CAPÍTULO 11

412 42 22
                                    


Algumas tardes depois, quando os cavaleiros voltaram ao grande salão, se depararam com uma enorme mesa redonda no local, cercada por cento e cinquenta cadeiras — Merlin sabia que mais cavaleiros chegariam com o passar dos anos. Arthur e seu conselheiro, em pé ao lado dela, esperavam-nos em silêncio. Merlin foi o primeiro a falar:

"Cavaleiros, vós estais diante não apenas de uma nova peça de mobília do grande salão, mas diante do símbolo de uma nova ordem de cavalaria. Nela, todos são iguais. Têm as mesmas responsabilidades e obrigações, e espera-se que demonstrem igual dignidade, bravura e diligência. Portanto, foi escolhida uma mesa redonda, sem cabeceiras, para simbolizar essa irmandade — todos aqui têm os mesmos direitos e deveres. Não briguem por precedência, nenhum privilégio vos será concedido. Aqui não há vassalos nem suseranos, e a sorte e glória de um será compartilhada por todos."

Alguns sorriam e trocavam olhares, vingados, outros olhavam o chão. Arthur tomou a palavra:

"Amigos, juntos criaremos algo novo. Tornaremos a Távola Redonda a mais alta ordem de cavalaria da Bretanha. Aqui, não sou vosso rei. Sou, como apontou Mestre Merlin, vosso irmão em armas. Sei que isso vai de encontro aos costumes, portanto, quem não concordar, pode ir embora sem prejuízo de minha amizade."

Como ninguém fizesse menção de sair ou se manifestar, o rei prosseguiu:

"Agradeço a vossa confiança. Estaremos ligados por votos de honra e honestidade. Será nossa obrigação defender os fracos explorados pelos fortes, não atacarmos uns aos outros, dar nossa vida por Logres, nada buscar além da honra, garantir hospitalidade a quem precisar. Nós nos reuniremos na corte cinco vezes ao ano, nas festividades de Páscoa, Quinta-feira da Ascensão, Pentecostes, Todos os Santos e Natal — bem como poderei convocar-vos em outras datas se a necessidade se apresentar. Nessas ocasiões, os presentes deverão narrar seus atos de cavalaria, sejam bem ou mal sucedidos, fielmente, para transcrição em nossos registros. Não mintais, ou sofrereis as consequências impostas aos perjuros. Se estiverdes de acordo com as obrigações, aproximai-vos para o juramento perante Mestre Merlin, que será nossa testemunha."

Todos se aproximaram e, após prestar o juramento, viram, maravilhados, o nome de cada um se inscrever em letras douradas nas costas das cadeiras onde deveriam tomar assento. Apesar do temperamento reservado e quase inacessível, Merlin por vezes manifestava uma veia exibicionista, ocasiões em que não se furtava a impressionar uma plateia com pequenos truques de ilusão e se divertia observando discretamente as expressões da audiência. Sem dúvida conseguira impactar a plateia. Depois arrumaria com algum artesão para que pintasse os nomes em definitivo antes da próxima reunião.

Após a cerimônia, enquanto a maioria foi dispensada, uns poucos foram retidos. A conselho de Merlin, Arthur decidira conceder algumas terras aos cavaleiros mais humildes que não as possuíssem. Do contrário, eles seriam obrigados a viver no castelo de Camelot, como uma espécie de "cavaleiros domésticos" — o que poderia induzir a que fossem subentendidos como inferiores e impactaria no sentimento de igualdade que julgavam tão importante à Távola Redonda.

***

As aulas prosseguiam todas as manhãs, e mesmo, muitas vezes, à tarde, quando Lady Morgana liberava Lady Viviane de suas obrigações — e Morgana mostrava uma boa-vontade incomum com os estudos de sua dama de companhia, sempre incentivando-a a aproveitar todo o tempo livre que Mestre Merlin tivesse para instruí-la. E Merlin fazia questão de deixar claro para Lady Viviane que tinha muito tempo livre. O rei o estava hospedando ali por uma cortesia, não porque necessitasse de muitos serviços dele no momento.

Aquelas aulas foram se tornando o momento mais agradável do dia de Merlin, e ele queria estendê-las pela maior quantidade de horas que conseguisse — considerava esse exagero como um prazer inofensivo, afinal, após as bodas, tudo voltaria ao normal, o que significava que os encontros logo estariam resumidos às poucas horas por semana habituais. Se Viviane mostrava-se entusiasmada com aprender mais em menos tempo e Morgana estava disposta a abrir mão de seus serviços, por que não aproveitar essa feliz situação temporária?

Vale sem RetornoWhere stories live. Discover now