MARKETING POLÍTICO

58 0 0
                                    


Marketing é um processo de trocas em que as pessoas obtêm um produto ou serviço de que necessitam pagando por isso. Envolve necessidades e desejos, isto é, o que querem, como querem, onde querem, quando e a que preço. Fazer Marketing é proporcionar produtos ou serviços que as pessoas compram, ficam satisfeitas e desejam continuar comprando. Traduzindo isso para a política e simplificando, o Marketing Político visa proporcionar ao eleitor a satisfação de suas necessidades de forma a fazê-lo desejar continuar votando e elegendo seu candidato. O político presta serviços e é pago com o voto que o mantém no cargo.

Os potenciais eleitores constituem o público-alvo. O Marketing Político deve atuar sobre o público-alvo a fim de ajudar a descobrir quais são as necessidades e os desejos dos eleitores e satisfazê-los com trabalho ou com propostas de trabalho melhores do que as dos concorrentes. Para isso, é preciso entender a diferença entre necessidades e desejos. A necessidade não pode ser criada. Ela é requerida pelas pessoas para sobreviver decentemente. Os desejos são as formas como as pessoas podem satisfazer suas necessidades. Para exemplificar de forma bem simples, uma das necessidades básicas do ser humano é a de se alimentar, mas ele pode desejar se alimentar com arroz e feijão ou com um churrasco completo. O eleitor necessita de um emprego, pode desejar trabalhar no serviço público, ser um bancário ou trabalhar por conta própria. Necessita de uma casa, mas pode desejar uma casa popular, uma mansão ou um bangalô na serra. As necessidades podem ser atendidas de várias maneiras, de acordo com os desejos de cada um.

O marketing começa pela determinação de quais benefícios o eleitor necessita e deseja (informação obtida através de pesquisas) e envolve toda a elaboração de propostas (as famosas promessas dos políticos) capazes de assegurar, na mente do eleitor, a satisfação de suas necessidades. Para divulgar isso, utiliza a Propaganda Política, que abrange um leque variado de opções, desde os santinhos até a ação planejada e estruturada de uma Assessoria de Impressa (veja capítulo específico sobre o assunto.). O Marketing Político pressupõe uma orientação aos eleitores, descobrir o que os motiva, o que espera de um político e que benefícios terão elegendo-o. É atribuição do Marketing o estudo do perfil dos eleitores, criar propostas que satisfaçam suas necessidades e desejos, comunicando-as de maneira eficaz, aliadas à imagem do candidato.     

O CANDIDATO A VEREADOR - Um Manual Para Sua EleiçãoWhere stories live. Discover now