A Décima Quinta Carta

20 5 5
                                    

Campos Verde, março de 2019

Quando eu tinha oito anos e a Clara sofreu o acidente eu perguntei para meu pai porque coisas ruins acontecem com pessoas boas. Todos diziam que Clara era uma boa pessoa, ainda assim estava em coma e a beira da morte, ninguém sabia se ela acordaria e se acordasse todos os médicos diziam que ficaria incapaz para sempre. Viveria em estado vegetativo, já era um milagre estar viva, não voltaria a ser a pessoa que nós conhecíamos. Toda a igreja se levantou em oração e clamou a misericórdia do Senhor, que Ele operasse um milagre.

Hoje eu voltei a perguntar a mesma coisa, mas foi para meus avós. Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas, Moabe? Ada, a filha do pastor da igreja dos meus avós, qual eu convivi toda a minha infância, foi enterrada hoje de manhã. Ela teve uma dor de cabeça, chegou no hospital anteontem  e morreu ontem de noite, estava com meningite bacteriana. O pastor Silas estava desolado, chorou o enterro inteiro e eu também estava quase chorando mesmo não a vendo há alguns anos, porém a acompanhava via redes sociais e ela parecia uma ótima pessoa, realmente ótima e muito temerosa ao Senhor… E ainda assim morreu com apenas vinte e dois anos.

Eu não sou ninguém para questionar os planos de Deus, mas não consigo não me perguntar o porque da morte da Ada. A parte mais triste, Moabe, ela era praticamente filha única, eles têm uma outra filha, Zilá, mas ela basicamente se perdeu no mundo das drogas… Seria tão menos doloroso se o Senhor tivesse recolhido a Zilá, tão, tão mais fácil, pelo menos é o que eu acho. Pois todo mundo sabe que dona Canaã meio que já espera a morte da filha desde os vinte anos dela; Zilá sempre foi meio rebelde e sempre deu trabalho, saiu de casa aos dezesseis anos para morar com um homem casado, foi o maior escândalo na época e um baque, o seo Silas tinha acabado de ser erguido pastor e de repente a filha que era líder do grupo de jovens estava indo morar junto com um homem casado do ministério. Zilá e Finéias ficaram juntos por uns três anos até que ele teve câncer e voltou para a esposa em uma crise de consciência, foi nessa época que Zilá deixou a igreja de vez e se envolveu com drogas. Há um ano eu a vi em Campinas e só a reconheci porque ela tem olhos bicolores e uma marca de nascença no pescoço, naquele momento eu achei que ela estava a beira da morte e pensei que em breve ouviria que tinha morrido, mas para meu espanto, Ada, a filha quase que perfeita, foi quem o Senhor escolheu recolher. Ada nunca se envolveu em nenhum escândalo, o máximo que fez foi apoiar a irmã quando ela "se casou"; sempre foi fiel ao Senhor; era líder do grupo de louvor das crianças; estudava odontologia e sonhava com o dia que usando um vestido branco se casaria (inclusive, ela estava de branco no enterro, achei muito bizarro, muito mesmo).

E até agora não entendo porque ela morreu.

Pelas fotos do Instagram ela era saudável e nunca teve nenhuma doença, nem mesmo uma gripe.

Todo mundo tá sem entender. Por isso que o agir do Senhor é misterioso (e às vezes revoltante, entretanto, quem sou eu para colocar Deus contra a parede? Porque se tem uma coisa que tenho absoluta certeza, mesmo com todas as minhas falhas como cristã, é a que sou pó, barro e não me convém questionar o agir de Deus. Pode até parecer papo de doido, de gente alienada, contudo, é apenas para quem vive a vida secular, Moabe, pois para quem conhece verdadeiramente a Jesus é apenas obediência, fidelidade). Deus não faz nada sem propósito. Absolutamente nada. E a maioria das coisas só entendemos muitos anos depois, quando nossa história se torna testemunho e edifica a vida de outros.

Essa carta não é só pra falar de coisas ruins. Tito e Marcos chegam hoje para o fim de semana da família Matias, aliás, Tito já avisou que estava saindo de Jundiaí há uns quarenta minutos. Ele é dentista lá em Jundiaí e fechou a agenda esse fim de semana especialmente para passar os dias conosco. Estou tão ansiosa para eles chegarem, principalmente porque Tito disse que está trazendo uma amiga; isso é muito empolgante! Porque ele nunca trouxe uma garota para casa. Certa vez, minha tia Glorinha até perguntou se ele era gay, porque Tito sempre foi muito bonito e sempre se manteve afastado das meninas, o que ele respondeu, adivinha? Que não era gay, só não estava interessado em se envolver com ninguém quando tinha tanta coisa para fazer, como passar no vestibular (ele demorou dois anos pra entrar, porque quis Unicamp) e depois conseguir um consultório para chamar de seu. Há dois anos ele foi convidado para ser sócio em um consultório, Queila, a dentista que fez o convite era agnóstica e hoje é recém batizada e eu tenho certeza que é apaixonada pelo meu irmão da mesma forma que ele é por ela, está na cara… Por tudo isso acho que esse fim de semana eles anunciam que estão juntos.

Isso se não falarem que estão noivos! Um noivado afastaria a áurea de tristeza que a inesperada morte da Ada deixou aqui no sítio.

Dona Joana está fazendo pão e eu falei que se ela precisasse de ajuda me chamasse, ainda não chamou, mas vou descer para ver se sou útil para algo, estou pensando demais em coisas muito aleatórias e 'tô enlouquecendo com o silêncio do meu quarto, o que é estranho, uma vez que o prezo tanto!

Laura  

[CONCLUÍDO] CARTAS À MOABE - O Encontro de Uma Mulher Com Seu DeusWhere stories live. Discover now