Dia 15

2 1 0
                                    

O dia da escola (15 de março), dia da educação (28 de abril), dia do estudante (11 de agosto) e a data que quero especialmente falar que é o Dia do Professor (15 de outubro).

Não que as outras datas não sejam especiais. Mas os professores estão no centro de tudo. Eles são os motores mestres que movimentam todas as engrenagens dessa engenhosa máquina chamada país. Sem eles uma escola não passa de um prédio inútil que acomodará apenas ratos, baratas, pó e toda forma de ser vivo sem o mínimo

Com eles o mundo toma raios de sabedoria e cada um dos discípulos é alimentado com esses vastos conhecimentos culturais e acadêmicos

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Com eles o mundo toma raios de sabedoria e cada um dos discípulos é alimentado com esses vastos conhecimentos culturais e acadêmicos. Mesmo que tudo sempre se modernize e modifique a cada instante em que o mundo gira, eles estão lá perseverantes, aprendendo novas técnicas, contornando as dificuldades e buscando formas novas e lúdicas de se alcançar a mente de cada aluno que se dispersa na aula. Um bom professor simplesmente não se rende frente aos desafios. Pelo contrário! Ele encontra soluções. Afinal esse é seu trabalho: encontrar respostas para as questões e levar aos alunos.

Mas como isso tudo é feito? Naturalmente que com muito estudo e uma série de planejamentos novos que envolvem todas as disciplinas acadêmicas e um grupo de estudiosos reunidos para discutirem cada problemática encontrada. Basicamente um professor não deve parar de aprender para ensinar e muito menos seguir sua aula sem antes a planejar muito bem. Entretanto O QUE É PLANEJAMENTO?

Eu pude estar presente em uma dessas reuniões de replanejamento, a convite da coordenadora da escola Maria Antonietta de Castro. Lá, além de apresentar o acróstico acima para os professores como forma de incentivo, pude assistir a reunião deles. Assim testemunhei a importância que cada membro do corpo docente tem com seus alunos, sua escola e suas aulas.

Então, em meio a todos esses planejamentos e dedicações, o que impede de nosso sistema educacional e nossas escolas de crescerem?

Bem, antes de entender um plano de aula é preciso saber a diferença de educação e ensinamento. Pois a educação, embora também seja um ato de capacitar as pessoas em determinadas tarefas e linhas de conhecimentos diversos, que vão desde o intelectual ao comportamental;é o ensino que se dirige mais especificamente a transmissão de conhecimento do que a educação em si. Ou seja, enquanto os familiares educam suas crianças na formação social delas através de disciplinas de convívio humano, que as farão pessoas de bom caráter, educadas e disciplinadas; os professores ensinam esses mesmos jovens em suas aptidões mentais através de uma série de lições planejadas, no intuito de elevar seus alunos a entenderem o mundo que os rodeiam e até poderem os guiar e moldar melhor enquanto se desenvolvem mentalmente. Claro que nesse caso não devemos confundir aqui a palavra moldar com dar forma, pois isso seria o mesmo que condicioná-losa uma só forma ideológica de pensar e agir. Aqui o uso está em ajeitá-los para transformar esses pequenos jovens ainda ignorantes da própria vida e do mundo em que vivem em gigantescAS ESTRELAS DO AMANHÃ.

Por isso é importante essa junção da educação familiar e o ensino escolar. A força e desenvolvimento dos países são medidos justamente pelo grau de aprendizado e a evolução dos seus habitantes. Portanto quanto mais firme os pais disciplinarem suas crianças para se tornarem pessoas corretas e explicarem a eles a importância de se estudar o máximo que puderem antes que seja tarde, mais fácil será para os professores aplicarem suas aulas com maior amor, determinação e empenho.

Em contrapartida, é preciso que pais e filhos entendam outra coisa muito importante: não basta somente dizerem da boca para fora que a profissão de professor é a base de todas as outras profissões, como aquelas que homenageei, que são a de policial, bombeiro, gari, os diversos tipos de artistas, além dos outros trabalhos mais como advogados, dentistas, secretários, engenheiros etc. Devemos lembrar que professor é mais do que uma profissão apenas dita como importante, e sim um título igual o de mestre e doutor. Por isso merece que todo o respeito prestado a eles seja grande e que também seja sincera a demonstração de gratidão quando diante de qualquer um deles. Junto a isso devemos não só dizer que estudar é o caminho do sucesso evolutivo do país. É preciso absorver de fato essa ideologia por completo em nossos pensamentos e tornar isso uma crença verdadeira para que funcione.

Então não diga apenas que professor é importante, mas mostre isso a ele, a si mesmo e as pessoas a sua volta. Sem nada disso o ensino e a educação do Brasil sempre ficará abaixo dos demais países. Assim seremos eternamente fracos para conquistarmos espaço neste mundo que vem evoluindo a cada giro que ele dá. Pois quando postos a prova e comparados às outras nações, nossa educação e qualidade de vida serão sempre inferiores, nossos trabalhos e desenvolvimentos sem méritos e nosso país menosprezado.

Portanto lembre-se quando diante dele ou dela. Essa pessoa não é apenas um professor(a), é O professor ou A professora. É um profissional com um título de sabedoria e grande responsabilidade moral, cívica e intelectual. Por isso merecedor de

No meu ver a incivilidade é uma das coisas que mais mata no mundo

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

No meu ver a incivilidade é uma das coisas que mais mata no mundo. Uma pessoa ignorante e ainda por cima unida à arrogância é como um demônio que fomenta discussões descabidas, cria picuinhas ordinárias e levanta guerras destrutivas tanto para si mesmo quanto a todos a sua volta. Logo a ignorância vem a ser nada mais do que o próprio retrocesso humano, barrando todas as formas de evolução; até mesmo as já conquistadas.

[...]

Um ano inteiro em pequenos versosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora