Capítulo 32

95 23 86
                                    

***

     Com o início das aulas, Michel foi morar com Andrey e Asia no apartamento deles. Ele adaptou-se rapidamente ao ritmo da faculdade e era sempre apontado como o filho de um dos professores. Michel estava com dezoito anos, havia ficado mais alto que Reinis e estava fisicamente mais parecido com o primo do que com o pai. Apesar de Lars também ser muito parecido com o tio, ele tinha um tipo físico mais alto e robusto, e Michel seguia na mesma direção. Michel estranhou um pouco ir morar com Andrey e Asia, mas entendia que assim teria mais tempo para estudar.

     Era o segundo ano de Asia e Slauka na faculdade, elas faziam parte de um grupo de estudos formado no ano anterior, um grupo de estudantes com quem almoçavam e estudavam para as provas. Asia, agora com vinte anos e muito determinada em tudo o que fazia, costumava comandar os trabalhos do grupo decidindo até pelos colegas o que deveriam fazer. Normalmente, eles acatavam suas decisões, pois não gostavam de desafiá-la, já que ela lançava olhares fulminantes para quem não percebesse a lógica de seus argumentos.

     A mudança gradativa em sua postura diante das pessoas e das situações diárias poderia ser explicada pelo fato dela não precisar mais ser tão contida, já que não era mais como no tempo em que não podia trazer problemas para Yeda. Agora, ela era independente, responsável por seus atos e tinha uma família em que poderia sempre buscar apoio. Asia tinha consciência do quanto seu estado de felicidade a libertava das amarras que sempre impôs à sua vida, fazendo-a acreditar que poderia fazer qualquer coisa. Ela, então, se expressava mais abertamente para expor suas opiniões e dominava o grupo estudantil com certo autoritarismo que antes reprimia. Mas eram características que a colocavam em posição de liderança, não trazendo problemas para sua vida entre pessoas normais.

     Slauka, que na faculdade também acabou por fazer o que Asia queria, acompanhava-a em tudo sem problemas, estava adaptada. Slauka chamava muita atenção, mas por sua aparência de modelo fotográfico e não pelo comportamento impulsivo, como temia Lars no início.

     Michel pôde acompanhar um pouco o processo de independência que Asia vinha desenvolvendo. Ao passar mais tempo no apartamento deles, pôde ver de perto as tentativas de Asia de comandar Andrey, o que era claramente difícil de conseguir, e acabou ele mesmo tendo que, como os colegas de faculdade dela, seguir as suas diretrizes. Em pouco tempo, Michel percebeu que era melhor obedecer a tudo o que Asia determinava para evitar problemas. Logo, Andrey passou a dizer que estava deixando Asia demais com Slauka, porque Asia estava ficando igual a ela. Slauka achava que Asia estava ficando parecida com Andrey, obstinada e teimosa como ele.

     Slauka também vivia no apartamento deles. Como Lars viajava muito, Slauka, que não queria ficar sozinha, aparecia sempre. Ao contrário de Asia, que pouco sabia sobre a vida universitária de Michel, Slauka sabia até o nome dos amigos dele e verificava a hora em que ele chegava, cuidando dele como se ainda fosse uma criança.

     Já era abril e, nesse dia, quando Michel chegou da aula, Slauka o avisou sobre uma garota que havia telefonado procurando por ele:

     - Aquela mocinha telefonou de novo, Michel! - cantarolou ela. Estava deitada de comprido sobre o sofá da sala e mantinha suas pernas apoiadas com os joelhos flexionados sobre o encosto do braço de maneira a deixá-las penduradas. Seu tom de voz era agudo e transparecia insinuações.

     - Tá, obrigado - respondeu Michel com pouco entusiasmo.

     - Acho que você encontrou uma candidata a namorada! - insistiu ela em atormentá-lo.

     - Não é nada disso, é só uma colega. - respondeu se irritando um pouco com as insinuações dela, - e ela é humana.

     - Nada impede que seja sua namorada - Slauka, que vestia uma calça de malha de algodão larga e sapatilha, balançava suas pernas longas enquanto falava. - É o que ela quer, acredite.

Nemtsi e Selvagens - As almas cativasWhere stories live. Discover now