A dúvida

1 0 0
                                    

João veio me perguntar sobre certezas e dúvidas.Queria saber o que eu tinha de certeza e de dúvidas.

Ih, João, eu acho que isso é muito dinâmico.Muda o tempo todo. E tenho percebido que nestes últimos tempos tudo tem mudado muito mais rápido.

Como assim, mais rápido? As certezas não ficam conosco até a morte? O que te faz mudar uma certeza?

A dúvida, disse eu... a dúvida surge como não quer nada, como um pensamento que questiona tua certeza. Pode tomar a forma de uma pessoa, de um filme, de um livro, do vento, do "nada".

Ela te deixa intrigado porque aquela tua certeza foi criada com fundamentos que você aprendeu. Com base no que foste recolhendo pela caminhada ou, até, dos teus próprios cacos. Aí você fica confuso. Fica até achando que perdeu tempo de vida. Mas,na realidade não é isso. As condições vão mudando. Novidades vão surgindo. Novas ideias. E aí você precisa parar e começar a comparar. Olhar com olhar diferente. Aceitar que nada é imutável. O melhor exemplo que posso te dar é de você mesmo...

Como, o que eu fiz?

Calma! Tuas certezas mudaram com teu passar dos anos. Quando eras menino tinhas ideias pertinentes ao teu tempo.Chegaste nu e sem saber nada. Sem dúvidas ou certezas. E, aos poucos, fostes conquistando aprendizados. Uns na porrada como   o tapana bunda para puxares a primeira golfada de ar para encher teus pulmões. Até aquele instante tua verdade era outra. Choraste. E,com isto uma nova verdade: chorar pode mostrar descontentamento,medo, fome e tantas outras coisas. E junto, vieram as dúvidas. Devo usar o choro pra ganhar carinho, fome? Ou para reclamar do frio ou do calor? Antes tinhas apenas a certeza da proteção. Tinhas tudo sem precisar chorar, lutar, pedir ..

E hoje, quais são tuas maiores dúvidas,perguntou-me, João.

Cara, acho que minhas maiores dúvidas são as escolhas que a vida tem me obrigado a fazer. Ainda me assusto muito.Tenho muito medo. A idade aumentou minhas incertezas. Meu tempo já é menor. Não posso mais errar com muita frequência porque posso não ter tempo para corrigir.

Mas pra que corrigir tuas verdades, tuas certezas se o que deveria importar para você é a tua própria vida? Porque dás tanta importância aos pensamentos dos outros? Lembras que no final, é você por você. Não vais ter advogado de defesa nem testemunhas a teu favor...

Pensa nisso, meu amigo. Estás incertezas, estas dúvidas só te deixam doente. Só te fazem cliente fiel de uma farmácia ou de um médico.

Foge da prisão. Vai pra rua sozinho. Ande sozinho e respire sozinho o oxigênio que precisas para viver. Conduza tua própria vida. Esqueças julgamentos e opiniões porque, se seguires outras verdades e der errado, não vão te defender nem te ajudar ate levantares. Será com teu próprio esforço que poderás levantar. Se não conseguires, vais ficar ali e juntar urubus com seus celulares tirando fotos ou gravando vídeos.

Vai se divertir enquanto tens tempo!


Terapia - Muitas VidasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora