Aprendizado

1 0 0
                                    

A cada momento de nossas vidas, seja no plano material seja no plano espiritual, estamos sendo submetidos a avaliações.

A cada momento de nossa existência estamos sendo colocados em cheque quanto ao nosso aprendizado.

Para que estas avaliações poderão perguntar? Daqui de onde nos encontramos vamos fazendo nossa parte de alerta-los para a existência destas provas de avaliação, por assim dizer.

Estas avaliações fazem parte do acompanhamento que é feito a cada um dos espíritos que encarnam nesta terra de expiação e provas.

Porque avaliar? Por que cada um de vós, ao reencarnar assumiu uma série de compromissos com o Pai para que pudésseis, ao longo da jornada junto à carne, cumpri-los.

Aqui neste planeta, onde estás agora encarnado, tem sido desde muito tempo uma das moradas do Pai.

Aqui, neste planeta o Pai possibilitou que seu filho pudesse estar entre vós para apresentar seus ensinamentos e deixar plantadas aqui as sementes do amor e da humildade.

Quando aqui esteve, Jesus procurou pautar sua caminhada de exemplos, muitos talvez ainda hoje não entendidos, de amor e humildade, de paz, de silêncio, de dedicação ao irmão necessitado, do irmão que caminha com dificuldade na estrada da evolução.

Aqui, nesta terra abençoada pelo Criador, seu filho pode elucidar aqueles que mais próximo Dele estiveram naquela época.

Ainda hoje se faz referência a esta estada como o exemplo a ser seguido. Ainda hoje se brada pelo estudo e prática da Doutrina Espírita e, no entanto ainda nos ressentimos dos ecos esperados. Ainda hoje chegamos a inúmeras Casas Espíritas intuindo médiuns, ditando mensagens como esta agora, falando aos médiuns em trabalho e, no entanto poucos são aqueles que entendendo o significado do chamado abraçam o estudo da Doutrina como forma de buscar, com mais significado a reforma de seu espírito.

E, amigos, não bastam ler os livros chamados espíritas. Não basta deixar de passar os olhos pelos textos transcritos por Kardec nem nas demais obras já editadas por transcrição de diversos médiuns que hoje deixam o anonimato não só pelas suas qualidades, mas também pela extensa obra já publicada.

Queremos mais uma vez trombetear, daqui, a necessidade não só do aprendizado, mas principalmente, pela prática dos ensinamentos que constituem a essência da prática doutrinária.

Casa um de vós sejam "médiuns praticantes" sejam apenas "frequentadores de reuniões espíritas públicas" deveis buscar aprender e praticar e, mais do que isto voltamos a frisar, reformar-se.

É preferível aquele que pouco lê da Doutrina e aproveita a sua essência, reformando sua conduta no dia-a-dia do que aquele que possui uma enorme biblioteca apenas para impressionar aqueles que a ela vislumbram.

Meus irmãos, os tempos estão chegando cada vez mais próximos e intensamente.

Busquem enquanto é tempo, pois isto lhes será cobrado quando chegares diante do Pai no retorno à verdadeira pátria: espiritual.

Esta tem sido nossa "ladainha" para vocês. Estejam atentos para escaparem do "ranger de dentes".

Corra enquanto há tempo.

E que Deus Pai possa perdoar aqueles que ainda não acolheram ao chamado.

(por João Evangelista, 09/03/2001)


Assim falaram os EspíritosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora