O que fazer quando sentir vontade de chorar?

1.2K 30 8
                                    

"Ser forte não significa não chorar em momentos difícies, mas sim transformar as lágrimas em vitórias."
Netão Ribeiro

Atenção: Se você chegou até esse capítulo, me conta como está sendo a leitura pra você? Me manda uma mensagem no whatsapp, no link do meu perfil aqui, tem o link. Compartilhe comigo como está sendo essa experiência de leitura pra você.  Estou editando esse livro para publicação, sua contribuição pode ajudar bastante.


A vida é feita de altos e baixos e o aprendizado consiste em viver bem cada momento da vida. Aproveitar os dias belos ao máximo mas também aproveitar e viver bem os dias ruins. Por trás de cada sofrimento existe um aprendizado que nos proporciona amadurecimento.

Eu sempre tive dificuldade com o sofrer, negava - o, tentava fugir. E está incluso neste pacote, engolir o choro, guardar o choro, reprimir.

Em uma das minhas sessões eu inicie a terapia falando para a minha psicóloga que naquela semana eu tinha me lembrado muito do Ian, filho de um casal amigo, que morreu com apenas seis anos. Como mencionei no terceiro capítulo deste livro, acompanhei de perto o sofrimento da família, ao me lembrar do Ian eu vi fotos dele e um vídeo que eu mesmo gravei no dia em que o conheci.

Recordei tudo que vive naquelas dias em que o visitei no hospital e pensei muito nos pais dele.

E senti saudade. Senti tristeza.

Mencionei tudo isso para à Patrícia quando ela me perguntou o que eu eu tinha feito quando senti essa saudade.

Ela então começou a falar sobre colocar a emoção para fora, expressá-la. E sutilmente entramos no assunto: choro.

Então, de repente soltei a frase:

-Não quero falar sobre isso.

-Sobre isso o quê? A Patrícia me perguntou, fazendo com que eu compreendesse perfeitamente do que eu queria fugir.

-Sobre choro. Respondi.

Meus pensamentos estavam acelerados, minha resistência ao choro era tanta que logo me fez verbalizar sem ao menos pensar antes.

-Não quero falar sobre isso.

Fiquei tensa aliás muita tensa o meu medo era um só: Ter uma crise de choro ali na terapia. Eu não queria isso de jeito nenhum. E por quê? Qual o problema em chorar?

Aliás se existe algum momento propício para se chorar esse momento com certeza seria um deles. Pois a psicóloga além de acolher meu sofrimento iria me ajudar a lidar com essa emoção, né?

Não!

Não na minha cabeça naquela tarde, eu sempre tive dificuldades em chorar na frente das pessoas, segurar o choro era quase como um vício. Eu tinha a sensação de que se eu deixasse a lágrima rolar ela ia aproveitar para soltar todo choro que estava guardado e assim eu teria uma crise de choro. E por falar em crise de choro isso já estava ficando habitual, Recorde-se que iniciei a terapia justamente após uma crise de choro, para não ir para a praia.

O Choro incontrolável, o choro que prende a respiração e dói o estômago, o choro que além de resultar em olheiras, me trazia sempre dor de cabeça. Eu tinha medo de ter crises de choro.

E esse assunto ali na terapia me deixou muito tensa. Comecei a ter uma dificuldade em me concentrar no que a Patrícia estava me falando, pois não consegui controlar a ansiedade de pensamentos.

Não posso falar sobre choro, não gosto. E se eu ter uma crise de choro aqui? Estou tensa, será que a Patrícia está percebendo? Preciso parecer natural.

Antes e Depois Da TerapiaWhere stories live. Discover now