Porquês

1 0 0
                                    

Muitos de vocês já questionaram pelo menos uma vez em sua caminhada até agora porque não se lembram dos compromissos assumidos com o Criador antes da chegada até aqui neste planeta.

Já questionaram certamente porque "naquela família"? Porque não chegaram em outra família. Ou não?

Quantos de vocês ao primeiro momento de uma dificuldade questiona porque aquela dificuldade ali, diante de si, para que passes por todo aquele obstáculo? Aqui, não pensas que possa ser um aprendizado. Não passa pela tua cabeça que possa ser como quando ainda criança ias para a escola. Lá havia a figura da professora, da "tia", para te ensinar, pegar na mão,
enfim, escrever na lousa a matéria, levar papel colorido, cola e pincel para as atividades chamadas de trabalhos manuais. Na vida que levas neste planeta é sempre assim: sempre será uma escola.

Aqueles que mais se dedicam ao aprendizado da "matéria" pode mais facilmente fazer as provas ou testes mensais, parciais ou finais. E não correm o risco de ficarem em recuperação ou reprovados. Aqueles que não se dedicam ao aprendizado pelo período todo até o momento do teste corre o risco de ficar "repetente". Não adianta estudar ás vésperas das provas.

Como também não adianta se dedicar ao estudo e prática da Doutrina às portas do desencarne.

Assim, cada um deve estar preparado para dedicar esta vida ao aprendizado.

Cada um de vocês pode pensar que ainda "não foi chamado". Engano. Todos, rigorosamente todos, precisam estar aprendendo todas as lições desta vida. A cada momento desta vida, concordeis ou não, com os acontecimentos eles estarão ali, diante de ti, para tua avaliação em relação ao aprendizado necessário e esperado.

Não precisas questionar os porquês da vida. Tudo é para ti. Tudo é para ser vivido como um constante aprendizado. Portanto, dedicas-te ao aprendizado.

Aproveitas esta oportunidade para que possas, mais adiante, dividir o teu conhecimento com aqueles que estão chegando ao teu lado. Preparas-te para passar da condição de aluno de hoje a instrutor de amanhã. A espiritualidade precisa a cada momento de novos trabalhadores pois a cada momento novos e muitos novos alunos estão chegando à escola.

Aqui, de onde podemos acompanhar cada um de vocês, podemos perceber que muitos que já poderiam ter arregaçado as mangas ainda encontram-se contemplando a vida como se ela fosse apenas um filme tal qual aqueles que vocês comumente veem na televisão.

A vida mais se parece com uma peça teatral, se vocês querem uma comparação mais próxima aos olhos de vocês.

No teatro, o imprevisto faz com que os obstáculos tenham que ser contornados com a ajuda do aprendizado do ator. A sua "presença de espírito" como vocês têm aprendido a falar.

No cinema, os imprevistos não aparecem: as cenas são repetidas até que tenham o efeito desejado por quem as conduz.

Assim é a vida que deveis levar adiante, amigos.

As perguntas que ainda fazes, os questionamentos que a cada momento chegam à tua cabeça podem ser fruto de estares acostumado ao cinema. Procures uma formação de ator teatral. Ela te possibilitará inúmeros exercícios e práticas que te deixarão mais preparado para "vencer" os obstáculos.

Aqui, neste momento, aproveito para levar até vocês uma "figura" que até este meu amigo aprendeu a usar: aprende com a água do rio.

Se ainda não fizeste, faça assim que puderes: "observes" o "caminhar" de um rio, de um córrego. Esta observação atenta te levará ao aprendizado de uma "doutrina de vida" bastante interessante.

Olhando aquelas águas ora mansas ora tumultuadas verás que em toda a caminhada haverá momentos de "seguir com calma" e outros momentos em que precisarás de mais velocidade, mais "barulho", mais agitação para que possas seguir adiante.

Mais para frente, um galho, uma pedra, um barranco que desce cria um novo empecilho. Um vale mais profundo provoca um d\redemoinho. A súbita descida provoca quedas d'água. Bonita, volumosa, rala, livre ou "tumultuada"...

Cada uma delas com suas características peculiares. Cada qual como resultante do "espaço" ocupado. Cada um de acordo com o volume de água e de obstáculos.

Assim é a vida de cada um.

Tu podes tornar teu rio caudaloso e ao mesmo tempo tranquilo. Basta que saibas contornar os obstáculos que se encontram no teu "leito de vida".

Faz disto um aprendizado de amor e assim poderás levar adiante a paz que todos almejam.

Procuras encontrar em cada obstáculo a oportunidade de aprender a superar-se.

Segue confiante na tua capacidade de aprender.

Depois, divide com aquele que quer aprender. Mostra a cada um daqueles que chegam ao teu caminho como levar adiante o aprendizado.

Segue e confia. O Pai fica feliz por todos aqueles que tendo aprendido a lição podem levar a outros o aprendizado.

(por João Evangelista, 31/01/2001)


Assim falaram os EspíritosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora