Organizar fora é organizar dentro!

1.3K 33 4
                                    

Chega um dia que o corpo transmite a bagunça da sua alma e a desorganização do seu coração já não passa mais desapercebida.
Glacia Zamella

Em uma das minhas sessões minha psicóloga Patrícia falou uma frase que marcou profundamente meu processo terapêutico, frase está que apliquei em minha vida e que até hoje possui impacto em meu cotidiano.

Ela disse - me o seguinte:

- O externo reflete o nosso interior e organizar fora é organizar dentro.

Em seguida ela explicou-me que a nossa desordem exterior é o reflexo da nossa desordem interior, ou seja tudo é conectado.

É fato comprovado que a desorganização física ( que podemos tocar) afeta nosso cérebro, deixando tudo em nossa mente mais confuso, dificultando pensamentos, nos deixando sem noção daquilo que nos é importante. A desordem provoca sobrecarga, gera stress e isso nos prejudica quando precisamos pensar de forma clara e objetiva.

Então organizar fora é organizar dentro.Achei isso fantástico! E comecei a pensar à respeito. Quer dizer que se eu organizo fora, ou seja se organizo uma bagunça física estou organizando dentro, estou organizando minha mente? Sim.

Exatamente isso, a organização externa nos ajuda a organizar a interna.Com isso refleti que apesar de querer ter tudo sempre organizado por muitas vezes minhas coisas ficavam desorganizadas, era o interno refletindo no meu externo.

De fato consegui identificar essa conexão.

Imagine que você chega em casa e ela está toda arrumada, cheirosa e organizada isso irá refletir em você sentimentos de leveza, alegria, tranquilidade.

Agora imagine o contrário, você chega e tudo está uma desordem, isso te gerará stress, impaciência, frustração.

E se você precisa tomar uma decisão ou planejar algo, será mais fácil conseguir isso ao chegar na casa organizada ou na desorganizada?

E se por exemplo você se sente super bem, apesar do cansaço físico, sua mente seu emocional está bem. Você chegará nessa casa bagunçada e será impulsionado a organiza - lá. Mas se você por exemplo está com depressão ou desanimada com a vida, dificilmente terá disposição para organizar essa desordem. Deixará para lá. Afinal de contas sua mente está muito mais desorganizada.

Porém se você se propõe organizar fora estará organizando dentro.

Quando você está bem mentalmente consequentemente seu espaço físico reflete essa harmonia em sua organização exterior. E ao contrário também, se você não está bem emocionalmente isso reflete em sua bagunça exterior.

Não é à toa que no final de ano quando estamos mais dispostos a realizar novas metas e planos queremos fazer a tal " faxina de fim de ano" é o interno querendo se organizar que reflete na organização do externo e vice e versa.

Até mesmo as cores influenciam em nosso cérebro quanto mais a bagunça exterior ou a organização exterior.

Após essa sessão fui para casa, cheia de sede de organização, e depois dessa sessão nunca mais fui a mesma, organizei o que estava desorganizado e me livrei de um hábito que eu carreguei durante muito tempo, consegui me desapegar do que não era utilizado. Eu tinha o hábito de acumular coisas que não me eram necessárias, para quem sabe um dia usa - las. Costumamos ter o hábito de dar valor ao que não nos é necessário e se fazemos isso fisicamente fazemos isso mentalmente.

Sabe aquele pensamento de: " um dia talvez eu use isso, um dia talvez eu precise disso" esses pensamentos nos fazem acumular papéis que não serão usados, objetos que não seram usados, roupas que não serão usadas.

E nossa mente funciona da mesma forma se acumulamos externamente acumulamos mentalmente sentimentos, emoções, crenças limitantes tudo que nos apegamos e que não nos são necessários.

Imagine que você tem um prato de Barcelona que você não gosta, não acha bonito e não usa.

Mas na hora de jogar fora você imagina, e se eu precisar dele algum dia? E se um dia faltar um prato?E se? E com isso você o guarda, ele ocupa espaço não tem nenhum valor, nunca é usado mas você dá uma importante para ele quando deixa esse "e se " lhe impedir de se desfazer de algo que não lhe tem serventia.

E quantas vezes não fazemos isso?
É fácil transformar algo inútil em algo valioso, sempre achamos que um dia iremos precisar de tal coisa.

Livre-se daquilo que você não precisa e abra espaço para aquilo que você necessita. Organize seus espaços para organizar sua mente. Sinta o poder da transformação através da organização.

Observe como está seu guarda roupa, seu quarto, sua estante, sua casa, sua bolsa. Se estão desorganizadas, proponha - se a organizar. Pois a desorganização é uma forma de alimentar e gerar mais sofrimento. A negatividade interior gera desorganização e a desorganização leva a mais negatividade. Decida organizar - se comece aos poucos um cômodo de cada vez, uma coisa por vez e se organize para manter essa organização.

Desapegue-se daquilo que você não precisa, livros que não lê, roupas que não usa, objetos que não usados. Pergunte - se a quanto tempo você não utiliza aquilo e se a reposta for, há alguns meses, descarte! Não pense no "e se", livre-se do que não é necessário para dar espaço para o novo.

A primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa após essa sessão foi organizar meus livros, enquanto ia organizando ia pensando sobre a minha vida.

Organizar me ajuda a lidar com a ansiedade, me ajuda desaceler, nos ajuda a manter a organização mental.
Consigo sentir o quanto a organização me faz bem, me deixa mais leve.

Claro que tudo em exagero não é saudável. Manias de limpezas, toques ou perfeccionismo por vezes prejudica ao invés de ajudar.

Porém toda organização externa pode ser benéfica para organização mental. Não venha com aquela frase " sempre fui desorganizado" mude! E sim é possível. A desorganização não traz benefícios e se você sempre foi desorganizado chegou a hora de organizar o externo para organizar o interno. Organize fora para organizar dentro.

Experiente e irá colher os frutos que a organização causará em sua vida. Não se sabote dizendo que organização não é para você. É justamente o contrário à desorganização que não é para você.

A organização dos espaços, seja no trabalho ou em casa, organiza a mente, organiza a vida e reorganiza os sentimentos, trazendo saúde e bem-estar. É isso que você merece sentir-se bem.

Portanto mantenha - se organizado, para manter - se em harmonia. Não deixe para o final do ano, sinta aquela leveza que a faxina de fim de ano proporciona, essa leveza virá quando você se decidir renovar - se não precisa esperar o mês de dezembro.

Decida já, programe seus dias de faxina sempre e principalmente quando você perceber que não está bem mentalmente, quando sentir que sua vida está uma bagunça, busque organizar fora, para organizar dentro.

Quando estiver jogando algo fora relacione a algo mental que você deseja também jogar fora. Faça da organização a sua terapia.

Experimente e logo enxergará resultados. Assim como eu enxerguei.
Coloque ordem em sua vida. Traga harmonia, leveza, tranquilidade e bem estar.

Organize - se já!

ATENÇÃO: olhe o último capítulo desse livro chamado: 2021 close Friends.

⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇

Olá leitores, gostaria de agradecer por estarem acompanhando o Antes e DEPOIS.

Gostaram desse capítulo? Desejo muito clarear essa conexão que existe entre o externo e interno.

Deixe sua opinião. Perguntas. Comentários.

Gratidão !

Palloma Abreu

Antes e Depois Da TerapiaWhere stories live. Discover now