Dia 13

5 1 0
                                    

Aqui no Brasil esse direito de liberdade expressiva veio sendo lutado desde o tempo colonial. Quando indígenas e negros passaram a serem escravizados e obrigados a seguirem as leis e mandos dos brancos colonizadores. Nessa época toda tradição, cultura, religião e arte dos escravos foi proibida até que a cada batalha tudo foi sendo resgatado de novo e liberto.

Dentre essas inúmeras vitórias, a maior foi a criação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, o que deu origem ao Dia da Abolição da Escravatura. E apesar do nosso país mais uma vez ter sido um dos últimos a aderir a um processo evolutivo global, pois essa lei, assim como as leis trabalhistas e outras tantas mais, só foi assinada tempos depois de todos os demais países da América já terem abolido a escravidão por completo, ela acabou de vez com a escravidão no Brasil. Embora não com a discriminação, é claro.

Felizmente para nós, além dessa data também temos outro reconhecimento de grande importância que é o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. Uma data voltada ao grande empenho de Zumbi dos Palmares, que com muita bravura e braços fortes guerreou perseverante até sua morte, infelizmente ocorrida 193 anos antes da libertação do seu povo. Mas uma luta que ele seguiu crente    

Todavia é claro que a batalha foi muito dura nessa longa jornada

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Todavia é claro que a batalha foi muito dura nessa longa jornada. Zumbi dos Palmares precisou ser um homem violento em muitos dos seus atos, empregando a mesma fúria e selvageria que usavam em seu povo para mantê-los protegidos. Ele caçava, torturava e matava todo homem branco e até mesmo negro traidor que colocasse em perigo o Quilombo.

Felizmente hoje essa luta por liberdade e igualdade, embora ainda sendo travada por negros em todo planeta, não é mais como as praticadas no tempo da escravatura. As armas e o ódio do passado foram trocados pelas palavras e marchas de paz e amor do presente. É certo que ainda descendam alguns rancores, porém prevalecem os ares civilizados. Ninguém mais precisa levantar os punhos armados como Zumbi se fez necessário naquele tempo de guerra e medo. Agora os punhos cerrados no ar são para melhor serem vistos e ouvidos de que os séculos de preconceito e discriminação só tem feito toda a humanidade ter seu   

 Agora os punhos cerrados no ar são para melhor serem vistos e ouvidos de que os séculos de preconceito e discriminação só tem feito toda a humanidade ter seu   

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Pois é. Perdemos tanto tempo vivendo pelo ódio uns com os outros por causa de uma simples coloração que o amor tem se perdido no processo.

Eu, apesar de ser a boa mistura da raça negra com a branca, tenho a coloração bastante clara, portanto não sei exatamente como é sentir esse tipo de discriminação. Pois onde apareço passo despercebido. Mesmo assim minha consciência sabe que somos tachados pelo que aparentamos por fora, ao invés do que somos realmente por dentro. Sei o quanto faz parte da natureza humana repudiar gente com traços que a difira dos considerados iguais. Erroneamente uma pessoa é classificada previamente por sua vestimenta, gênero, linguajar, postura e coloração antes de se analisar sua conduta, conhecimento e vivência. Por isso a necessidade da constante conscientização humana.

No entanto, já que todos teremos que subir a mesma montanha, é preferível seguir esquivando-se das pedras que lhe serão lançadas, mesmo que as contra você sejam maiores do que contra os demais, e deixar a carga pesada do passado lá atrás, onde é seu lugar, para evitar maiores cansaços. Assim ao invés de eu buscar respeito por causa de velhas histórias negativas ou sempre querer contra-atacar más ações, prefiro mostrar MINHAS AÇÕES positivas.

Afinal o povo se vale bem mais de ouvir e ver bons exemplos do que se cercar de negativismo, ainda mais como forma de fazê-los se sentir culpados ou com pena pelo o que houve

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Afinal o povo se vale bem mais de ouvir e ver bons exemplos do que se cercar de negativismo, ainda mais como forma de fazê-los se sentir culpados ou com pena pelo o que houve. Portanto é melhor conquistar a atenção de todos através do amor do que pelo rancor.


Um ano inteiro em pequenos versosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora