Capítulo 9

1.9K 166 10
                                    

CAPÍTULO IX






- Tia Soraya - Petra exclamou ao ver sua tia se aproximar. - Eu pensei que você fosse passar o dia com sua amiga.


A tia lhe contara, entusiasmada, que iria visitar uma velha amiga do colégio cuja filha ficara noiva de um riquíssimo príncipe.


Para a preocupação de Petra, contudo, a tia parecia muito angustiada, os olhos marejados de lágrimas.


- O que foi, tia? O que aconteceu? Por favor, me diga. Aconteceu alguma coisa com a sua amiga? - Petra pediu.


A tia balançou a cabeça emocionada.


- Por favor - Petra indagou. - Me conte o que aconteceu.


Aproximou-se da figura desamparada da tia num gesto protetor.


- Petra, eu não queria falar isso - a tia murmurou tristemente. - Mas a minha amiga me telefonou cancelando o encontro. Não é nada contra você, Petra. Não intencionalmente! Minha amiga compreende que você não quis... Bem, ela sabe que você teve uma criação européia. Ela disse que precisa proteger a sua filha porque a família de seu futuro genro é... muito conservadora...


Percebeu a hesitação na voz da tia e adivinhou o que viria em seguida.


Mesmo assim, foi um choque para Petra quando a tia confirmou seus receios.


- As pessoas estão falando de você, Petra! Eu sei que deve haver uma explicação aceitável para... para... tudo isso, mas minha amiga soube que você esteve sozinha com Rashid, e que vocês dois...


Ela se calou, tentou refrear as lágrimas e colocou a mão sobre a boca como se não quisesse dizer mais nada.


- Eu não posso acreditar que Rashid tenha agido assim. Expor você


a... não ter agido como um homem honrado e...


- Me pedido em casamento? - Petra completou, irônica. - Para falar a verdade, tia, foi isso mesmo que ele fez. Mas eu...


- Ele fez isso? - Soraya sorriu, aliviada, levantou-se e abraçou Petra calorosamente. - Oh, Petra, estou tão feliz... tão orgulhosa de você... de vocês dois. Ele será um ótimo marido. Seu avô vai ficar muito contente.


- Não, minha tia, você não me entendeu - Petra tentou protestar, aflita com a interpretação da tia. Uma coisa era contar-lhe sobre o pedido, por seu próprio orgulho e para o conforto dela. Outra era fazê-Ia pensar que estava satisfeita e disposta a aceitar a proposta.


Entretanto, ao tirar suas próprias conclusões diante das palavras de Petra, Soraya mostrou um entusiasmo imutável!


Rashid a pedira em casamento! Claro que era impossível Petra ter recusado. Todas as suas tentativas de dizer que não aceitara o pedido foram encaradas pela tia como brincadeiras.


- Eu sabia que poderia confiar em Rashid. Afinal, seria uma grande tolice por parte de vocês arriscar a perder suas reputações dessa forma, Petra. Sua mãe teria odiado saber que as pessoas estavam falando de você por aí - disse com leve reprovação.


Sua mãe! Petra sentiu uma pontada no coração. Sua mãe certamente odiaria saber que a filha era alvo de boatos, mas nunca a condenaria pelo que aconteceu.


- Então você e Rashid estão noivos - declarou com alegria.- Nós temos muito a fazer agora, Petra. Oh, meu bem - disse dando outro abraço em Petra. - Eu não ia lhe contar isso, mas agora que você tirou o peso da minha consciência, posso falar. Se Rashid não a tivesse pedido em casamento, nossa família e nossa posição na comunidade ficariam muito prejudicadas. Os negócios de meu marido seriam afetados, e seu primo não conseguiria arrumar um bom casamento. E seu avô... Eu não estou exagerando, Petra, mas tamanha vergonha iria matá-lo.

UM CONTO ÁRABE Where stories live. Discover now