2) A Escolhida do Barão - Série Os Barões Lancaster (ficção histórica)

77 21 4
                                    

Sinopse:

Um breve parêntese antes da primeira linha

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Um breve parêntese antes da primeira linha

A localização do tempo e do espaço deixa evidente que se trata de uma história de época. Esse recurso de identificar o local e período da história como introdutores de uma cena é válido, no entanto, deve-se levar em conta se ele é realmente essencial ou se há maneiras de incluir esse tempo e espaço na prosa do texto, uma vez que o leitor provavelmente já começará a leitura sabendo que se trata de um romance de época. Além disso, esse recurso pode se tornar inconstante com o passar da história, dando a impressão de que seu uso é aleatório. Por exemplo, se esta for a única vez em que esse recurso é usado, é melhor que o próprio texto informe o tempo e o local da história.

 Por exemplo, se esta for a única vez em que esse recurso é usado, é melhor que o próprio texto informe o tempo e o local da história

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Um primeiro parágrafo problemático

Na primeira frase, apenas uma chuva densa cai sobre Londres, portanto, não faz sentido usar o plural "densas chuvas", uma vez que isso se refere a uma chuva que se repete em um período de tempo (p.ex.: "densas chuvas de verão"). Ao final dessa mesma frase, "ruas de Londres" repete informação semântica e textual. O leitor sabe que se trata da cidade de Londres, pois já foi dito antes. Além disso, gramaticalmente, pode-se substituí-la por "elas" sem perda de significado. Ainda nessa mesma frase, diz-se "naquele horário", mas não é dito antes que horário é esse. Dia? Tarde? Noite? Isso só é revelado ao leitor na frase seguinte, devido a menção a casas noturnas, então, acredito que seja ideal dizer "naquela noite". Nesse parágrafo, quando o texto diz "para quem se encontrava a caminhar naquele horário pelas ruas de Londres", cria a impressão de que ele está se referindo a um personagem, só que não está, e isso fica meio solto na progressão do parágrafo. Por fim, a última frase tem problemas de coesão e revisão e precisa ser reescrita reorganizando melhor as características dessas casas noturnas; um ponto-final separando a frase em duas serviria de auxílio.

 Por fim, a última frase tem problemas de coesão e revisão e precisa ser reescrita reorganizando melhor as características dessas casas noturnas; um ponto-final separando a frase em duas serviria de auxílio

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Ponto-final precisa mesmo ser usado

A frase do segundo parágrafo sofre de problema semelhante à última do primeiro: a falta de um ponto-final (após "prazer"). Olhando ambas as frases, a primeira oração até poderia ser encaixada no final do primeiro parágrafo, para encerrá-lo revelando o personagem ao leitor (apenas uma sugestão). Na última frase, para evitar que o texto fique meio quebrado por causa do aposto, pode-se coordená-lo à oração principal, uma vez que é um ponto de vista relevante do personagem (p.ex.: "... nas mãos das mulheres que lhe proporcionavam puro prazer carnal e que, para ele, não passavam de meretrizes baratas").

 nas mãos das mulheres que lhe proporcionavam puro prazer carnal e que, para ele, não passavam de meretrizes baratas")

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Pontuação, conjunções e outros problemas

Esse parágrafo pareceu reunir todos os problemas anteriores em um só. Para ser mais prático, irei reescrevê-lo adaptando-o a uma forma mais clara e objetiva ao leitor (obviamente, essa é apenas uma das possibilidades dentre tantas outras de reescrita).

"Joseph se encontrava em puro deleite e estava com sorte naquela noite, pois acabara por vencer novamente no poker. Ao seu lado, uma bela mulher de fios loiros, olhos cristalinos e sorriso marcante, que já mostrara vários sinais de interesse, sorriu-lhe após ter recebido dele um olhar banhado por segundas intenções. Joseph sabia do poder de seu charme. Não apenas a sua aparência o ajudava a ter várias mulheres, mas também a sua riqueza de barão. Ele poderia ser considerado um narcisista, o que de fato era."

* * *

Gostou da resenha? Deixe seu voto e ajude o projeto a ter visibilidade na plataforma. Se puder, indique-o para os seus amigos. :)

Projeto Vinte LinhasWhere stories live. Discover now