Capítulo 45

412 104 4
                                    

Mu Xueshi ajoelhou-se no chão. Seu cérebro ficou vazio enquanto ele continuava a argumentar de forma incoerente com o Terceiro Príncipe, ''Terceiro Príncipe, antes de você voltar, alguém invadiu seu quarto. Eu até ouvi um som quebradiço. Mas como o Terceiro Príncipe disse que meu rosto não podia ser visto pelos outros, eu não tive escolha a não ser me esconder debaixo do cobertor''.

O Terceiro Príncipe assentiu com a cabeça como se tudo tivesse sido esclarecido. Ele virou-se para Mu Xueshi e perguntou: ''De acordo com você, essa situação no meu quarto foi causada por um intruso?''

Mu Xueshi rapidamente balançou a cabeça e levantou o polegar em sinal de confirmação, dizendo, ''Parabéns, Terceiro Príncipe. Você entendeu tudo''.

Embora o Terceiro Príncipe não soubesse o que esse gesto significava, ele sabia que era uma forma de elogiá-lo e agrada-lo. Ele não tinha pressa em investigar o ocorrido e quis ver o que Mu Xueshi ainda podia inventar.

Mu Xueshi viu que o Terceiro Príncipe ainda estava cético com suas palavras, então ele encorajou a si mesmo. Ele disse de forma preocupada, ''Terceiro Príncipe, já que essa pessoa invadiu seu quarto de dia e escapou rápido, então deve ter sido algum servo do pátio. Ele quis roubar alguns pertences do Terceiro Príncipe e vendê-los para ajudar a família. Pensando agora, ele teve que se esforçar bastante e arriscar a própria vida para conseguir alimentar seus parentes. Sua piedade filial [1] é surpreendente. Esse plebeu implora para que o Terceiro Príncipe não vá atrás dele e deixe isso pra lá. Além do mais, você tem que dar mais taéis de prata para seus servos para que os idosos das famílias deles possam viver ao longo dos anos''.

[1] Na filosofia confucionista, piedade filial é uma virtude de respeito aos pais e antepassados.

Mu Xueshi tinha um olhar justo em seu rosto o tempo todo, como se estivesse pensando em alguém do pátio.

O Terceiro Príncipe suspirou e disse para Mu Xueshi, ''Levante-se, eu aceitarei seu conselho. Se eu encontrá-lo, eu não tirarei sua vida e também vou pegar leve. Serão apenas 50 pauladas''.

O rosto calmo de Mu Xueshi dissipou-se novamente. Nervoso, ele caminhou até o Terceiro Príncipe, segurou sua mão e implorou, ''Terceiro Príncipe, eu sei que você tem um coração de Bodhisattva [2], posso perguntar quem mais neste palácio é tão generoso quanto você? Até mesmo um criminoso como eu foi salvo pela sua boa vontade. Ele apenas roubou alguns bens do seu quarto, pra que se preocupar com isso?''

[2] Bodhisattva é uma pessoa que é capaz de alcançar o nirvana, mas prefere não alcançar por compaixão, a fim de salvar seres que sofrem.

O Terceiro Príncipe ficou surpreso ao ver Mu Xueshi segurar sua mão de forma tão casual. Havia uma rara expressão de bajulação em seu rosto. Embora o Terceiro Príncipe ficasse extremamente aborrecido com pessoas que não assumiam seus atos, ao ver o rosto lamentável de Mu Xueshi, ele se sentiu mexido. Ele olhou para Mu Xueshi e perguntou com o mesmo tom severo, ''Pelas suas palavras, parece que você já sabe quem é o culpado. Se você disser quem é, eu te perdoarei por acobertar essa pessoa''.

''Se eu disser, você pode me poupar da punição?'', Mu Xueshi perguntou.

O Terceiro Príncipe riu, ''Sim, mas o culpado ainda será punido''.

Mu Xueshi parecia uma bola vazia, seu rosto estava cheio de frustração. Se eu disser que sou o culpado, as consequências serão ainda piores, certo? Se eu soubesse disso, eu não teria escondido. Será que o Terceiro Príncipe vai acreditar? Já que ele perguntou, ele deve ter acreditado que eu vi quem era.

Após pensar por um tempo, Mu Xueshi disse como se estivesse se comprometendo, ''Esquece, eu vou contar. Foi a pessoa que acabou de gritar lá fora. Ele entrou no seu quarto para descontar sua raiva pois não aceita mais a forma como você o trata''.

O Terceiro Príncipe imaginou que Mu Xueshi não assumiria a culpa, então ele disse em direção a porta, ''Homens, levem Ning Yue para o centro do pátio. Puna-o com 50 pauladas e peçam para todos os servos assistirem como uma forma de aviso''.

Depois, o Terceiro Príncipe disse deliberadamente para Mu Xueshi: ''E você, você também deve assistir.''

Mu Xueshi ficou surpreso. Aquilo tudo aconteceu porque ele culpou outra pessoa. Então, quando ele ouviu aquele nome, ele se sentiu culpado.

O Terceiro Príncipe, por outro lado, sabia que Ning Yue era alguém especial para Mu Xueshi, e foi por isso que ele disse propositalmente seu nome, para testar Mu Xueshi, pois ninguém iria se importar com um servo qualquer.

The Ugly Man's Big Transformation (Livro 1)Where stories live. Discover now