Estudo da Doutrina não deve ser obsessivo

1 0 0
                                    

Amiúde podeis pensar porque estudar o espiritismo?

Porque somente algumas religiões sugerem, cobram de seus seguidores o estudo de livros, por vezes de leitura cansativa e por vezes, cheia de formas ou relatos que aparentemente nada têm a ver com a realidade que vivemos hoje em dia, visto que teia livros básicos foram escri­tos há mutos anos, dentro de realidade de vida diferente da encontrada hoje em dia.

Podeis questionar isto.

Deveis questionar não só este aspecto, mas outros que gostaríamos que vocês trouxessem para esta casa.

Mais uma vez queremos trazer a vocês nossas preocupações quanto ao aspecto do aprimora­mento do conhecimento de vocês.

Amigos, vocês devem romper com todas as tentativas de afastar-se da leitura. Se você, por ora, possa achar a leitura cansativa, busque alternativas. A maneira que podereis usar para encontrar ajuda dos espíritos é dirigir-se a uma livraria e, diante da estante de livros espíritas, busque o auxílio do seu "anjo da guarda" para que o intua no tipo de leitura que deveis buscar como alternativa. Podeis buscar, então, alternadamente o conhecimento contido em ambos os livros. Busque encontrar uma hora adequada a dedicar-se ao estudo. Vocês certamente encon­trarão o horário e local adequado. Não se subestimem. Vocês já encontraram locais e horários para conversarem com amigos, ver televisão, caminhar etc Então, certamente encontrarão o momento adequado para o estudo da doutrina.

Não deveis, no entanto, fazer disto uma obsessão. Busquem apenas o necessário para irem acumulando conhecimentos. Lembrai-vos de alguns exemplos que por ora acho conveniente passar para vocês poderes avaliar melhor o caminho a seguir: quem corre cansa. Quem caminha, alcança; preto-velho caminha devagar. E sempre; o importante é chegar ao objetivo, traçando metas menores, para se atingir o objetivo fi­nal; os pássaros alimentam-se em pequenas porções, mas constantemente; o importante é atingir os propósitos esperados.

Amigos, certamente já ouvirdes algumas destas afirmativas. Talvez, quem sabe, nunca as ou­vistes uma destas mas outras, que se assemelham em qualidade e objetividade. Lembrai-vos de que a dedicação e perseverança são necessárias para que possas alcançar tudo quanto de­sejas nesta passagem. Desta forma estareis preparando-te para o momento em que encontra­rás um mundo diferente deste que estás acostumado e onde apenas os valores morais são contados como pérolas de evolução.

Não pensais que as conquistas materiais e a acumulação de bens materiais será de utilidade na vida eterna.

Estais agora, nesta casa, a procura do quê? De apenas um passe dado por um médium que faz evoluções barulhentas? Ou estais apenas aqui para ouvir? O que vindes buscar? Pense que o mais importante pode ser o que não aparece, o que não sentes por ora, o que apenas teu espí­rito dará valor agora. Certamente, em futuro, quando tiverdes condição de avaliar tuas oportu­nidades passageiras possas-te deixar machucado com a falta de sensibilidade no momento ne­cessário.

Agora é a hora de avaliar esta sua postura. Nós, na espiritualidade, estamos preocupados com as manifestações não adequadas de muitos, mas também com a falta de manifestação daque­les que deveriam e poderiam estar fazendo isto agora. Pensem nisto, amigos.

Que a paz de Deus esteja sempre presente em vossos corações e que vossas mãos continuem.

(por João de Deus, 17/09/1992)


Assim falaram os EspíritosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora