BOREATIA - Geografia

1 0 0
                                    

BOREATIA – Geografia:

BOREATIA é um planeta quase do mesmo tamanho da Terra. Possuindo continentes relativamente pequenos, o maior deles sendo Behatar, ao norte, também apresenta inúmeros arquipélagos e assim terra firme relativamente fragmentada. Há um oceano único, denominado Grande Oceano, tradicionalmente dividido em Mares Austrais e Boreais, de temperatura mais baixa, e os Mares Centrais, de águas quentes e ilhas de clima e vegetação tropicais.

Predomina em Boreatia um clima frio e seco, com estações do ano bem definidas (cada uma durando aproximadamente três meses). Na região dos Mares Centrais, no entanto, há maior regime de chuvas e clima mais úmido, principalmente nas Ilhas Médias, sul de Etressia, extremo norte de Astar, porções centrais de Equitis e parte das Ilhas Kartan.

Os extremos norte e sul do mundo possuem temperaturas bem frias e altas altitudes. A mais alta cordilheira de Boreatia, as Montanhas Infantes, localizam-se ao norte de Glacis e são ricas em minérios de diversos tipos, assim como o todo o continente em si. O norte de Behatar também é proeminente em grandes elevações (Cordilheira Boreal), nas quais estão incrustados fortes e castelos, assim como o sul de Barbety, no qual as montanhas abrigam cavernas sombrias e vastas galerias subterrâneas.

Após o Crepúsculo dos Deuses, Boreatia encontra-se dividida politicamente nos domínios de Behatar (Reino Boreal), Etressia, Astar, Ilhas Kartan, Glacis, Barbety e Equitis. A Ilha de Knets, lar natural dos halflings, agora abriga outras raças em grande número, constituindo terra relativamente isolada das relações com as demais nações e apresentando sistema político indefinido. As Ilhas Médias compõem uma mistura de territórios neutros, protetorados e áreas independentes, enquanto, no extremo sul, existem as chamadas Terras Inóspitas, ilhas tão frias que até hoje inviabilizaram a ocupação pelas raças conhecidas, mas que aparentam guardar segredos infindáveis...

Boreatia gira em torno de um Sol comumente identificado com o deus Northar, pai dos deuses, e possui apenas uma Lua, identificada com Rimya, esposa de Northar e mãe dos deuses. O movimento do planeta em torno do Sol dura 360 dias, cada um possuindo 24 horas, assim como na Terra. Assim, um ano possui 360 dias divididos em 12 meses, cada um contendo exatamente 30 dias. Cada mês é dedicado a um deus entre os doze do panteão principal da Religião Comum. Os meses, por sua vez, são divididos em 5 semanas de 6 dias cada. Cada dia da semana é dedicado a um dos seis deuses primordiais.

Segue esquema.

MESES E ESTAÇÕES DO ANO:

INVERNO:

1º Mês – Deus Northar

2º Mês – Deus Tradir

3º Mês – Deus Mager

PRIMAVERA:

4º Mês – Deus Swordanimus

5º Mês – Deus Serinius

6º Mês – Deusa Shakrut

VERÃO:

7º Mês – Deusa Rimya

8º Mês – Deus Bragondir

9º Mês – Deus Feger

OUTONO:

10º Mês – Deus Itirkanaan

11º Mês – Deusa Nayx

12º Mês – Deusa Wella

Heróis de Boreatia: A Perfídia de MackerDonde viven las historias. Descúbrelo ahora