O que fizeste na última semana que te deixou feliz?

14 2 0
                                    

Posso te perguntar primeiro o que é felicidade? Define para mim...

Felicidade não é uma coisa que você vá ali na esquina comprar; não é algo que você encontre "do lado de fora". Felicidade é algo que acontece "dentro de ti", é como se fosse a "tua alma estar contente", entende? É um sentir. É uma sensação, um sentimento como tantos outros, até antagônicos, que você sente: indiferença com alguma pessoa, por exemplo. Você sente e percebe que isso "nasceu dentro de ti" porque aquela pessoa fez alguma coisa que te incomodou. A felicidade pode também ser "definida" como algo que você sente por estar com uma pessoa, por exemplo; alguém que te deixa contente por estar junto, compartilhar tempo. Ficou melhor para você?

Sim. Entendi.

Nem posso dizer que não fiz coisa alguma. Estou escrevendo esses artigos, contos, sei lá que nome dar. Tenho falado de nossos encontros, das coisas que me fazes pensar sobre o momento em que vivemos.

E tudo começou com a busca de um terapeuta pois fui diagnosticado como em depressão (me recuso a aceitar mas fui em frente).

Sem dinheiro para pagar graças aos benefícios de aposentadoria reajustados de forma inadequada pela equipe dos governos passados, procurei alguém que fizesse caridade.
Ah, e qual não foi a minha surpresa de que estas almas estão em falta neste planeta. Só o pessoal religioso sabe o que é prestar caridade ao próximo. Ou será, que dando razão à minha negativa de aceitar este diagnóstico, não consigo encontrar e preciso seguir em frente, sozinho (?) cuidando do que eu mesmo escrevi na história para eu viver?

Mas, escrever estas experiências, essas nossas conversas tem sido uma boa "terapia". Obrigo minha cabeça a se conectar com o que já vivi para poder formar uma ideia que faça sentido. Pelo menos para alguns. Pelo menos para estes alguns que me dão força dizendo palavras de incentivo.

Isto tem me mantido ocupado não por uma semana mas por quase um ano. Isto também tem me levado a procurar, não só temas mas lugares onde possa disponibilizá-los mais facilmente para as pessoas lerem. Descobrir estes lugares, divulgar tem, também, me deixado um pouco mais feliz por ainda ter cabeça para fazer este tipo de atividade. Vejo pessoas paradas diante da TV se corroendo com as notícias que propagam sem muita profundidade. Sinto que o tal "manda que o povo compra" está se proliferando. Mas, não tenho como gritar aos quatro ventos porque minha voz já não ressoa tão alto.

E você, que está lendo, já parou para se fazer a pergunta título? O que tens feito além da rotina imposta do dia a dia? Fora o que tens que fazer, o que tens feito? Dormir, porque enquanto dormes não sabes o que está acontecendo? Não, não seja destes. Como dizia um desenho animado, levante este traseiro da cadeira (ou da cama) e vá buscar alguma coisa em busca de algo que te mantenha animado.

Não saias em busca de felicidade primeiro porque não podes sair de casa para qualquer coisa, não é? E depois, porque ela não pode ser encontrada noutro lugar que não seja dentro de você.
Felicidade é como palmito: você só encontra depois de ir mergulhando dentro de si mesmo, não é mesmo?

Ah, me lembrei de uma coisa que tem me apaixonado, me deixado com uma vontade imensa de fazer algum dia: subir montanhas. Tenho lido relatos dessas aventuras, visto fotografias de topo de montanhas. Me transporto para estes lugares. Sou capaz de sentir o frescor do ar, o perfume da mata, das flores. Em algumas delas me imagino tocar nas nuvens nas manhãs. O por do sol é muito diferente porque a gente consegue ver o horizonte coisa impossível da minha janela.
Mas, o receio com tudo isto me deixa sem vontade até de levantar da cama, mesmo com esse calor já chegando antes das sete da manhã para fazer nem que seja meia hora de caminhada. Manter meu corpo em movimento. Um desânimo toma conta de mim.

TerapiaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora