amar e ser amada por elas

5 1 0
                                    

"lembras-te de quando me perguntaste o que é amar alguém e eu olhei para ti com olhos de quem não sabe?" — perguntei com esperança que ela se lembrasse.
"sim! rimos bastante nesse dia! eu até te contei que esperava nunca encontrar o amor, porque é assustador viver em algo no qual não sei o fim", ela respondeu, bebida em mãos e olhos fixados no concerto de luzes que os astros dançavam nos céus.
"Eu finalmente sei o que é amar. É assustador. Não é um fogo que arde sem se ver, nem é deixar quem tu amas ir mesmo que isso signifique que te afogas num mar de mágoas.
Isso tudo é o amor aos olhos dos poetas, aqueles que fazem tudo um bocado mais bonito. Amar é entender que a pessoa ao teu lado fem falhas e defeitos. É entender que vão haver dias em que vais ter que dar 100%, e noutros não vais conseguir dar sequer 50%, mas sabes que a outra pessoa vai dar o restante por ti. Amar é cair em tentações, sentir saudades quando não devias e encontrar motivos para se ficar quando se deve ir. Amar é feio. É doloroso. Destrói."

Ela olhou-me com um tom de questão escrito na cara. "Então porque é que amas? Se é assim tão mau, quem é que te faz amar?"
Eu sabia que esta pergunta viria. Sabia que ela me questionaria a minha hipocrisia, e por isso tinha a resposta na ponta da lingua.
"Eu amo porque foram elas que me ensinaram a amar. Tudo o que disse sobre o amor é verdade, mas torna-se um pouco menos real quando se ama a pessoa certa. Na minha vida nunca encontrei a paz. Sempre precisei de ser forte e independente e alguém que nunca acalma o coração durante tempo suficiente para se entregar ao amor. Mas quando elas apareceram foi natural.

A conversa com elas é facil, as discussões terminam em assuntos resolvidos e o amor é o que não falta. As pessoas não entendem que para amar e ser-se amado não são precisas relações amorosas.
Elas são quem eu amo e quem me faz sentir amada platonicamente.
Elas ensinaram-me a dar e a receber, a ter paciência e a aprender que o mundo não tem o mesmo ritmo que eu. Aprendi que a complexidade e a diversão podem juntar-se e formar uma relação mesmo incrível.
Se me perguntasses de novo o que é amar, eu responder-te-ia o nome delas, porque o meu coração só guardou a alma que nelas reside.

Coisas que eu (nunca) disse ao meu Terapeuta. Where stories live. Discover now