VI - Todos os tipos e condições dos homens. . . e mulheres

1.5K 72 2
                                    

Um dia de setembro nas colinas da Ilha do Príncipe Eduardo; um vento fresco soprando sobre as dunas do mar; uma longa estrada vermelha, serpenteando pelos campos e bosques, agora dando voltas em torno de um canto de abetos largos, agora enfiando uma plantação de jovens bordos com grandes folhas de samambaias embaixo deles, agora mergulhando em um buraco onde um riacho brilhava. os bosques e neles novamente, agora se aquecendo ao sol aberto entre fitas de ágata de ouro e ásteres azul-fumaça; ar atarrilhando com as rajadas de miríades de grilos, aqueles alegres reformados das colinas de verão;um pônei marrom rechonchudo caminhando ao longo da estrada; duas garotas atrás dele, cheias até os lábios com a alegria simples e inestimável da juventude e da vida.

"Oh, este é um dia que sobrou do Éden, não é, Diana?" . .e Anne suspirou por pura felicidade.“O ar tem magia nisso. Olhe a púrpura na taça do vale da colheita, Diana. E oh, cheire o abeto moribundo! Está vindo daquela pequena cavidade ensolarada onde o Sr. Eben Wright está cortando postes de vedação. Felicidades é isto em tal dia estar vivo; mas cheirar o abeto moribundo é muito céu. São dois terços de Wordsworth e um terço de Anne Shirley. Não parece possível que devesse estar morrendo abeto no céu, não é? E, no entanto, não me parece que o céu seria perfeito se você não conseguisse sentir o cheiro de um arbusto morto enquanto atravessava a floresta. Talvez tenhamos o cheiro lá sem a morte. Sim, acho que esse será o caminho. Esse delicioso aroma deve ser as almas dos abetos. . . e é claro que serão apenas almas no céu. ”

“As árvores não têm almas”, disse Diana prática, “mas o cheiro de abeto morto é certamente adorável. Vou fazer uma almofada e encher com agulhas de abeto. É melhor você fazer uma também, Anne.

“Eu acho que vou. . . e usá-lo para minhas sonecas. Eu estaria certo de sonhar que eu era uma dríade ou um magricela então. Mas neste exato minuto eu estou bem contente em ser Anne Shirley, Avonlea schoolma'am, dirigindo por uma estrada como esta em um dia tão doce e amigável. ”

"É um dia adorável, mas temos algo além de uma tarefa adorável diante de nós", suspirou Diana. - Por que você se ofereceu para angariar essa estrada, Anne? Quase todas as manivelas em Avonlea vivem ao longo dela, e provavelmente seremos tratados como se estivéssemos implorando por nós mesmos. É o pior caminho de todos.

“É por isso que escolhi isso. É claro que Gilbert e Fred teriam tomado essa estrada se tivéssemos perguntado a eles. Mas veja, Diana, eu me sinto responsável pela AVIS, desde que fui o primeiro a sugerir, e parece-me que devo fazer as coisas mais desagradáveis. Sinto muito por sua conta. mas você não precisa dizer uma palavra nos lugares mal-humorados. Eu farei toda a conversa. . .A Sra. Lynde diria que eu era bem capaz. A Sra. Lynde não sabe se aprova nosso empreendimento ou não. Ela se inclina, quando se lembra de que o Sr. e a Sra. Allan são a favor dela; mas o fato de que as sociedades de melhoramento de vilarejos se originaram nos Estados Unidos é uma contagem contra isso. Então ela está hesitante entre duas opiniões e só o sucesso nos justificará nos olhos da Sra. Lynde. Priscilla vai escrever um artigo para nossa próxima reunião de Melhoria, e espero que seja bom, pois sua tia é uma escritora tão inteligente e, sem dúvida, funciona na família. Nunca esquecerei a emoção que me deu quando descobri que a Sra. Charlotte E. Morgan era a tia de Priscilla. Parecia tão maravilhoso que eu era uma amiga da garota cuja tia escreveu 'Edgewood Days' e 'The Rosebud Garden' ”.

"Onde mora a senhora Morgan?"

"Em Toronto. E Priscilla diz que vai à ilha para uma visita no próximo verão e, se for possível, Priscilla providenciará para que nos encontremos com ela. Isso parece quase bom demais para ser verdade, mas é algo agradável de se imaginar depois que você vai para a cama.

A Avonlea Village Improvement Society foi um fato organizado. Gilbert Blythe era presidente, vice-presidente de Fred Wright, secretário de Anne Shirley e tesoureira de Diana Barry. Os "Aprimoradores", como foram prontamente batizados, deveriam reunir-se uma vez por quinzena nas casas dos membros.Admitiu-se que eles não poderiam esperar afetar muitas melhorias tão tarde na temporada; mas pretendiam planejar a campanha do próximo verão, coletar e discutir idéias, escrever e ler artigos e, como Anne disse, educar o sentimento público em geral.

Anne de Avonlea - L.M. Montgomery Onde as histórias ganham vida. Descobre agora