Capítulo 37

87 19 127
                                    

***

      Mais tarde, Volker também veio ao hospital deixando Vladímir e Slauka cuidando de Lars e das crianças.

      Ainda muito abalada, Asia permaneceu sozinha na sala de espera do hospital. Sentou-se em um sofá e observou em silêncio toda a movimentação que ocorreu entre os membros da família. Ela estava muito triste e se sentia culpada por não ter conseguido fazer nada por Daina: "Talvez, se eu tivesse retornado quando elas foram atacadas, se tivesse chegado a ela antes, poderia ter feito algo." Asia passou a mão pelo rosto para limpar as lágrimas que caíram. "Eu poderia ter feito o mesmo que fiz por Slauka." Asia se imobilizou diante dessa ideia. "Lars!" uma rede entrelaçada de pensamentos passou por sua mente. Se ela tivesse retornado, não estaria em casa com Lars quando, então, o ajudou. "Eu fiquei com Laura como ela pediu, ajudei as crianças e Laura a saírem de lá. Era certo ajudar Laura a tirar as filhas dali. E depois, eu fiquei com elas como Daina pediu. Não voltei, fiquei no local onde Lars foi levado e ele teria morrido se eu não estivesse lá!"

      Essas novas ideias que lhe ocorriam dissipavam um pouco a culpa que estava sentindo por não ter conseguido fazer nada por Daina, e sua imaginação corria longe, pensando se Daina tinha consciência disso tudo: "Será que ela quis manter todos a salvo? Não quis alterar nada que pudesse prejudicar alguém, pois sabia que morreria de qualquer forma? Se seguisse os passos certos todos nós ficaríamos bem? Será que foi assim? Ela quis que fosse assim? Como vou saber...? Nunca!". Enxugou, com as costas dos dedos, mais duas lágrimas que caíram e permaneceu assim, sozinha por bastante tempo. Andrey não ficou com ela nestes primeiros momentos, ficou com Laura, Michel, e consolando Reinis, não voltando a falar com ela depois que saiu da UTI com a confirmação da morte de Daina.

      Enquanto esteve sozinha na sala de espera, Asia se indagava se Slauka e Lars já tinham recebido a notícia. Preocupava-se com eles também e queria voltar para casa. Asia, naquele momento, não tinha como se comunicar com as pessoas da casa: havia perdido o seu celular e Andrey também não estava com o dele, assim, tinha que se conformar em esperar as informações chegarem a ela. Viu Volker chegar, quis levantar-se para perguntar sobre os dois, mas Laura se abraçou a ele, e Asia, então, preferiu continuar sentada onde estava.

      Thomas se sentia deslocado naquele lugar. Não conhecia ninguém ali, não falava português e pouco pôde acompanhar sobre os acontecimentos que o circundavam, entendendo apenas que a mulher de Reinis havia morrido. Permaneceu próximo a Michel nos primeiros momentos que antecederam a confirmação da morte de Daina, e sentiu-se mal e em parte culpado pelo ocorrido. Viu-se como um intruso no meio deles, resolvendo se afastar. Foi para a sala de espera e sentou-se diante de Asia.

      Ela observou a aproximação de Thomas e acompanhou seus movimentos ao se sentar. Ele era alto, magro, tinha um rosto com traços alongados, cabelos castanhos e olhos castanhos claros de uma cor estranha. Asia o avaliou por algum tempo, pensando no quanto de culpa ele tinha em tudo o que ocorreu; mesmo tendo ajudado Michel, ela ainda o via com suspeitas. Ela percebeu que ele estava esquecido ali e ficou imaginando como tinha sido sua vida até agora: "Se ele não é má pessoa, como foi fazer parte de um grupo de assassinos?" pensou um pouco desconfiada. Asia o fitou atentamente procurando por algum traço de maldade que ele deixasse transparecer, mas Thomas permanecia em silêncio, observando com embaraço e certa inocência tudo a sua volta. "Ele parece tão deslocado, perdido, indefeso até", analisou sem, entretanto, começar a confiar completamente naquele rapaz estranho. Continuou a observá-lo e curiosa perguntou:

      - De onde você veio?

      - Da Grã-Bretanha - respondeu Thomas em um impulso, surpreso com a súbita pergunta de Asia - de uma grande propriedade no interior do país.

Nemtsi e Selvagens - As almas cativasWhere stories live. Discover now