XIII - Uma noite fantástica

853 24 0
                                    

Uma noite, uma semana depois, Anne decidiu correr pelos campos até a casa do riacho para uma ligação informal. Era uma noite de neblina cinzenta que surgira do golfo, envolvia o porto, enchia os vales e vales e se agarrava pesadamente aos prados outonais. Através dela o mar soluçou e estremeceu. Anne viu Four Winds em um novo aspecto, e achou estranho, misterioso e fascinante; mas também lhe dava uma sensação de solidão. Gilbert estava fora e estaria ausente até o dia seguinte, assistindo a uma pow-wow médica em Charlottetown. Anne ansiava por uma hora de comunhão com uma namorada. O capitão Jim e a senhorita Cornélia eram "bons companheiros" cada um à sua maneira; mas a juventude ansiava pela juventude.

"Se apenas Diana, Phil, Pris ou Stella pudessem aparecer para uma conversa", ela disse para si mesma, "quão delicioso seria! Esta é uma noite tão FANTÁSTICA. Tenho certeza de que todos os navios que já navegaram para fora de Four Ventos para o seu destino podiam ser vistos hoje à noite navegando pelo porto com suas tripulações afogadas em seus conveses, se aquela neblina encoberta pudesse de repente ser afastada.Eu sinto como se escondesse inumeráveis ​​mistérios - como se eu estivesse cercado pelos fantasmas das gerações antigas de pessoas Four Winds olhando para mim através daquele véu cinza.Se as queridas senhoras mortas desta pequena casa voltassem para revisitá-las, elas viriam apenas uma noite como esta: se eu sentar aqui por mais tempo, eles ali em frente a mim na cadeira de Gilbert Este lugar não é exatamente sagaz esta noite.Até mesmo Gog e Magog têm um ar de erguer os ouvidos para ouvir os passos dos convidados invisíveis. Vou correr para ver Leslie antes de me assustar com minhas próprias fantasias, como fiz há muito tempo no caso da Floresta Assombrada. Vou deixar minha casa dos sonhos para receber de volta seus antigos habitantes. Meu fogo lhes dará minha boa vontade e saudação - eles partirão antes que eu volte, e minha casa será minha mais uma vez. Esta noite, tenho certeza de que está mantendo um encontro com o passado ".Esta noite, tenho certeza de que está mantendo um encontro com o passado ".Esta noite, tenho certeza de que está mantendo um encontro com o passado ".

Rindo um pouco sobre sua fantasia, ainda com algo de uma sensação assustadora na região de sua espinha, Anne beijou sua mão para Gog e Magog e saiu para a névoa, com algumas das novas revistas debaixo do braço para Leslie.

"Leslie é louca por livros e revistas", dissera a srta. Cornelia, "e quase nunca a vê. Ela não pode comprá-los ou se inscrever para eles. Ela é muito pobre, Anne. Não vejo como ela faz questão de viver de todo o pequeno aluguel que a fazenda traz. Ela nem sequer insinua uma queixa sobre a pobreza, mas eu sei o que deve ser. Ela tem sido prejudicada por toda a sua vida. quando ela era livre e ambiciosa, mas agora deve ter raiva, acredite em mim, estou feliz por ela ter parecido tão alegre e alegre a noite que passou com você. Capitão Jim me disse que ele tinha justamente para colocar seu boné e casaco e empurrá-la Fora da porta. Não demore muito para vê-la também. Se você é, ela vai pensar que é porque você não gosta da visão de Dick, e elaVou rastejar em sua concha novamente. Dick é um bebê grande, inofensivo e inofensivo, mas aquele sorriso tolo e riso dele dá nos nervos de algumas pessoas. Graças a Deus, eu não tenho nervos. Eu gosto mais de Dick Moore agora do que jamais fiz quando ele estava em seus sentidos certos - embora o Senhor saiba que isso não está dizendo muito. Eu estava lá em baixo, um dia, na faxina, ajudando um pouco Leslie, e eu estava fritando rosquinhas. Dick estava pendurado para pegá-lo, como de costume, e de repente ele pegou um escaldante e quente que eu acabara de tirar e deixou cair na parte de trás do meu pescoço quando eu estava me curvando. Então ele riu e riu. Acredite em mim, Anne, foi preciso toda a graça de Deus em meu coração para me impedir de apenas mexer na panela de gordura fervente e derramar sobre a cabeça dele.

Anne riu sobre a ira da senhorita Cornelia enquanto corria pela escuridão. Mas risadas concordaram com aquela noite. Ela estava sóbria o suficiente quando chegou à casa entre os salgueiros. Tudo estava muito silencioso. A parte da frente da casa parecia escura e deserta, por isso Anne deslizou para a porta lateral, que se abria da varanda para uma pequena sala de estar. Ali ela parou sem fazer barulho.

A porta estava aberta.Além, na sala mal iluminada, estava Leslie Moore, com os braços estendidos sobre a mesa e a cabeça inclinada sobre eles. Ela estava chorando horrivelmente - com soluços baixos e ferozes, sufocados, como se alguma agonia em sua alma estivesse tentando se arrancar. Um velho cachorro preto estava sentado ao lado dela, com o nariz apoiado no colo, os grandes olhos caninos cheios de mudo, implorando simpatia e devoção. Anne recuou desanimada. Ela sentiu que não poderia interferir com essa amargura. Seu coração doía com uma simpatia que ela não pronunciava. Entrar agora seria fechar a porta para sempre em qualquer ajuda ou amizade possível. Algum instinto advertiu Anne de que a garota orgulhosa e amarga nunca perdoaria a quem assim a surpreendeu em seu abandono do desespero.

Anne deslizou silenciosamente da varanda e encontrou o caminho pelo jardim. Além disso, ela ouviu vozes na escuridão e viu o brilho fraco de uma luz. No portão, ela encontrou dois homens - Capitão Jim com uma lanterna e outro que ela sabia ser Dick Moore - um homem grande, muito gordo, com um rosto largo, redondo e vermelho, e olhos vazios. Mesmo sob a luz fraca, Anne teve a impressão de que havia algo incomum em seus olhos.

"É você, senhora Blythe?" disse o capitão Jim. "Agora, agora, você não deveria estar vagando sozinho em uma noite como esta. Você poderia se perder nesse nevoeiro mais fácil do que não. Jest você espera até eu ver Dick seguro dentro da porta e eu vou voltar e acender Você não vai ter o Dr. Blythe chegando em casa e descobrindo que você caminhou limpa sobre o Cabo Leforce no nevoeiro.Uma mulher fez isso uma vez, quarenta anos atrás.

"Então você esteve aqui para ver Leslie", ele disse, quando se juntou a ela.

"Eu não entrei", disse Anne, e contou o que tinha visto. Capitão Jim suspirou.

"Pobre, pobre, menina! Ela não chora com frequência, Senhora Blythe - ela é muito corajosa para isso. Ela deve se sentir péssima quando chora. Uma noite como esta é difícil para as pobres que têm tristezas. Há algo sobre isso. aquele gentil traz à tona tudo o que sofremos - ou tememos ".

"Está cheio de fantasmas", disse Anne, com um arrepio. "Foi por isso que eu vim - queria segurar uma mão humana e ouvir uma voz humana.

"Parece haver tantas presenças INHUMANAS sobre esta noite. Até a minha querida casa estava cheia deles. Eles me deram uma cotovelada. Então eu fugi para cá para a companhia da minha espécie."

"Você tinha razão em não entrar, Mistress Blythe. Leslie não teria gostado. Ela não teria gostado de mim indo com Dick, como eu teria feito se não tivesse te conhecido. Eu tinha Fique comigo o dia todo. Eu o mantenho comigo o máximo que posso para ajudar Leslie. "

"Não há algo estranho em seus olhos?"perguntou Anne.

"Você notou isso? Sim, um é azul e o outro é avelã - o pai dele tinha o mesmo. É uma peculiaridade de Moore. Foi isso que me disse que ele era Dick Moore quando o vi pela primeira vez em Cuby. Se não tivesse Eu não conhecia ele, com sua barba e gordura Você sabe, eu acho, que fui eu que o encontrei e o trouxe para casa A senhorita Cornelia sempre diz que eu não deveria ter feito isso Mas não posso concordar com ela, foi a coisa certa a fazer - e assim foi a única coisa. Não há dúvida em minha mente sobre isso, mas meu velho coração dói por Leslie. oito e ela comeu mais pão com tristeza do que a maioria das mulheres faz em oitenta anos ".

Eles caminharam em silêncio por um tempo. Anne disse: "Você sabe, Capitão Jim, eu nunca gosto de andar com uma lanterna. Eu sempre tenho a estranha sensação de que fora do círculo de luz, logo acima de sua borda na escuridão, eu estou cercado por um anel furtivo. , coisas sinistras, me observando das sombras com olhos hostis Eu tive esse sentimento desde a infância Qual é a razão Eu nunca me sinto assim quando estou realmente na escuridão Quando está perto de mim Eu não estou nem um pouco assustada. "

"Eu tenho algo desse sentimento", admitiu o Capitão Jim. Acredito que quando a escuridão está perto de nós, é um amigo. Mas quando nos separamos, afastamo-nos de nós - divorciamo-nos dele, por assim dizer, com a luz da lanterna -, torna-se um inimigo.

"Há um vento oeste inteligente subindo, se você notar. As estrelas estarão apagadas quando você chegar em casa."

Eles estavam fora; e quando Anne voltou a entrar em sua casa de sonhos, as brasas vermelhas ainda estavam brilhando na lareira, e todas as assombrações estavam desaparecidas.

Casa dos Sonhos de Anne - L. M. MontgomeryNơi câu chuyện tồn tại. Hãy khám phá bây giờ