Dia 03 de dezembro

2 1 0
                                    

A própria humanidade me mostrou que ninguém é incapaz. Mesmo os desfavorecidos financeira, física ou mentalmente me ensinaram que sempre dá para seguir em frente e alcançar todos os objetivos. Basta ter força, fé e um bom apoio. E foi essa perseverança deles que levou até a ONU (Organização das Nações Unidas) a voltar suas atenções aos deficientes físicos e mentais e deixar de tratá-los como inferiores e eternos dependentes. Com isso foi criado o Dia Internacional (ou Mundial) da Pessoa com Deficiência como uma forma de levar a população a refletir melhor sobre a dignidade dessas pessoas tão capazes quanto as consideradas dentro do padrão normal de atividade. Essa data engloba todas as pessoas que tenham alguma anomalia física, motora ou psicológica e busca as inserir nos meios normais do nosso cotidiano social, econômico, cultural e político.

Quero aproveitar este momento para também incluir outras duas datas relacionadas: o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02 de abril). Todos esses três dias deveriam ser melhor abordados e lembrados para que essa gente deixasse de ser vista como meros coitados ou pessoas incapazes.

Só quem os conhece de verdade sabe o grande potencial que possuem para desempenharem diversas tarefas. Basta apenas entendimento, boa interação e certa paciência para que haja

Infelizmente são poucos os que buscam entender como funciona essa gente, suas dificuldades e habilidades e possuem o mínimo de otimismo para ajudar e orientá-los de forma mais prática e simples deles lidarem com as coisas do dia a dia

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Infelizmente são poucos os que buscam entender como funciona essa gente, suas dificuldades e habilidades e possuem o mínimo de otimismo para ajudar e orientá-los de forma mais prática e simples deles lidarem com as coisas do dia a dia. A maioria está sempre muito ocupada com seus próprios problemas e dificuldades para pararem e olharem os demais a sua volta. Nem imaginam que ajudando o próximo, muitas vezes estarão se autoajudando.

Felizmente quando o mundo tenta me derrubar eu tenho certos amparos. Sei com exatidão todos os membros da minha família, meus ciclos de amizades e os meus amores do passado e do presente que posso sempre contar. É a essas pessoas todas que eu dedico esse meu singelo poema intitulado

Para mim, viver para ser amado e para amar é uma das maiores riquezas que se há no mundo

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Para mim, viver para ser amado e para amar é uma das maiores riquezas que se há no mundo. É algo que supera o dinheiro, o ouro, diamante, os luxos materiais e, acreditem, até a saúde. Só que antes de se espantar com essa minha última afirmativa, reflita sobre o que direi agora.

Inúmeros são os ricos e famosos que vivem cercados de vários luxos, mordomias e fãs, mas que são infelizes por dentro. Muitos deles viajam e aventuram-se pelo mundo esbanjando grana e saúde. No fim do dia, quando a noite chega, ao se trancarem em seus quartos as lágrimas caem, a tristeza os acompanha com o esvair das horas até que o dia amanheça e se peguem ainda em melancolia e choros. Eles são consumidos por esse vazio a tal ponto que alguns deles se tornam servos da depressão e chegam até a se entregarem ao ato do suicídio. Quem não consegue pensar em alguma celebridade que tenha cometido tal ato ou algo mais triste ainda: não conheça alguém da família ou amizade que tenha sucumbido a isso?

Em contrapartida quantos deficientes físicos, seja de nascença ou causado, quantas pessoas de mobilidade reduzida ou problemas mentais são felizes por terem ao seu lado alguém que os amam e essas pessoas se mostram felizes por terem elas como companhia? Eu, particularmente, já presenciei muito isso. Ademais, eu mesmo já experimentei a felicidade que um deficiente ou mesmo um doente transmite com seu sorriso e simpatia.

Naturalmente que não significa que ficar paraplégico ou contrair alguma doença cancerígena seja bobagem. O que quero dizer é que isso não vem a ser o fim do mundo quando se tem alguém que nos ama e podemos amar alguém.

Um ano inteiro em pequenos versosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora