Uma Prece ou uma Oração?

1 0 0
                                    

Entendemos que a prece é aquela que todos já "decoraram" suas palavras e a fazem de forma repetitiva e harmônica usando o ar dos pulmões para proferi-la.

Muitos gostam de fazê-la em voz alta e em público geralmente acompanhando alguém que toma a iniciativa de fazê-la. É comum observar-se o coro de pessoas em prece nas reuniões de culto evangélico (aqui com a conotação das pessoas que se reúnem em torno do Evangelho do Cristo e não de uma doutrina específica).

Dentre as mais conhecidas podem-se citar: o Pai Nosso, a Ave Maria, a Prece de Cáritas, o Credo (tanto usado na religião católica durante tantos anos) e outras...

Certamente muitos de vocês já estão familiarizados com suas palavras. Experimente fazer o seguinte exercício: peça para alguém lhe interromper sem que saibas o momento exato. Tente prosseguir do mesmo ponto sem titubear. Certamente poucos de vocês conseguirão êxito neste empreendimento.

Oração já é aquela "conversa" com Deus que parte do coração. Vem lá de dentro da "alma" e fala diretamente com o "céu".

Sempre são proferidas de "improviso", em consonância com as circunstâncias. Nela observa-se o sentimento aflorar a cada palavra e sente-se o vigor ao serem lançadas as palavras quando proferidas em público ou em voz alta nas reuniões evangélicas.

Na maioria das vezes os praticantes das orações preferem fazê-las em silêncio como se estivessem conversando com o seu "próprio Deus": aquele que carrega dentro de si. É o que chamamos de momento de introspecção.

É quando as pessoas, recolhidas a sua própria interiorização busca sua sintonia com as forças chamadas ocultas.

E assim, tem a espiritualidade manifestado sua alegria nestes momentos.
 
(por João Evangelista, 12/11/1998)


Assim falaram os EspíritosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora