BOREATIA - Cronologia

7 0 0
                                    

BOREATIA – Cronologia:

Notas: Assim como em nosso calendário gregoriano, a História de Boreatia possui um marco divisório: o chamado Crepúsculo dos Deuses, nome dado à série de catástrofes e calamidades que atingiram o mundo devido à ira dos deuses contra os povos da chamada Liga do Norte. Assim, todos os acontecimentos históricos estão situados em ACD (Antes do Crepúsculo dos Deuses) ou DCD (Depois do Crepúsculo dos Deuses).

Era Antiga (de 10000 a 1354 ACD):

As informações sobre a Era Antiga são escassas em Boreatia, já que boa parte dos documentos e vestígios de civilizações passadas foram destruídos durante a Guerra dos Dez Generais e o Crepúsculo dos Deuses. A principal fonte de informação sobre a época consiste no Tremar, uma compilação de crônicas atribuída ao filósofo boreal Kirnit, datando por volta de 430 ACD.

10000 ACD: Segundo a Religião Comum, é o ano da criação do mundo pelo deus Northar, pai dos deuses. Ainda de acordo com essa tradição, as três raças primordiais (humanos, elfos e anões) também surgiram nesse período.

10000 ACD a 6000 ACD: Tribos nômades dispersas pelo mundo. Algumas lendas falam em terríveis monstros voadores perambulando pela superfície de Boreatia nesse período, mas pouco se sabe a respeito. Escassos registros também falam numa misteriosa "grande guerra".

6300 ACD: É fundada a primeira grande cidade humana, Terrodin, no continente de Behatar.

6230 ACD: Segundo as tradições élficas, data do estabelecimento do reino de Astar, no continente de mesmo nome.

5891 a 5872 ACD: Expedições do profeta Gartur por Boreatia, difundindo a Religião Comum e o devido culto aos deuses. Faz muitos seguidores.

5869 ACD: Morte do profeta Gartur e estabelecimento da Ordem de Gartur por seus seguidores, a qual existirá por milênios.

5800 ACD: Provável estabelecimento da primeira grande comunidade anã, Tbrisk, nas terras isoladas de Glacis. Passam a explorar os minérios das montanhas circundantes.

5730 ACD: Primeiros relatos sobre o povo halfling. De acordo com os mitos, teriam surgido em primeiro lugar na ilha de Knets como resultado de uma relação incestuosa entre Bragondir, deus dos anões, e Shakrut, deusa das montanhas.

5714 ACD: Primeiros registros conhecidos sobre goblins. Uma horda destes teria varrido as terras dos elfos em Astar numa onda de pilhagem que durou meses.

5304 a 5292 ACD: Guerras do Aço entre anões e orcs em Glacis.

5000 ACD: A Ordem de Gartur estabelece seu principal santuário na ilha de Rentis.

4982 ACD: A cidade de Terrodin é devastada por um terremoto.

4980 ACD: Primeira grande dispersão dos povos de Behatar pelo mundo.

4963 ACD: Uma das levas de imigrantes de Behatar funda o reino de Etressia na península de mesmo nome.

4930 ACD: Elfos de Astar e humanos de Etressia firmam tratado comercial. A troca de mercadorias entre as duas nações definirá as relações comerciais nos mares centrais por milênios.

4856 ACD: Humanos do continente austral, antes denominado "Barnossa", fundam o reino de Barbety. Ao longo dos séculos, seus habitantes ficarão conhecidos como exímios e perigosos piratas, além de habilidosos comerciantes.

Heróis de Boreatia: A Perfídia de MackerWhere stories live. Discover now