O que você já está fazendo para cuidar de si mesmo?

2 0 0
                                    


De uma certa forma temos uma tendência de primeiro reclamar, depois culpar o próximo e até culpar um Deus que nada tem a ver com nossas opções. Sim, o compromisso de viver é nosso. A história que vamos viver é nossa. Os erros e acertos são nossos.

E ficamos "deitados eternamente em berço esplêndido" como diz nosso hino.

Bora procurar alguma coisa para cuidar de nós mesmos? O que podemos fazer? O que não devemos fazer também é alguma coisa a ser feita para este momento. E para sempre!

Então, nada de acordar maldizendo o mundo e o dia. O dia nos foi dado para vivermos nossa história. O dia nos foi dado para podermos construir todo o desenrolar de nossa história.Apenas trazemos os títulos dos capítulos. O texto é para ser escrito por cada um.

Ao levantar, abrir os olhos e tocar seu corpo.Verificar que está vivo! Que terás um dia pela frente, com oportunidades de construir coisas boas, cuidar do corpo e da alma.Sim, ela também precisa de tua atenção. É ela quem te impulsiona para a frente. Sorrir. Olhar pela janela o mundo de fora. Imagine,neste momento, o que poderás fazer de acordo com o mundo que está vendo lá fora. Pode ser uma caminhada? Uma ida à praia? Um exercício para o corpo ou para a alma? Esse é o primeiro momento.Levante-se. Arrume sua cama (eu sei que muita gente, como eu, não gosta de ficar esticando tudo) mas faça. É uma ótima oportunidade de treinar a mudança. Arrumada? Vamos em frente. Hora do banheiro e tudo que teoricamente já está automatizado. Necessidades fisiológicas são nessa hora? Faça-as com calma, deixando o organismo seguir seu ritmo. Ainda é cedo. Ele estava em repouso. Dê uma paradinha em frente ao espelho ali na frente da pia. Olhe fixo nos teus olhos. Converse um pouco contigo. Dê esporro, se necessário por alguma coisa indevida que fizeste. Prometa-se não repeti-la.Mesmo que saiba ser difícil com apenas uma tentativa. Mas tente! É muito importante. Agora, sorria.

Lembre de alguma coisa boa que tenha acontecido.Sim, sempre haverá coisas boas acontecendo na tua vida. Nada é sempre ruim e nem sempre bom. TUDO é impermanente. Tudo muda o tempo todo (como diz aquela música). Prepare-se. Escove os dentes, lave o rosto com um sabonete que te seja agradável ao passar pelo rosto.Tem barba para fazer? Faça-a. E parta para o café da manhã. Leve.Frugal. Apenas necessário. Apenas o que o corpo pede à esta hora.Nada de forçar a barra com um monte de coisas que te dizem para fazer. Somos únicos. Somos uma caixinha de surpresa que nem sempre nós mesmos conseguimos identificar as sensações.

E agora, o que fazer? Quais as atividades que mais gostastes de fazer na vida vivida até agora? Repense a possibilidade de buscá-las no fundo do baú. Se já não as buscaste. Nada? Baú vazio? Impossível. Revire mais o teu nada que vais achar. Sentar-se diante do computador e procurar gente para conversar, vai lá: faça.Vão falar coisas que gostas e que não gostas. Olha outra oportunidade de aprendizado. Aprender a respeitar a opinião dos outros. Não quer discutir o assunto, dê respostas evasivas. Não se comprometa com o que te faz mal. Mude de atividade. Alguma coisa que te faça ficar concentrado no "fazer". Desligar-se do que acontece fora do teu mundo. Um jogo (dizem que o tal do sudoku é bom para a memória), palavras cruzadas (aumenta teu vocabulário). Ih,chegou a hora do almoço...

É você quem o prepara ou simplesmente sentas à mesa e comem o que te oferecem? Se puder, mesmo assim escolhas. Mas não empurre o prato para o lado e diga não quero isso. Encontre uma maneira agradável para não gerar uma nova forma de conflito. Ok,é você quem faz? Legal. Cuide do teu alimento como sendo um remédio divino para teu corpo. Evite comer coisas que venham um dia a te fazer mal. Excessos, nem pensar. Divida tua vontade de comer mais em partes. Não sobrecarregue os órgãos do teu corpo. Máquina que trabalha no seu limite uma hora quebra! Procure sempre comer frutas.Quais as que gosta? Está na temporada? Não tens em casa? Anota para ir à rua comprar (máscaras e álcool). Na volta, seguir o protocolo de higienização recomendado pelas autoridades sanitárias. Alimento preparado, sente-se à mesa para comer. Evite com todas as tuas forças sentar em qualquer outro lugar que não seja a mesa para isto. Coloque uma música que te dê oportunidade de mastigar lentamente. Coma sem pressa pois estás em isolamento social (ou deveria estar). Cuide da louça. Guarde as coisas. Deixe tudo arrumado.

Pegue na estante um livro pra ler. Para distração ou focado num aprendizado desejado. Leia sem rabiscar as páginas.Anote numa folha avulsa que depois podes até deixar dentro do próprio livro (aprendi isso agora que estou passando meus livros para outros). Se a música não atrapalha tua concentração na leitura, deixe baixinho.

Hora do lanche? Uma fruta ou um café com leite?Sucos fazem a fruta perder suas propriedades. Prefira a "in natura". Sente para comê-la, chupar... Dê uma chegada à janela. Olhe o mundo lá fora, de novo. Mudou para melhor ou te desagradou? Algum sentido deve fazer.

Hora de uma atividade manual. Não tens? Descubra uma que vá te ocupar algumas horas por dia. Procure na internet. Ah,já tinhas mas estava jogada num canto qualquer? Ok, vá lá e pegue.Limpe, se for o caso, e recomece.

Passaram as horas e nem percebeste o tempo, não foi? Nada de ficar dedilhando o celular em coisas inúteis.

A hora da janta chegou tarde? Nem percebeste que lá fora estava escurecendo e acendeste a luz automaticamente não foi? Bom, isso, muito bom.

Faça da janta o mesmo que fizeste com o almoço.A mesma rotina mesmo que seja com atores diferentes. É o processo.

Até agora não ligaste a TV nem pegaste no celular, percebeste? Siga assim. É um objetivo a ser alcançado.

Banho e cama! Vá deitar mais cedo para poderes acordar mais cedo. Isto faz bem. Nesta época do ano, o calor começa mais cedo. Isso, durma cheiroso pra você. O banho pouco antes de deitarmos para dormir é relaxante. Ajuda nosso "pegar no sono".

Agradeça a ti mesmo teres tido o dia que tiveste.Agradeça ao teu "deus" interior tudo que te foi permitido fazer. E durma em paz. Sonhe sonhos gostosos e alegres porque amanhã será um novo dia para viver intensamente.

Terapia - Muitas VidasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora