30

15 3 7
                                    

Esperando pacientemente pela volta das crianças, as quais ainda estavam vestindo suas roupas, para que pudesse arrumar seus cabelos. Mavi andou para perto de Genésio, ao lembrar do acontecimento mais cedo, vendo que aquele momento seria o perfeito para que seus questionamentos dessem por encerrado.

— Genésio.

— Diga, Mavi — a respondeu, jogando galhos em mãos na direção do fogo.

— Eu queria te perguntar sobre uma coisa... Nós já falamos antes. Mas é que preciso muito saber.

Ele a olhou por um momento.

— Se for sobre o Adam...

— Não, não é sobre ele... É sobre algo que você sempre disse com muita sinceridade.

— E o que é?

— Genésio. Você sempre falou que o casamento é a união de duas pessoas que se amam muito, e por isso se casam, não é?

— Claro.

— O casamento... ele é apenas sobre isso? — encolheu os ombros.

— Não, minha querida. Não é apenas sobre isso — deu um pequeno sorriso para a jovem — Mavi. O casamento é muito mais além que a união de duas pessoas... O casamento também significa a renúncia de nós mesmos. É saber, que tem outra alguém que nos ama, e que merece nosso respeito e carinho da mesma forma que nós merecemos.

— Ah...

— Quando as pessoas se casam, é porque sabem que não precisam mais conhecer mais alguém. É porque sabem que aquela pessoa é dela.

—... e assim, querem viver para sempre ao lado dela, não é?

— Exatamente — afirmou — Por isso a escolha de quem vai ficar ao seu lado deve ser algo real, algo sincero e que você realmente quer. Se você a ama, e no futuro acabarem tendo um conflito, o amor, se assim for sincero e forte o suficiente, trará de unir novamente. — sorriu — Nos tempo ruins, e mesmo que uma catástrofe aconteça, se manterá ao lado do seu amor. Na alegria, ou na tristeza...

Mavi suspirou, pensando nas palavras do homem.

—... isso é muito bonito — o fitou — Hoje mais cedo eu acabei encontrando um vestido de noiva no meio do lixão.

— Meu Deus...

— O que você acha disso, Genésio? — inclinou-se — Você acha que essa pessoa amava mesmo seu casamento?

— Olha, Mavi... Se for o que eu estou pensando, isso é muito triste — contou — E traz também a realidade de hoje em dia... Muitos apenas se casam para assinar um papel, para ter a garantia de que terão uma fortuna quando ficarem mais velhos, e não por amor.

— E é possível se casar sem amor?

Genésio deu de ombros.

— Isso é até engraçado de se perguntar Mavi. Porque é a realidade de muitos... Ninguém sabe como será no futuro, talvez isso chegue até mesmo a piorar.

— Deus me livre...

— É por isso, Mavi — a olhou novamente — Por isso que tem que estar disposto a amar, a dar amor e ficar ao lado de alguém. A se doar... a sempre manter os braços abertos para receber quem se ama em casa, depois de um dia em que apenas ele e Deus sabem como foi.

Mavi suspirou, olhando para baixo.

— Sabe. Se um dia eu me casar. Se um dia eu amar alguém... eu não vou ser falsa em nada — contou — Eu vou dar todo o meu amor, minha devoção, meu carinho... Farei o meu companheiro, o homem mais feliz do mundo.

Simplesmente, Você | Livro I Onde as histórias ganham vida. Descobre agora