo da corrupção do pecado. Mesmo que seja um nome importante entre os homens, nada lhe aproveita para herdar as bênçãos de Cristo. De fato, a cultura bíblica reserva um grande material para tratar esta questão da nomeação para o Reino de Deus.

Adão foi o primeiro homem e havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria, e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome (). Deus outorgou autoridade a Adão e quando levou os animais para serem nomeados, reconheceu o poder que o homem tinha sobre eles. Depois lhe trouxe a mulher e Adão a nomeou também, mostrando que um ser sem nome é um ser sem identidade.

No Reino de Deus os homens precisam de uma nova identidade, pois a antiga não é reconhecida para nada, e Jacó sabia disto. Em sua luta com o anjo ele diz: "Não te deixarei ir, se não me abençoares". Que bênção ele quer? Ele busca a Bênção do novo nome! Mas o episódio do Jaboque não pode ser lido como um evento fortuito, que acontece por acaso, não planejado, eventual, imprevisto e inopinado. Foi proposital.

Deus tem o propósito de mudar a identidade dos homens, de todos aqueles que estão em busca de entrar em aliança com Ele. E aqui há um mistério, pois sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (). Não haja dúvida em nossos corações acerca desta verdade - Jacó buscou a Bênção do nome por que acreditou do início ao fim nas promessas de Deus, e lutou por elas.

Ele tinha fé, mas não tinha nome. Assim também acontece com muitos hoje, que acreditam nas promessas, mas não estão com seus nomes escritos nos céus. Estas pessoas não buscam os céus, e sim, as coisas da terra, como Esaú, mas Deus sonda os corações para saber se vai nomear ou não as pessoas com a Bênção do nome.

Na luta de Jacó com o anjo há muitos elementos espirituais envolvidos, pois eles ficam a noite toda agarrados um ao outro. Tudo é estranho para nossa mentalidade racionalista, afinal, como um homem tem força para segurar um espírito? É por que, naquele momento, Jacó estava em estado de graça, em uma experiência mística, espiritual. Não era o Jacó na carne! Era outra dimensão, onde homens e anjos se igualam.

Caso o leitor não saiba, seria bom tomar conhecimento desta doutrina. As bênçãos de Deus são de ordem espiritual, sempre. Jamais são materiais, ou seja, primeiro o homem é levado à dimensão do espírito, onde estão todas as bênçãos. Paulo tinha plena compreensão disto, quando escreveu:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Próximo Capítulo: As Bênçãos de Deus estão nas Regiões Espirituais

Oração - O Segredo que libera as BênçãosWhere stories live. Discover now