Como esta pandemia te ajudou a perceber as coisas importantes na sua vida?

38 1 0
                                    

Tempo para pensar. Mas como? Não pensavas? Nenhum momento paravas para pensar? Claro que sim. Mas isto estava no tal do automático, não é? Ou eram apenas naquelas necessidades imediatas que vinham surgindo com o andar da carruagem? Acho que era isso mesmo. Pensar pra frente não acontecia. Ficavas envolto na correria do fazer, entregar, responder, cobrar e ai, o tempo ia passando e cadê o que era efetivamente importante para você?

Trabalho, só trabalho... ocupavas todo teu tempo em produzir alguma coisa para os outros em troca de algo tão efêmero que nem te dava tempo de aproveitar com a tua própria vida, não é?
Quantas vezes, no ano passado você foi a algum lugar que não significasse "ganhar dinheiro" para você? Praia, montanha, casa de campo, hotel-fazenda, férias de verdade? Férias de trinta dias não aquelas esprimidinhas que sempre tens sido estimulado por conta do "o trabalho não pode parar"?

Quantas horas tens dormido, de verdade, sono gostoso? Não vale aqueles sonos cheios de pesadelos ou as noites em que ele custa a ver porque só pensando nos problemas não resolvidos durante o dia. É sono de bater na cama e dormir até de manhã.

Quais as coisas que mais vezes passaram pela tua cabeça? Quais, destas coisas, seriam motivo de alegria e prazer repeti-las neste ano? Não tiveste isso? Nada fixou repetindo na cabeça como um mantra? Ih, complicado...

O que você julga ser a coisa mais importante da tua vida? Comprar ou conquistar? Receber ou pedir? Ter ou estar? Complicou? Pois é, este foi o intuito mesmo. Só assim, se você desejar ter a resposta precisarás parar para pensar. Pense mesmo porque a proposta de ter essa resposta é para isto. Mas pense com prazer de achar a resposta não com aqueles pensamentos diários que tens que dar a solução em pouco tempo. Estas aqui não precisam de pouco tempo para respostas mas serão duradouras. Quem sabe até o fim da tua vida?

Mas, voltando à pergunta inicial: é importante para você saber quais são as coisas importantes para a tua vida ou és daqueles que julgam tudo importante e colocam no mesmo prato estar e ser? Não entendeste? Estar significa temporário, com prazo de validade definido. Ser, significa duradouro, e com prazo de validade indefinido. Assim como dizia o poeta Vinícios "eterno enquanto dure".

Eu apenas desejo que você encontre as portas para ultrapassares ao invés de ficar ai sentado, agora que deves guardar isolamento social, olhando para o teto e sem saber o que fazer. Sim, muitos estão assim. Muitos irão morrer assim porque não buscam as portas. Ficam esperando as portas aparecerem do nada na sua frente. E elas não aparecerão assim. Você deverá procurar por elas. Com vontade de achá-las.

Não adianta resmungar, achando que és o último dos Moicanos porque não és. Não estás com esta bola toda!

Levanta a bunda da cadeira, tira o pijama e coloca um calção, uma camiseta e um tênis.

Enquanto exercitas você pode pensar em alternativas, em portas e até janelas. Mas, sai da imobilidade. Volta a se encontrar com o que é importante para a tua vida e vá de encontro a elas. Elas estão te esperando, acredite!

E então, quais são as coisas importantes na tua vida descobertas nestes tempos de pandemia?

TerapiaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora